skip to Main Content

O fim da era do petróleo está chegando

Por Nafeez AhmedMotherboard

Novo relatório sugere que nos próximos 30 anos, pelo menos 80% da indústria do petróleo será eliminada.

A indústria do petróleo está à beira de um processo de dizimação quase total que começará nos próximos 30 anos e se estenderá pelo próximo século. Essa é a implicação total de uma nova previsão feita por uma equipe de analistas de energia liderada por um ex-consultor de energia do governo dos EUA, vista exclusivamente pela Motherboard.
2020, a previsão sugere, ficará para a história como o ponto sem retorno para a indústria de petróleo global – uma data para a qual olharemos para trás e lembraremos como a produção de petróleo, bem como de outros combustíveis fósseis como gás e carvão, sofreram um declínio lento, mas inexorável e em grande parte irreversível.
Ao longo do caminho, cerca de 80% da indústria como a conhecemos será exterminada.

Claro, a pandemia COVID-19 provavelmente será reconhecida como o principal gatilho para esse declínio. A nova era de regras de distanciamento social oscilante e trabalho remoto esmagou a demanda que já crescia, pelo menos temporariamente.

Mas, na realidade, os contornos gerais desse declínio já estavam em andamento antes mesmo de a pandemia chegar. E as implicações são gritantes: estamos no meio de uma transição energética fundamental que verá a maior parte da indústria de combustíveis fósseis gradualmente eclipsada nas próximas décadas.  

ONU: extração de recursos da Terra triplicou nas últimas décadas - Negocios  - Exclusivo

O fim da linha

Essas conclusões são apresentadas em uma análise a ser publicada em breve feita por um ex-consultor de estratégia do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Rodrigo Villamizar Alvargonzález – anteriormente Ministro da Energia da Colômbia, consultor econômico sênior do Banco Mundial, um conselheiro do Ministério das Relações Exteriores da holanda e especialista em energia do Comitê de Desenvolvimento Econômico do Senado do Estado do Texas e da Comissão de Utilidade Pública do Texas. 

Obtive o rascunho do manuscrito, intitulado Energy and Power Futures, dos autores no início deste ano, quando foi finalizado pela primeira vez em janeiro – pouco antes da pandemia COVID-19 entrar em cena. A previsão de Villamizar situava “o início do declínio do petróleo por volta de 2020” – descrito como um “ponto de inflexão” para a produção mundial de petróleo que, a partir daí “irá diminuir. Em nenhuma previsão está a possibilidade de ultrapassar o recorde histórico de produção de 35,7 bilhões de barris por ano (ou 100 milhões de barris por dia) após 2020”.

 

Extração de petróleo e gás acarreta riscos para a saúde, ar e água |  INDICE.eu - Toda a Saúde

Villamizar é atualmente Chefe de Estratégia para as Américas na Kaiserwetter Energy Asset Management, uma empresa de investimento em energia com sede em Hamburgo, Madrid e Nova York. Sua análise é de coautoria com Randy Willoughby, professor de ciência política da Universidade de San Diego, e Vicente Lopez-Ibor Mayor, anteriormente fundador da maior empresa de energia solar da Europa, Lightsource BP (de propriedade da gigante de petróleo e gás BP) e ex-presidente da Comissão Nacional de Energia da Espanha. O estudo deve ser publicado ainda este ano pela Escola de Governo e Assuntos Internacionais da Durham University.
Após a crise do COVID-19, eles revisaram suas previsões – descobrindo que a pandemia reforçou a tendência que haviam identificado anteriormente. Em seu texto atualizado, eles argumentam que os anos restantes do século 21 serão marcados por um “declínio lento, mas permanente na demanda por muitos recursos proveniente do petróleo.”
A nova previsão está de acordo com as previsões de várias outras agências, incluindo a consultoria norueguesa de energia DNV GL, a consultoria financeira americana McKinsey e até mesmo a gigante do petróleo e gás BP, que da mesma forma constata um declínio implacável na demanda de petróleo até o ano de 2050.
Como funciona a plataforma de petróleo no mar | HPS

Muito óleo?

Na visão de Villamizar, Willoughby e Mayor, esta não é uma crise de falta de petróleo, mas uma crise de demanda (falta consumo). Escrevem: “Talvez tenhamos sido os primeiros a perceber que, mesmo antes do COVID-19, o ano de 2019 seria o último a registrar uma produção diária de petróleo próxima a 100 milhões de barris. De fato, antes do coronavírus pousar na Itália, o tamanho do mercado de petróleo já havia começado sua queda lenta e permanente em direção a um futuro incerto.” 

Extração de petróleo e gás do pré-sal sobe em março - Minaspetro

Nesta análise, a demanda de petróleo atingiu o pico no final de 2019 e no início de 2020. “Achei que havia uma falha em nosso modelo de previsão”, explicou Villamizar. “Mas todas as revisões apontaram para um resultado semelhante.”  

Entre os fatores por trás do declínio anunciado estão uma combinação de “iniciativas de ação contra a mudança climática” exigindo um freio na produção de combustível fóssil; uma mudança em direção da produção de mais carros elétricos e outras formas de transporte; a persistência de preços mais baixos do petróleo minando a lucratividade da indústria do petróleo; e uma diminuição no investimento em nova infraestrutura e tecnologia de petróleo: 

“Nossos resultados mostraram que o consumo de petróleo será reduzido em 31% até 2050 e em 60% até 2100. Isso significa que 2019 foi o nível de produção mais alto já alcançado (100 milhões de barris por dia, mbd).”

Exploração e extração do petróleo. Processo de exploração do petróleo

Villamizar e seus colegas destacam que o petróleo ainda será necessário para muitas indústrias importantes, incluindo a petroquímica e a de plásticos.  

E ainda há vastas reservas de petróleo no solo. Portanto, a indústria não irá simplesmente desaparecer. Mas a maioria dos ativos de petróleo do mundo, na opinião deles, ficará ‘encalhada’ – deixada sozinha porque a demanda global por ele gradualmente se evapora.

O prognóstico geral – que agora estamos entrando na segunda e última metade da era do petróleo – é preocupante: “O petróleo não morrerá tão cedo, mas já está em uma ladeira abaixo.”

Seleção natural

Embora a indústria do petróleo como tal não vá simplesmente entrar em colapso, esses especialistas acreditam que ela agora está entrando em um período prolongado de declínio nas próximas três décadas. O que surge como consequência um tipo muito diferente de indústria. 

Dia Mundial do Petróleo

“Prevemos uma transformação darwiniana de longo prazo no futuro setor de petróleo”, escrevem Villamizar, Willoughby e Mayor. “A nova estrutura de mercado surgindo da velha realidade do petróleo será dominada por uma troika do petróleo composta pelos Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia.”

Prevêem que apenas 20% dos participantes do setor petrolífero atual sobreviverão até o ano de 2050. O mercado de petróleo será “um terço menor do que é hoje”.

Essa queda na demanda significa, é claro, que a produção global de petróleo também diminuirá. De acordo com os autores, a produção diminuirá de 100 milhões de barris por dia (mbd) para 68-69 mbd em meados do século e 40 mbd em 2100.

Óleo & Gás: Novos sistemas tratam água oriunda da extração do petróleo

O mundo verá simultaneamente uma redução dramática nas exportações de 46 mbd para cerca de 25 mbd em 2050 e uma redução no número de países exportadores dos atuais 58 para cerca de 15.

Esses declínios projetados na produção global de petróleo em um terço, e nas exportações globais de petróleo em quase a metade – nos próximos 30 anos – representam um colapso colossal por qualquer padrão.

Petrobrás bate recorde mensal de extração de petróleo e gás | SindiPetro-LP

Perigo climático

Mas é muito cedo para nos alegrarmos com o fato de que a próxima dizimação da indústria do petróleo ocorrerá com rapidez suficiente para que possamos nos salvar das perigosas mudanças climáticas. 

Villamizar, Willoughby e Mayor destacam que “este futuro nível mais baixo de produção de petróleo ainda é muito maior do que o que o Acordo de Paris sobre a mitigação do clima espera produzir para manter a temperatura média mundial somente 2 graus Celsius acima do nível registrado durante a Revolução Industrial.”

Portanto, seria um grande erro sentar e esperar casualmente que a indústria do petróleo morresse lentamente.

E alguns cientistas alertam que, mesmo agora, devido às incertezas na previsão de quão interconectados os ecossistemas complexos na natureza podem se desenvolver, podemos já estar prestes a desencadear um processo de aquecimento global descontrolado que pode culminar em um planeta inabitável.

Esta situação coloca a tarefa de descarbonizar o planeta muito rapidamente a nossa economia na linha de frente das prioridades globais. Isso, de acordo com Villamizar e seus co-autores, exigirá enormes investimentos em “áreas como eletrificação, armazenamento de energia a longo prazo e mais acessível e uma agricultura regenerativa”.

Isso também significa uma mudança na mentalidade dos investidores e, portanto, uma mudança para uma economia mais lenta, mas talvez mais estável – em vez de esperar dinheiro rápido para o próximo trimestre, os investidores devem reconhecer a necessidade de esperar de 10 a 15 anos pelos retornos, argumentam.

Conheça o pré-sal, saiba onde é explorado e quanto petróleo produz

Oferta ou demanda?

Embora a queda da demanda seja agora o grande fator na crise global do petróleo, vários outros estudos apontaram que a indústria do petróleo estava atrasada em um acerto de contas devido aos custos crescentes da produção de petróleo e como isso pode impactar a oferta em relação aos lucros.

No início de fevereiro, relatei um importante estudo do Geological Survey of Finland que avaliou as implicações do fato de que a produção de petróleo convencional começou a estagnar por volta de 2005. Depois desse ponto, o mundo tornou-se cada vez mais dependente de suprimentos de petróleo e gás não convencionais. Desde 2008, o aumento da demanda foi atendido quase inteiramente por fontes mais caras e difíceis de extrair, como óleo de xisto, areias betuminosas e perfuração offshore (no mar).

Embora os preços de mercado tenham permanecido baixos demais para que as empresas de petróleo obtivessem um lucro significativo em relação aos custos crescentes de extração e produção, elas aumentaram bilhões de dólares em dívidas para manter seu negócio: tudo possibilitado por um grande afrouxamento quantitativo pós-2008. Assim, o estudo alertou: 

“A era da energia barata e abundante já passou. A oferta de dinheiro e a dívida cresceram mais rápido do que a economia real. A saturação e paralisia da dívida é agora um risco muito real, exigindo uma redefinição na escala global.”

Forte oscilação da cotação do barril de petróleo acende alerta na indústria  | Porto e Notícias

Em junho, um estudo de cientistas liderado pelo Dr. Roger Bentley, do Petroleum Analysis Centre, na Irlanda, concluiu que a produção global de petróleo convencional havia de fato atingido um “patamar de extração de recursos” a partir de 2005. Embora tenha sido aliviado pelo aumento do óleo de xisto nos EUA (Fracking) mesmo antes da pandemia havia sinais de que o boom do xisto “poderia ter uma vida curta”.

A nova previsão de Villamizar e seus coautores, quando contextualizada com tais estudos, sugere que a indústria do petróleo enfrenta agora uma tempestade perfeita de crises que afetam tanto a oferta quanto a demanda.

A produção tornou-se cada vez menos econômica devido à transição para um petróleo e gás mais caro e difícil de extrair. A economia insustentável cheia de dívidas de recursos não convencionais significa que, por mais vastas que sejam essas reservas, era cada vez mais inviável continuar a extração. Enquanto isso, a demanda global já estava programada para iniciar um declínio lento, mas se intensificou em 2020. Mas a pandemia acelerou esse colapso na demanda e chegamos ao ponto de não retorno.

Se esta análise estiver correta, o fim da era do petróleo está em pleno andamento. A verdadeira questão é: quão rápido podemos fazer a transição para o que virá a seguir?

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top