skip to Main Content

O futuro da moda sustentável

Uma das indústrias que mais traz problemas para o meio ambiente é a da moda, já que para produzir roupas há um enorme gasto de água, como também eliminação de dióxido de carbono e ainda depois com as peças prontas, a indústria ainda ajuda a despejar toneladas de lixo todos os anos. Ou seja, algo precisava ser feito.

Nos últimos anos, constantemente, o mercado de moda está se abrindo para mudanças, se adaptando às novas realidades, principalmente devido às discussões em redes sociais, tanto no quesito de abrir-se para a moda plus size, por exemplo, como para a sustentabilidade. Dessa maneira, hoje é possível encontrar várias empresas com produtos e serviços no mundo da moda mais sustentável.

Dois conceitos são importantes quando se pensa em moda sustentável, slow e fast fashion, os quais são traduzidos para moda devagar e moda rápida, como o nome já diz, eles são contrários, enquanto o fast fashion visa rápida produção e mais consumismo, o slow fashion é o oposto, com produção demorada e menos incentivo a compras.

Existem 5 pontos principais dentro de um modo de vida mais sustentável, os quais podem ser aplicados dentro da indústria da moda também. E abaixo mostramos como a moda sustentável está se adaptando a cada um deles:

Recusar

O primeiro ponto é recusar o consumo exagerado dentro do modelo de fast fashion. Dessa maneira, além de comprar menos de grandes marcas que atuam dessa maneira, é preciso investir em empresas que são slow fashion, produzindo peças que duram mais de uma estação.

Reduzir

Além de recusar, é preciso diminuir a quantidade de roupas, dessa maneira, ao invés de comprar 5 camisetas, compra-se uma. O modelo de guarda-roupa cápsula, no qual com apenas algumas peças se criam vários modelos para utilizar em um mês por exemplo, é uma das soluções para reduzir a necessidade de tantas peças. Além disso, é preciso pensar em várias formas de usar uma mesma peça através da criatividade.

Reusar

Este é o conceito no qual é preciso doar o que não se usa para que outras pessoas possam passar a utilizar. Hoje em dia há uma grande quantidade de brechós e também organizações que vendem peças usadas. Há até mesmo empresas que oferecem aluguel de peças de roupas, sapatos e acessórios.

Reciclar

Há algumas marcas que já fazem toda a sua coleção apenas reciclando roupas já utilizadas de forma a evitar a compra de novos tecidos. Uma das marcas que mais se destaca neste segmento é a americana Reformation, a qual tem todo um modelo mais sustentável, no qual a sua principal preocupação é o meio ambiente.

Compostar

Por fim, a escolha de tecidos biodegradáveis, os quais podem ser compostados e não poluem o meio ambiente quando descartados. O algodão orgânico, os tecidos originários de garrafas pets e até mesmo a juta da Amazônia, são opções mais sustentáveis.

Por fim, é também importante comprar de marcas que estão associadas a projetos sustentáveis, tal como a Timberland. A marca de sapatos tem um projeto com foco em recuperar garrafas PET e também para plantar árvores. Várias grandes empresas estão criando novos modelos de negócio para ajudar o meio ambiente, é só uma questão de ter a informação e mais consciência em cada escolha.

IMagem – Hubbub

Fonte – EcoDebate de 24 de junho de 2019

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top