skip to Main Content

O solo é um recurso renovável?

A conservação dos solos costuma entrar na pauta do debate público quando afeta algo caro para a humanidade: a produção de alimentos. A discussão sobre o aumento erosão em terras férteis preocupa o setor produtivo, mas raramente se consegue deslocar a discussão sobre o uso do solo para o resto da sociedade.

Segundo explica a geógrafa Rosangela Botelho, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a crença de que qualquer degradação pode ser revertida porque o solo é renovável é falsa. Entenda porque na 20º vídeo da série “pense verde”.

Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP), Rosangela Garrido Machado Botelho trabalha na coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE e é professora colaboradora do curso de Pós-Graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Suas áreas de atuação e linhas de pesquisa envolvem estudos sobre: solo-geomorfologia, bacia hidrográfica, unidades de conservação, análise da paisagem, degradação, avaliação e qualidade ambiental.

Fonte – Daniele Bragança (Texto), Márcio Lázaro (Vídeo e Edição), O Eco de 03 de junho de 2018

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top