skip to Main Content

Ong sugere que prefeitura utilize sacolas oxi-biodegradáveis em prédios públicos

by north_shored

Matéria sobre a palestra no dia da água – dia 21 de março de 2007 – na ACIAP em Paranavaí.

Foi realizada pela SUDERHSA – Agência de Bacias, SEDEC – Diretoria de Meio Ambiente, IAP, SANEPAR, CODEP e NRE.

BENEDITO PRAXEDES JUNIOR

Da redação

Representantes da organização não-governamental FUNVERDE, de Maringá, sugeriram ontem ao prefeito de Paranavaí Maurício Yamakawa que elabore um decreto legislativo determinando a utilização de sacolas oxi- biodegradáveis em todos os prédios públicos municipais para acondicionar produtos, mercadorias e lixo. A sugestão foi feita durante uma palestra no auditório da Aciap. Enquanto os sacos plásticos comuns demoram mais de 400 anos para se degradarem, os oxi-biodegradáveis duram 18 meses. As embalagens oxi-biodegradáveis são feitas de material semelhante ao plástico comum, porém com a capacidade de se degradarem por oxidação térmica ou luminosa e ainda por microorganismos. Os resíduos da decomposição da embalagem também devem ser inócuas, para não prejudicar o meio ambiente. A coordenadora regional da Agência de Bacias Hidrográficas, Sony Zerbato Felippe reforçou o pedido ao prefeito e lembrou que no Paraná os supermercados utilizam diariamente 2,5 milhões de sacolas plásticas. Sony sugeriu que Paranavaí saísse na frente no Estado e implantasse o uso das sacolas oxi-biodegradáveis. Sobre a coleta seletiva de lixo, Sony disse ser contrária à utilização de um caminhão para recolher o material reciclável, argumentando que assim as pessoas acabam não fazendo a separação do lixo da forma correta. Yamakawa afirmou que esta é uma das razões que o faz pensar em não reativar o veículo da coleta seletiva. A outra é o pedido dos catadores de produtos recicláveis. O presidente da Funverde, Claudio José Jorge lembra que o projeto em Maringá começou em agosto de 2005 e que vários estabelecimentos já estão utilizando as sacolas oxi- biodegradáveis. Na opinião de Jorge é preciso utilizar a tecnologia para reverter a degradação que o meio ambiente vem sofrendo. O prefeito Maurício Yamakawa lembrou das experiências japonesas de reciclagem e destacou o fato deles determinarem metas a serem alcançadas.Economia – Em pesquisa recente, verificou-se que o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde – a organização recomenda o consumo diário de 40 litros por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média. O sentimento de ter água em abundância dá, à maioria dos brasileiros, uma sensação de que a água doce nunca vai acabar.

Um dos principais vilões do desperdício é a bacia sanitária. Uma residência com quatro pessoas aciona a descarga sanitária em média 16 vezes ao dia. A conta revela uma economia de 11.560 por mês, ou o equivalente à redução de 80% no consumo de água nas descargas sanitárias. Cabe lembrar que a água utilizada para a descarga nos vasos sanitários é a mesma água tratada e potável, proveniente da rede pública de abastecimento, e cuja destinação deveria servir a finalidades mais nobres, para as quais é imprescindível o uso de água tratada e dentro dos padrões internacionalmente estabelecidos.

Ações simples podem ajudá-lo a reduzir o consumo

– Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba e economize até mil litros de água por mês;

– Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo;

– Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês; se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu aparelho por um mais eficiente;

– Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!

– Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

– Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.

– Jamais use água para varrer a calçada. Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.

– Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.

– Esteja atento a vazamentos. Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, num mês, 1.380 litros. Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos. (Jornal Diário do Noroeste – 22/03/2007)

 

This Post Has One Comment

  1. lembro dos tempos da queda do muro de berlim. morava em brasília e tinha um amigão, alto funcuionário da embaixada da alemanha oriental. toda semana me abastecia com jornais de lá.
    uma coisa que me chamou a atençaõ foi a discussão pública e aberta sobre descargas dos sanitários. estavam trocando todas as caixas de descarga do país por um modelo menor e mais eficiente. a coisa estava tão brava que o governo até recomendava só usar a descarga pro cocô, deixando acumular o xixí.
    do jeito que vamos, não vamos demorar muito para chegar à mesma situação.
    e-e_x

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top