skip to Main Content

Palau é o primeiro país a proibir protetor solar tóxico para corais

BBC News

A partir de quarta-feira, o protetor solar que inclui ingredientes comuns, incluindo oxibenzona, não poderão ser usados nem vendido no país.

O presidente de Palau, Tommy Remengesau, disse: “Temos que viver e respeitar o meio ambiente, porque o meio ambiente que nos dá a vida”.

A nação insular se vende como um “paraíso primitivo” para os mergulhadores.

A lagoa nas Ilhas Rock de Palau é um Patrimônio Mundial da UNESCO. O país tem uma população de aproximadamente 20.000 habitantes espalhados por centenas de ilhas.

A proibição anunciada em 2018 – proíbe protetor solar que contenha 10 ingredientes (Oxybenzone (benzophenone-3), Ethyl paraben, Octinoxate (octyl methoxycinnamate), Butyl paraben, Octocrylene, 4-methyl-benzylidene camphor, Benzyl paraben, Triclosan, Methyl paraben, Phenoxyethanol). A lista inclui oxibenzona e octinoxato, que absorvem a luz ultravioleta.

 

A Fundação Internacional para os Recifes de Coral disse que os produtos químicos proibidos são “poluentes ambientais conhecidos – a maioria deles é … incrivelmente tóxica para os estágios juvenis de muitas espécies marinhas”.

Remengesau disse à agência de notícias AFP: “Quando a ciência nos diz que uma prática é prejudicial aos recifes de coral, às populações de peixes ou ao próprio oceano, nosso pessoal toma providencias e os visitantes também.

“Produtos químicos tóxicos de filtro solar foram encontrados nos habitats críticos de Palau e nos tecidos de animais marinhos.

“Não nos importamos de ser a primeira nação a proibir esses produtos químicos e faremos nossa parte para divulgar esta notícia”.

coral

Imagem – GLOBAL PICS – Um mergulhador entre os corais em Palau

O número de cremes solares que contêm substâncias químicas nocivas está diminuindo. Em 2018, especialistas disseram que foi encontrado em cerca de metade dos cremes e loções comercializados.

O estado do Havaí, nos Estados Unidos, anunciou uma proibição semelhante – que entra em vigor em 2021 – as principais marcas foram rápidas em divulgar que seus produtos eram “compatíveis com as recifes”.

Ilhas Rock em Palau

Direitos de imagem – BENJAMIN LOWY / GETTY As Ilhas Rock em Palau

Outros lugares para anunciar proibições incluem as Ilhas Virgens dos EUA – onde a lei entra em vigor em março – e a ilha holandesa do Caribe de Bonaire.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top