skip to Main Content

Parabéns à cidade de Piracicaba – SP

Finalmente um prefeito que teve coragem de peitar o serra e mostrar que se preocupa com o futuro da humanidade.

Parabéns ao prefeito Barjas Negri que sancionou a lei e ao vereador Capitão Gomes, que propôs a lei.

É bom que o serra se prepare, porque o Sebastião Almeida vai dar o troco. Espero que o Sebastião derrube este veto imbecil ainda em novembro, porque se o governador não faz nada para livrar o estado dele do lixo, tem quem esteja preocupado, a exemplo do deputado Sebastião Almeida e de vários vereadores do Estado de São Paulo, que estão propondo leis de obrigatoriedade de uso de sacolas oxi-biodegradáveis e retornáveis para suas cidades.

O serra poderia ter poupado um monte de dinheiro e sancionado a lei estadual, mas já que cometeu a imbecilidade de vetar, muitas cidades do estado estão tomando para si a responsabilidade de resolver o problema das malditas sacolas de plástico convencional.

Isso parece coisa do debiloide do bush, que não apoia iniciativas de conter as emissões de gases de efeito estufa, mas estados e cidades americanas estão resolvendo estado a estado, cidade a cidade.

A parte boa do veto do serra foi a mídia ter acordado para um problema gigantesco, que é a gestão – ou a falta da gestão – dos resíduos sólidos no país.

Quando ele chamou o problema dos plásticos de perfumaria, ele acordou milhões de pessoas, que estavam cegos para esse problema, apesar de que cada dia mais e mais lixões e aterros são construidos, eles estão fora dos olhos dos consumidores e, como diz aquele ditado, o que o olhos não vêem …

Se ele tivesse, como um bom administrador preocupado com o presente e o futuro dos habitantes do seu estado, simplesmente sancionado esta lei de responsabilidade ambiental, a mídia não teria despertado a população para este grande problema e feito pipocar leis de obrigatoriedade de uso do plástico oxi-biodegradável e sacolas retornáveis em todo o país. Parabéns serra, sua estupidez fez bem ao mundo.

Ainda bem que para cada governador panaca, tem deputados e vereadores preocupados.

Para um show de lei, um show de fogos de artifício para comemorar.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6TEZ1PRgay4] 

Gazeta de Piracicaba de 30 de outubro de 2007 

Página Verde – Lei da ‘sacolinha’

Barjas contraria Serra e sanciona lei das sacolas oxi-biodegradáveis

LUCIANA CARNEVALE

Ao contrário do que aconteceu com o deputado estadual Sebastião Almeida (PT), que teve vetado pelo governador José Serra (PSDB) o projeto de lei, de sua autoria, que trata sobre a substituições das chamadas ‘sacolinhas’ plásticas convencionais, em supermercados, armazéns e empórios, por embalagens oxi-biodegradáveis, em Piracicaba a proposta foi sancionada como lei pelo prefeito Barjas Negri (PSDB). Assinado pelo vereador Capitão Gomes (PP), parlamentar aliado à atual administração, o projeto, agora legislação municipal, passa a ser incorporado ao Código de Posturas. Embora já tenha sido assinado pelo chefe do Executivo, a lei não passa a valer nesse momento.

Os estabelecimentos comerciais terão prazo até 1º de dezembro de 2008 para se adequarem aos dispositivos da mudança.

A nova embalagem, denominada de oxi-biodegradável, será diferenciada da sacola tradicional por apresentar degradação inicial por oxidação acelerada por meio de luz e calor. A sacola moderna terá capacidade de ser biodegradada por microorganismos, desde que os resíduos finais não sejam ecotóxicos ou danosos ao meio ambiente.

De acordo com a nova lei, os lojistas que não trocarem as sacolas convencionais pelas ecologicamente corretas a partir de 2 de dezembro do ano que vem, serão alvo de multa cujo valor será definido a partir do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas, que mede a inflação do País anualmente. Quem não se atualizar às modificações, mesmo com a multa, será punido com a cobrança de 100% do valor previsto anteriormente. A aplicação da multa, segundo o Código de Posturas, não desobriga o infrator a cumprir as exigências da lei.

Nos bastidores

 

A sanção do projeto das sacolas oxi-biodegradáveis, por Barjas, deve, curiosamente, repercutir muito na Assembléia Legislativa. Para começar, o deputado Sebastião Almeida deve argumentar ao governador que, como os textos assinados por ele e pelo vereador Capitão Gomes são semelhantes, não haveria motivos para que o veto seja mantido pelo plenário da Casa.

A assessoria do parlamentar ressalta, ainda, que o petista deverá justificar a queda do veto ao explicar que sendo tucano como Barjas, Serra teoricamente teria de pensar e agir seguindo a mesma linha política. Almeida defende que o projeto das sacolas seja mantido intacto pela Assembléia, ou seja, de preferência sem emendas.

Este Post tem 2 Comentários

  1. Gostaria de dizer que meu avÔ o padre Baldoíno Rambo foi o maior naturalista do RS ( a Brasken lançou um livro sobre su vida) e se puderem me manter informado sobre novos mecanismos e tecnologias que evitam desperdícios de recursos naturais eu agradeço. Sou inventor e faço pesquiss sobre análise macroeconômica buscando investimentos em agroecologia no RS e Amazônia.
    Tem sido difícil ter contato com as empresas aqui no Sul, mas não vou desistir.
    Os políticos daqui são “bola fora” com eles sem acesso.
    “Ainda debocham da tua cara”

    Obs: Gostaria de dizer para quem escreve os artigos, anti tudo, que se você for mulher adoraria te dar um beijo na boca.

    Me mantenham informados estou procurando o nome do equipamento que na Inglaterra colocaram nos mecanismo dos vasos sanitários e economizaram 10 milhões de litros de água em Londres por mês…

  2. Caro colega, ao invés de retirar as sacolas do mercado, vamos consientizar a população do processo de recilagem, fazendo com que está sacola branca, seja substituida por sacolas recicladas, ajuda a natureza e ao mesmo tempo, uma população pratica a reciclagem.
    Não havendo desemprego em massa, porque muitos brasileiros trabalham nas empresas de embalagens e outros vendem, e sobrevivem destas sacolas, será justo com tantas crises que estamos passando colocar, milhões de pessoas nas ruas, sem serviço.
    Enquanto podemos, usar sacolas recicladas, em comercio, não deixando estas pessoas desempregadas, ajudando a natureza, com produtos reciclavéis e criando um comércio entre o produto reciclado e seu atravessador, os catadores de embalagens.
    Antes de ir ao radical com uma lei, devemos pensar quantas famílias irão para as ruas, ficando desempregadas e desestruturando uma população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top