skip to Main Content

Paraná é o estado que mais produz orgânicos no Brasil

Paraná é o estado que mais produz orgânicos no BrasilO estado soma 1.966 propriedades, atrás apenas do Rio Grande do Sul. | Foto: iStock by Getty Images

Só nos últimos quatro anos, foram mais de 290 propriedades certificadas, em todas as regiões paranaenses.

O Paraná é o maior produtor de orgânicos do Brasil e o segundo com mais propriedades orgânicas certificadas. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o estado soma 1.966 propriedades, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

Segundo o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Paraná tem uma produção de 130 mil toneladas de alimentos por ano. A principal justificativa para o bom desempenho é o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCO), que orienta e capacita os produtores, audita e certifica a produção de alimentos orgânicos.

O Programa envolve a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio das universidades estaduais; o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é o órgão certificador.

Só nos últimos quatro anos, foram mais de 290 propriedades certificadas, em todas as regiões paranaenses. A iniciativa não favorece apenas o produtor que tem assistência técnica gratuita, mas também a população paranaense com acesso a alimentos mais saudáveis, produzidos sem agrotóxicos, hormônios ou transgênicos, levando em consideração o meio ambiente e a vida dos agricultores e seus familiares.

Em quatro anos de existência, o Programa já recebeu R$ 5,5 milhões em investimentos que, somados aos valores da fase 3 – que começou em 2016 e segue até 2018 -, totalizam R$ 8 milhões por meio do Fundo Paraná. Até o término da fase 3, a meta é certificar cerca de 1.040 produtores, ressaltando que a certificação é válida por um ano, tendo a necessidade de renová-las a cada encerramento.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, destacou a importância do programa para que o Paraná continue entre os estados com o maior número de produtores de orgânicos certificados. “O programa registra excelentes resultados e contribui para a valorização da produção de orgânicos no estado, por isso estamos trabalhando para a continuidade”, afirma.

Capacitação

Os agricultores que pretendem passar da produção convencional para a orgânica são orientados por técnicos e estudantes das sete universidades estaduais paranaenses, que fazem acompanhamento técnico e a capacitação dos produtores. Para que receba a certificação, a propriedade deve atender a uma série de normas, que inclui a troca de agrotóxicos e insumos químicos por técnicas agroecológicas, preservação dos ecossistemas, promoção do uso saudável do solo e da água e adotar critérios de comércio justo.

Na medida em que os profissionais estão interagindo com o produtor, o conhecimento tem chegado a ele e a sua família, e isso tem aumentado o nível de segurança do agricultor em mudar o modelo convencional pelo orgânico, mostrando que dá para ter produtividade, qualidade e mercado.

Fontes – Governo do Paraná, CicloVivo de 18 de outubro de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top