skip to Main Content

Passar o feriado nas Ilhas Baleares logo será sem plásticos de uso único

Por Laura Sanders

As Ilhas Baleares são compostas por quatro grandes ilhas (MaiorcaMinorcaIbiza e Formenteira)

Nova lei nas Baleares tem como objetivo a redução da poluição por plástico proveniente do turismo e dos hotéis da região.

O turismo é a principal fonte de resíduos do arquipélago, localizado ao largo da costa oriental de Espanha. 

É uma das maiores fontes de poluição por plástico em geral no mar Mediterrâneo.

É inteiramente cercado por 23 países com seus rios e riachos eventualmente drenando em suas águas.
Isso torna o Mediterrâneo particularmente vulnerável à poluição do plástico e atualmente detém entre 5 e 10 por cento da massa plástica global .
New law bans several single-use plastic items in hospitality in the Balearics
Nova lei proíbe vários itens de plástico de uso único na hospitalidade nas Baleares Copyright Brian Yurasits / Unsplash
Para resolver o problema dos resíduos plásticos, uma nova iniciativa ‘Baleares Livres dos Plásticos’ voltada para o setor de turismo foi desenvolvida por IbizaPreservation e Save the Med .
O programa ajuda os estabelecimentos turísticos a encontrar alternativas ao plástico descartável e estará em vigor a partir de março.

Este projeto, cofinanciado pela associação Beyond Plastic Med (BeMed), coincide com a nova Lei de Resíduos Baleares que entrou em vigor em 1 de janeiro.

Getty via Canva

O Mediterrâneo é o oceano mais poluído do mundo. Getty via Canva

A lei forçará as empresas nas Ilhas de Baleares a mudar sua maneira de trabalhar depois que os seguintes plásticos de uso único foram proibidos:

sacos de plástico leves, pratos de plástico (bandejas descartáveis ​​revestidas, pratos, talheres, copos), canudos, lâminas de barbear descartáveis, isqueiros descartáveis, cotonetes, palitos de sorvete, toalhetes descartáveis, cápsulas descartáveis ​​para café, toner e cartuchos descartáveis para impressoras.

A coleção de ilhas de Baleares, popular entre os turistas que buscam o sol, espera se tornar um destino mais limpo e verde para os visitantes e as pessoas que vivem lá.

O objetivo é reduzir o desperdício em 20% até 2030 .

O nascimento da Baleares Livre dos Plásticos.

A Plastic Free Balearics nasceu de duas iniciativas existentes que até agora tiveram sucesso nas ilhas.

Plastic Free Ibiza e Formentera, um movimento promovido pela IbizaPreservation, lançou seu próprio processo de certificação em 2019.

Estrelas são concedidas a empresas do setor de turismo e hotelaria que estão tomando medidas para reduzir os plásticos de uso único.

A Save the Med desenvolveu “Balears Sense Plàstic” em Maiorca. 

Ela projetou uma ferramenta que mede o uso do plástico, oferecendo comparações e melhorias para ajudar seus membros a se tornarem ecologicamente corretos.

“Essas iniciativas nos permitiram identificar produtos que estão sendo usados ​​desnecessariamente e que podem ser substituídos por produtos reutilizáveis, reduzindo assim os problemas existentes nesta área”, afirma Bradley Robertson, Presidente da Save the Med.

Entre as duas iniciativas, mais de 150 empresas de toda a região já foram avaliadas. 

Agora, os dois se combinarão para formar as Baleares Livres de Plásticos.

“Juntando forças, com todo o conhecimento e experiência que acumulamos, esperamos alcançar uma certificação mais robusta”, acrescenta Robertson.

“Nossas duas organizações já estão se antecipando à Lei de Resíduos Baleares, focando na necessidade de evoluir do modelo de uso de itens descartáveis ​​de uso único para um mais responsável e ecologicamente correto”, afirma Sandra Benbeniste, diretora da IbizaPreservation.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top