skip to Main Content

Pesquisa avalia como as mudanças climáticas podem afetar a produção de culturas nos Andes rurais

Um dos campos experimentais de milho. Foto: Saul TitoUm dos campos experimentais de milho. Foto: Saul Tito

Kenneth Feeley, Smathers Chair of Tropical Tree Biology in the University of Miami’s Department of Biology, é um especialista em estudar os efeitos da mudança climática nas florestas tropicais. Das montanhas do Peru às terras baixas da Amazônia, Feeley examina as ramificações das mudanças climáticas nas árvores e outras espécies que compõem as florestas diversas dessas regiões. No entanto, recentemente, Feeley mudou a marcha do estudo de florestas tropicais para examinar os impactos das mudanças climáticas nas comunidades agrícolas rurais no Peru.

Como co-autor de um estudo [Global Climate Change Increases Risk of Crop Yield Losses and Food Insecurity in the Tropical Andes] publicado na Global Change Biology, Feeley, juntamente com o biólogo, Richard Tito, um indígena quechua nativo da região e o primeiro autor do estudo, descobriram que tempos difíceis estão à frente para os agricultores rurais que cultivam culturas tradicionais dos Andes – milho e batatas.

“A pesquisa foi executada em uma parte muito remota do Peru”, disse Feeley. “Estávamos tentando ver como as práticas agrícolas tradicionais das pessoas nas altas montanhas dos Andes serão afetadas pela mudança climática, então realizamos um conjunto de experiências para simular diferentes cenários sob o aquecimento global”.

No primeiro experimento, os pesquisadores simularam o que acontecerá se os agricultores continuarem cultivando as mesmas áreas em meio ao aumento das temperaturas. Para fazer isso, eles cultivaram mais milho na montanha, onde as temperaturas são ligeiramente superiores. “Nós carregamos no solo de onde o milho é normalmente cultivado porque o solo no topo da montanha é diferente em textura e nutrientes do que o solo em altitudes mais baixas”, disse Feeley.

A simulação revelou que, com apenas um pequeno aumento de temperatura de 1,3 graus para 2,6 graus, quase todas as plantas de milho foram mortas por aves invasoras e pragas de insetos. Nas plantações de batata foi ainda pior. Quando as batatas foram cultivadas em altitudes mais baixas (mas em seu solo normal), a maioria das plantas morreu e as batatas que sobreviveram eram de tão baixa qualidade que não tinham valor de mercado.

Em um segundo conjunto de experiências, os pesquisadores simularam o que acontecerá se os agricultores tentarem contrariar o aumento das temperaturas, movendo suas fazendas de milho para altitudes mais elevadas. (As culturas de batata já são cultivadas ao longo dos picos das montanhas, de modo que mover as fazendas mais altas não é uma opção). Para realizar esta simulação, os pesquisadores cultivaram milho sob temperaturas normais, mas em solos levados a partir de elevações mais elevadas. Quando cresceu em uma elevação mais alta, as plantas de milho sobreviveram, mas a qualidade e a quantidade da colheita foram bastante reduzidas.

“Encontramos grandes diminuições no rendimento, qualidade e valor de mercado do milho e das batatas plantadas sob essas condições simuladas no futuro”, disse Feeley. “Notavelmente, grande parte do declínio foi devido ao aumento do dano por pragas, algo que muitas vezes não é levado em consideração em estudos de estufa ou laboratório. Dada a extrema importância dessas culturas básicas para as comunidades andinas, nossas descobertas podem ter enormes e assustadoras implicações.”

O estudo mediu as culturas durante uma estação de crescimento dentro da remota área do Huamburque da Bacia da Amazônia, onde as elevações variam entre 3.000 e 4.000 metros. Infelizmente, Feeley disse que os agricultores desta área rural do Peru não têm meios para comprar variedades de milho ou batata geneticamente modificadas, além de pesticidas para remover as pragas ou fertilizantes comerciais.

“Pequenas comunidades em áreas rurais não têm tecnologia ou acesso ao mercado para se adaptar rapidamente às mudanças climáticas”, disse Feeley. “Alguns agricultores podem mudar sua cultura para uma variedade que seja tolerante a altas temperaturas, mas muitas delas não possuem recursos para salvar suas culturas usando bombas de irrigação ou fertilizantes. Esses agricultores estão em perigo, assim como milhões de pessoas que dependem desses culturas nos Andes da Colômbia, Equador e Bolívia “.

Referência

Tito R, Vasconcelos HL, Feeley KJ. Global climate change increases risk of crop yield losses and food insecurity in the tropical Andes. Glob Change Biol. 2017;00:1–11. https://doi.org/10.1111/gcb.13959

Fontes – University of Miami / tradução e edição Henrique Cortez, EcoDebate de 24 de janeiro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top