skip to Main Content

Pesquisa nos EUA encontra glifosato no ar e na água de chuva

Bebemos veneno, comemos veneno, respiramos veneno… Vamos mudar esta realidade através de nossas escolhas na hora de comprar. Escolha sempre produtos orgânicos.

Um novo artigo científico publicado na revista Enviromental Toxicology and Chemistry relata a detecção do herbicida glifosato, bem como do metabólito AMPA, um derivado tóxico da degradação do glifosato no meio ambiente, em mais de 75% de amostras de ar e de água de chuva no estado do Mississipi, nos EUA.

O estudo foi realizado por pesquisadores do US Geological Service, órgão de pesquisa do governo dos EUA, e compara amostras de ar e de chuva coletadas semanalmente durante as épocas de cultivo em 1995 e 2007, na região agrícola do delta do Mississipi.

Trinta e sete compostos químicos foram detectados nas amostras de ar ou chuva em 2007, 20 das quais estavam presentes tanto no ar como na chuva. O glifosato não havia sido analisado em 1995, mas foi o agrotóxico predominante em 2007, tendo sido detectado em 86% das amostras de ar e em 77% das amostras de chuva.

Segundo o relatório, foram aplicados 2 milhões de kg de glifosato no estado do Mississipi em 2007, ou 55% do total de herbicidas naquele ano, o que é condizente com o resultado que mostra a prevalência do herbicida nas amostras de ar e água. E, embora o glifosato não tenha sido analisado em 1995, dados sobre o uso do produto apontam que ele representava apenas 3% do total de herbicidas aplicados no estado.

Se estiver correta, essa estimativa revela um aumento de 18 vezes nas concentrações de glifosato no ar e na água de chuva em apenas 12 anos – o que é devido à expansão das lavouras transgênicas de soja e milho tolerantes ao veneno.

Os pesquisadores observam que “o padrão de concentração no ar para o glifosato em 2007 foi similar àquele de outros herbicidas comumente detectados tanto em 1995 como em 2007, em que as concentrações mais altas ocorreram em abril e maio. Entretanto, havia concentrações detectáveis de glifosato ao longo de toda a estação de cultivo, o que é condizente com a forma como o glifosato é utilizado em lavouras transgênicas, incluindo aplicações de pós-emergência ao longo de todo o ciclo produtivo.”

Estudo similar já havia sido realizado no Brasil, no município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, vitrine do agronegócio e da produção de soja. Em 2006 essa cidade foi banhada por uma chuva de herbicida paraquate, classificado pela Anvisa como “Extremamente Tóxico” para a saúde (Classe I). O produto foi despejado por um avião agrícola que se apressava por terminar o serviço antes da chuva, e atingiu casas, jardins, hortas, escolas e canteiros públicos. Embora eventos desse tipo sejam recorrentes, o episódio de Lucas do Rio Verde ganhou repercussão na mídia e motivou um conjunto de ações sobre o tema na região.

Nesse contexto, teve início o projeto de pesquisa “Impacto dos Agrotóxicos na Saúde do Ambiente na Região Centro-Oeste”, coordenada pelo médico e doutor em toxicologia Wanderlei Pignati, Professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e realizada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás entre 2007 e 2010.

Nessa pesquisa também foram encontrados resíduos de agrotóxicos em amostras de ar e água de chuva: 11% das amostras de ar e mais de 40% das amostras de água da chuva coletadas no pátio de 4 escolas públicas do município de Lucas do Rio Verde continham venenos. Também foram encontrados agrotóxicos na água de poços artesianos e, ainda mais grave: no sangue, na urina e no leite materno de habitantes do município (no caso do leite, foram encontrados resíduos de ao menos um tipo de veneno em 100% das amostras de leite das 62 mulheres que participaram da pesquisa, entre a 3ª. e a 8ª. semana após o parto).

Esses estudos evidenciam a gravidade das consequências sobre a saúde pública, sobretudo nas regiões do agronegócio, advindas do modelo convencional de agricultura, baseado em grandes monoculturas intensivas no uso de venenos. Também revelam como estamos sujeitos aos riscos da exposição aos agrotóxicos através do ar que respiramos e da água que bebemos.

PS do Viomundo – O glifosato é um agrotóxico bastante usado no Brasil, que a Monsanto patenteou com o nome de Roundup.

Fonte – AS-PTA / Viomundo de 02 de março de 2014

***

You Won’t Believe What Is Found In 75% Of Air & Rain Samples

A new U.S. Geological Survey has concluded that pesticides can be found in, well, just about anything.

Roundup herbicide, Monsanto’s flagship weed killer, was present in 75 percent of air and rainfall test samples, according to the study, which focused on Mississippi’s highly fertile Delta agricultural region. GreenMedInfo reports new research, soon to be published by Environmental Toxicology and Chemistry journal, discovered the traces over a 12-year span from 1995-2007.

In recent years, Roundup was found to be even more toxic than it was when first approved for agricultural use, though that discovery has not led to any changes in regulation of the pesticide. Moreover, Roundup’s overuse has enabled weeds and insects to build an immunity to its harsh toxins.

To deal with the immunity issue, Monsanto’s solution has been to spray more and stronger pesticides to eliminate the problem. The health effects of Roundup are also hard to ignore as research has linked exposure to the pesticide to Parkinson’s disease and various cancers For instance, children in Argentina, where Roundup is used in high concentrations, struggle with health problems, with 80 percent showing signs of the toxins in their bloodstreams.

However, Roundup isn’t the only widespread threat to public health. The U.S. Geological Survey, along with others, have identified additional pesticides in the air and water that become more toxic as they mix and come in contact with people. Spraying Roundup may have short-term economic benefits for Monsanto, but the potential long-term risks could present significant challenges to people in affected regions of the country.

Fonte – HigherPerspective.com de maio de 2014

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top