skip to Main Content

Pesticida usado para matar ácaros em colmeias pode estar matando as abelhas

Pesticida usado para matar ácaros em colmeias pode estar matando as abelhas

Os pesticidas são, normalmente, usados pelos apicultores com o intuito de livrar as colmeias de parasitas nocivos. Foto: iStock by Getty

Os pesquisadores querem continuar a investigar a influência dos pesticidas com mais profundidade

Pesticidas usados por apicultoras para melhorar a saúde das abelhas podem estar fazendo justamente o inverso disso. Essa é uma das conclusões de um estudo liderado pelo professor Mark Williams, da Universidade Virginia Tech, nos EUA, e recentemente publicado na revista “Frontiers in Microbiology”.

O que os cientistas identificaram, é que os químicos estão danificando as bactérias presentes nos intestinos das abelhas, o que pode ser muito perigoso para o desenvolvimento das comunidades. Segundo o estudo, a alteração pode afetar a capacidade de metabolização dos açúcares e peptídeos, processos vitais para a saúde das abelhas.

Os pesticidas são, normalmente, usados pelos apicultores com o intuito de livrar as colmeias de parasitas nocivos. “Embora útil para livrar as colmeias de parasitas e agentes patogênicos, os produtos químicos presentes nos pesticidas aplicados podem ser prejudiciais às abelhas”, disse Mark Williams, em informático oficial.

Para a realização da pesquisa, a equipe extraiu dados de abelhas que viviam em colmeias tratadas com pesticidas, sendo três tipos diferentes, e comparou com abelhas criadas de forma orgânica. Foi nesta comparação que os cientistas identificaram a discrepância no intestino das abelhas afetadas pelo pesticida.

Apesar de já ter identificado este problema e isso ser considerado muito grave para a saúde das abelhas, os pesquisadores ainda querem investigar a influência dos pesticidas com mais profundidade.

Fonte – CicloVivo de 11 de agosto de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top