skip to Main Content

Piaui – projeto do deputado Antônio Félix torna obrigatório o uso de sacolas biodegradáveis em supermercados

ming mong

Cidade Verde de 23 de abril de 2008

Projeto do deputado Antônio Félix torna obrigatório o uso de sacolas biodegradáveis em supermercados.

O projeto do deputado Antonio Félix (PPS)  torna obrigatório o uso de sacolas plásticas biodegradáveis nos supermercados e estabelecimentos comerciais do Piauí com objetivo de reduzir a poluição nas cidades e inundações dos rios, está em tramitação na Assembléia Legislativa. Na Comissão de Constituição e Justiça a deputada Lílian Martins (PSB) foi indicada relatora da matéria.

A finalidade é tornar obrigatória a utilização de vasilhames degradáveis, no acondicionamento de produtos e mercadorias, hoje feito em sacolas plásticas. Os novos produtos evitariam a  agressão ao meio ambiente. Depois da aprovação da matéria as empresas terão um prazo de um ano para substituir as sacolas plásticas pelo novo modelo com informações necessárias ao consumidor.

O descumprimento da nova lei, se aprovada e promulgada, implica em advertência, multa, suspensão temporária da atividade ou cassação da licença do estabelecimento comercial. As atuais sacolas plásticas além de causar prejuízo ao meio ambiente levam até 450 anos para se deteriorar conforme estudos e pesquisas científicas já existentes. No mundo é consumido um milhão de sacolas plásticas, por minuto. Isso representa 1,5 bilhões por dia e mais de 500 bilhões anualmente.

É o produto que mais causa poluição e entope rios, provocando inundações. No Brasil os supermercados utilizam um bilhão de sacos plásticos por mês, ou 33 milhões de unidades diariamente e 12 bilhões todo ano. Calcula-se que 80% dos sacos plásticos são usados pelo brasileiro apenas uma vez.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de um milhão de toneladas desse produto viram lixo nos aterros sanitários e são encontrados nas praias. Onde não existe coleta seletiva o saco plástico agride ao meio ambiente. O Brasil produz 210 mil toneladas de plástico filme, e isso representa 10% do lixo do País.

Este acúmulo Causa prejuízo e obstrução de galerias, provoca enchentes em áreas urbanas  e desabriga famílias, causando doenças as famílias de baixa renda

This Post Has One Comment

  1. Parabens deputado pelo o excelentes projetos, se todos deputados criacem um projetos rumo a ecologia nos iriam ter um meio ambiente bem melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top