skip to Main Content

Pirassununga, SP – Lei que proíbe sacolas comuns em supermercados já está em vigor

Já está em vigor a lei que proíbe o uso de sacolinhas plásticas comuns nos supermercados de Pirassununga, região Central do Estado de São Paulo. Com o objetivo de ajudar o meio ambiente, agora só as sacolinhas oxibiodegradáveis podem ser usadas.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos José Augusto Agnelli, são consumidas 15 bilhões de sacolas convencionais por ano. “Elas não são adequadamente coletadas, o que dificulta a reciclagem. Outro problema é que são plásticos de decomposição acima de 200 anos”, destacou.

A lei que permitiu as sacolas oxibiodegradáveis não representou aumento de custo para um supermercado da cidade. “A qualidade é a mesma. A sacola continua com a mesma resistência”, disse o subgerente do estabelecimento André Henrique.

A empresa também incentiva o uso de sacolas retornáveis.

Outros exemplos

Em Descalvado, as sacolinhas foram abolidas dos supermercados no ano passado, sendo substituídas pelas retornáveis.

Depois dos supermercados será a vez do comércio geral abolir a sacola plástica. Até o dia 30 de junho as lojas podem usar o que tiverem no estoque, mas, segundo a associação comercial, todos os estabelecimentos estão cumprindo a determinação, e estão usando sacolas de papel ou retornáveis.

Caconde também tem uma lei similar.

Fonte – EPTV de 25 de abril de 2011

Parabéns a Pirassununga, Descalvado e Caconde, por entrarem na lista de cidades que se livraram do plástico eterno, que por 500 anos fica poluindo o planeta e representa um problema para os humanos do futuro limparem.

Sacolas oxibiodegradáveis são sacolas que em aproximadamente 18 meses se biodegradam, voltando ao planeta em forma de água, biomassa e pequena quantidade de CO2.

No Brasil, são consumidas e jogadas no planeta mais de 30 bilhões de sacolas plásticas de uso único anualmente, um número que os fabricantes preferem maquiar para que o consumidor não saibam o tamanho da poluição gerada por estas sacolas, que representam 10% de todo o lixo gerado diariamente.

Em descalvado a mudança ocorreu através do Promotor do Meio Ambiente. É o primeiro setor fazendo sua parte para limpar o planeta.

Mas lembre-se se sempre de levar sua sacola retornável quando for às compras ou deixar na bolsa, no carro, na mochila, para as compras de impulso. Sacolas retornáveis são a melhor opção para carregar compras. Pense nos humanos do futuro, deixe o planeta limpo para quando eles nascerem.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top