skip to Main Content

Por que a demanda por plásticos não salvará o setor de petróleo

Mas a demanda por plásticos provavelmente atingirá o seu pico quando o mundo começar a fazer a transição de um sistema linear de plástico para um circular e os governos estiverem trabalhando para atingir as metas climáticas. A implicação é o pico da demanda de petróleo e centenas de bilhões de dólares em despesas de capital das petroquímicas encalhadas.

As previsões da BP e da IEA veem os produtos petroquímicos como o maior impulsionador da demanda esperada de petróleo, representando 95% e 45%, respectivamente.

Os plásticos são particularmente vulneráveis

Os plásticos impõem uma enorme externalidade não tributada à sociedade, que este relatório estima em cerca de US$ 1.000 por tonelada (US$ 350 bilhões por ano) de dióxido de carbono, custos de saúde, custos de coleta e poluição do oceano.

Faixa de externalidades de plástico por tonelada ($) 

 

Fonte: EPA, CREA, OMS, UNEP, estimativas de CT, Breaking the Plastic Wave

Existem soluções de tecnologia

Existem três soluções principais – reduzir a demanda por meio de um melhor design e regulamentação; substitua por outros produtos, como papel; e aumentar massivamente a reciclagem.

Porque agora?

Os formuladores de políticas na Europa e na China estão implementando regimes regulatórios muito mais rígidos usando as cinco ferramentas principais de tributação, regras de design, proibições, metas e infraestrutura.

Além disso, o choque da COVID provavelmente reduzirá a demanda por plástico em cerca de 4% este ano e dará aos legisladores mais espaço para agir.

Ativos petroquímicos perdidos

Há um grande contraste entre os planos da indústria petroquímica e a ameaça de um crescimento muito menor.

A indústria petroquímica já enfrenta um grande excesso de capacidade, mas planeja gastar mais US $ 400 bilhões em 80 milhões de toneladas de nova capacidade. A menos que seja interrompido, isso resultará em preços baixos contínuos e ativos perdidos.

Plásticos: principais estatísticas

 

 

veja também O futuro não está nos plásticos

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top