skip to Main Content

Por que água em garrafa de vidro é mais gostosa?

Depois de escrever sobre a coca-cola fiquei pensando na água com gás. Sim, eu posso jurar que as melhores águas com gás são as que vêm em garrafa de vidro. Procurei na web algo que também confirmasse minha tese, mas não achei nenhum registro. Decidi, então, ir direto à fonte (desculpem, o trocadilho foi inevitável). Liguei para a Águas Prata, me identifiquei como jornalista (que sou) e fui atendida pelo senhor Moacir Alves, gerente de operações da empresa. Alves tirou todas as minhas dúvidas:

Porque as empresas vendem água em garrafa de vidro e de plástico?

Alves – Porque o plástico é mais barato e tem índice de perda menor. O vidro é mais ecológico e por conta disso, nos próximos anos, a procura por esse tipo de material deve aumentar.

Baseado em que o senhor afirma isso?

Alves – Estamos sentindo uma maior conscientização do consumidor. Hoje comercializamos 30% da produção em embalagem retornável e 70% em embalagem descartável.

A água que vem na garrafinha plástica é diferente da que vem na de vidro?

Alves – O líquido é o mesmo. O que acontece é que o PET tem a parede porosa e por isso é mais suscetível à alteração de sabor.

Ah então é por isso? Quer dizer que por meio desses poros no plástico há uma espécie de contaminação do sabor?

Alves – Sim, e além disso, a água vai perdendo o gás num ritmo maior quando está em garrafa de plástico.

Fonte – O Tao do Consumo

Imagem – Mark in Nashville

Sempre que vamos a algum restaurante fazemos campanha para que somente usem água em garrafa de vidro, assim como pedimos cerveja em garrafa retornável, jamais em long neck que não é retornável.

São pequenos atos que educam e mudam o mundo. Claro que temos sempre que chamar o gerente e mesmo este não entende a importância da embalagem retornável, reclama que tem que ter local para armazenagem, sempre usam estas desculpas idiotas de gente preguiçosa e nada preocupada com a saúde do planeta.

Mas, depois de muita conversa, normalmente conseguimos convencer o restaurante a ter ao menos a opção do retornável, mesmo que não convençamos a banir as garrafas de plástico ou long neck.

O trabalho é árduo, chato, toma tempo e paciência, mas alguém tem que fazê-lo e como não acreditamos que outros farão o trabalho se não o fizermos, sobra para nós, sempre.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top