skip to Main Content

Porto Alegre – DMLU lança projeto de reciclagem de óleo de cozinha

by lareiro  

Para quem escreveu mensagens perguntando sobre a disposição correta do óleo de cozinha em Porto Alegre,  aí vai uma ótima notícia, a prefeitura da cidade está de parabéns.

Agora é só fazer nossa parte, deixar uma garrafa de coca cola vazia – olha a propaganda – para ir colocando o óleo.

E lá vem minha paranóia novamente, mas por favor, não deixe em local que crianças tenham acesso, para evitar acidentes, porque criança vê o recipiente e acha que é para tomar, nem sente o gosto, até depois da desgraça ter ocorrido.

Prevenção, sempre.

EcoAgência, 11 de junho de 2007

São 24 locais de coleta do produto, que será transformado em resina de tintas, sabão e biodiesel, por exemplo.

Porto Alegre, RS – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) lançou hoje (11/06) o Projeto de Reciclagem de Óleo de Fritura. Foi assinado um convênio entre o órgão e três empresas que darão um destino ambientalmente correto aos óleos. O projeto integra o Programa Pró-Dilúvio, que concentra diversas ações de saneamento e educação ambiental visando preservar esse arroio que corta a cidade e deságua no Lago Guaíba.

Pelo convênio, a população poderá entregar o óleo de fritura usado acondicionado em uma garrafa plástica ou recipiente de vidro em um dos 24 postos do Departamento distribuídos em todas as regiões da cidade. As empresas Celgon Agroindustrial Ltda., Faros – Indústria de Farinha e Ossos Ltda. e Oleoplan SA. recolherão os óleos dos postos e os encaminharão  para reciclagem.

Destinos dos óleos

Dentre as diversas possibilidades de reciclagem do óleo de fritura destacam-se a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel, entre outras finalidades.

Para o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, o projeto representa a solução para uma dúvida que muitos têm, ou seja, onde colocar o óleo de fritura usado. “Sem saber o que fazer, algumas pessoas jogam esse óleo nos ralos, pias e vasos sanitários, o que provoca o entupimento das redes de esgotos”, exemplifica Moncks.
   
Locais dos postos de recolhimento:

SEÇÃO / CAPATAZIA – ENDEREÇO

CENTRO GASÔMETRO – Av Mauá, 158
REPÚBLICA – Rua da República, 711
CONCEIÇÃO – Rua Alberto Bins, sob a Elevada da Conceição
NORTE CANCIO GOMES – Travessa Carmem, 111
PEREIRA FRANCO – Rua Pereira Franco, 135
HUMAITÁ – Rua José Aluisio Filho, 780
IAPI – Av. Assis Brasil, 1715
SILVA SÓ – Av. Silva Só, sob a elevada Tiradentes
NORDESTE NORDESTE – Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 815
PORTO SECO – Av. Plínio Kroeff, 752
CAR NORTE – Av. Bernardino S. Amorim esq. Pastoriza
SUDESTE VISCONDE – Rua Visconde do Herval, 945
TENENTE ALPOIM – Rua José L. R. Sobral, 958
FREITAS E CASTRO – Rua Prof Freitas de Castro n.º 95
LESTE LOMBA DO PINHEIRO – Estr. Afonso L. Mariante, 4401
FÁTIMA – Rua Alfredo Ferreira Rodrigues, 975
SUL CAVALHADA – Av. Otto Niemeyer, 3206
IPANEMA – Av. Guaíba, 2027
CRUZEIRO NITEROI -Rua Niteroi, 19
CRUZEIRO – Av. Tronco, 528
EXTREMO SUL RESTINGA – Rua Rubens Torelli, 50
ORLA BELÉM NOVO – Rua Desembargador Melo Guimarães

Este Post tem 77 Comentários

  1. Oi, sou professora de educação ambiental em Sapucaia do Sul e estamos muito preocupados com o destino do óleo de cozinha, porém desconheço a existência da coleta em nosso município. Gostaria de saber se vocês recebem o material de outras localidades.
    Desde já agradeço.

  2. SOU PROFESSORA PRÉ-ESCOLAR E GOSTARIA DE TRABALHAR EM SALA DE AULA OS CONCEITOS NECESSÁRIOS SOBRE OS CUIDADOS COM O NOSSO LIXO E A PRESERVAÇÃO HAMBIENTAL. GOSTARIA DE SABER SE POSSUEM LIVRINHOS COM ATIVIDAES EDUCATIVAS PARA AS CRIANÇAS TRABALHAREM.
    AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO
    ATENCIOSAMENTE

    PROFª VIVIANE ABRANTES

  3. olá. gostaria de saber se tivesse um recolhimento de oleo usado na minha cidade(interior) onde entregar? e ainda é pago algum valor pelo oleo entregue a empresa que dará destino ao óleo??

  4. Olá,
    Estou buscando mais informações quanto à venda e compra de óleo de cozinha, pois estou estudando o assunto para fim de montar uma empresa de coleta do produto na minha cidade (BH).
    Gostaria de receber informações quanto ao preço de compra do óleo de cozinha usado, compradores, enfim, tudo o que puderem me passar de informação, e desde já, agradeço!
    Gostaria ainda de saber de alguma enmpresa ou usina que compre o óleo aqui em MG/BH.
    Estou comprando óleo de cozinha usado aqui na RMBH. Qualquer quantidade. Entrem em contato.

    Gê Magella

    1. Não tenho nenhum vínculo com empresas de coletagem. Também tenho interesse semelhante ao seu. Em MG, tenho conhecimento da empresa EcoLimp.

  5. Gostaria de conhecer mais detanhes sobre este progeto, sou estudante Ambiental e meu projeto a ser abresentado na faculdade é a reciclagem do óleo de cozinha.
    Poderia enviar para mim mis informações.

    No aguardo. Sandro

  6. gostaria de informaçao sobre fabrica de farinha de osso calcinada, em minha regiao existe varios frigorificos que nao aproveitam os ossos, estou pensando em produzir farinha de osso, para isso preciso de informacao de como produzir e qual a demanda desse tipo de produto e o valor dpor tonelada.

  7. Bom dia,

    Estou fazendo um estudo de mercado sobre o Oléo de cozinha, já falei com vários donos de restaurantes aqui na minha cidade e eles colocam o oléo tudo fora, estou pensando em começar a recolher este oléo, mas gostaria de saber como eu poderia aproveitar este produto de alguma forma, vender para alguma empresa ou produzir algum produto. Aguardo seu retorno

    Roberto

  8. Boa Tarde, gostaria de saber mais a respeito da reutilização do oleo de cozinha(quais produtos podem ser feitos, os equipamentos necessários e o custo para tal), sou famaceutica e professora universitaria,e tenho grande interesse em fazer um trabalho de aproveitamento desse material na faculdade que leciono.
    Att
    Flávia

  9. Ola! Estou buscando mais informações quanto à venda e compra de óleo de cozinha, pois estou estudando o assunto para fim de montar uma empresa de coleta do produto na minha cidade (SP – interior).
    Gostaria de receber informações quanto ao preço de compra do óleo (litro) de oleo de cozinha usado, compradores, enfim, tudo o que puderem me passar de informação, e desde já, agradeço!
    Gostaria ainda de saber de alguma empresa ou usina que compre o óleo aqui em SP – interior.

    Alessandro

  10. Quanto é pago??? Gente acorda… o que tu consome em menos de 1 mês de óleo na tua casa, pode poluir 14 anos de aguá de uma pessoa… só o bem que irá estar fazendo, por não ter nenhum trabalho … já é um enorme valor

  11. Bom dia, parabéns pelo empenho para um Mundo melhor…
    Gostaria de saber que tipo de equipamentos é´preciso para a reciclagem do oléo de cozinha, sabão, sabonete, ração para animais, biodisel.sou do interior de sp!
    Agradeço, João Pedro

  12. Boa Tarde!
    Gostaria de saber maiores informações quanto a documentações para se abrir uma empresa sobre recolhimento de óleo, qual o valor que se paga e se vende o produto,pois já tenho comprador certo ,mas ainda não tenho informaões sobre legislação.Se houver posibilidade de mandar-me informações agradeço.

  13. Estou Desempregado, e gostaria de informações
    sobre o reaproveitamento do óleo usado de cozinha,
    como me proceder, se é viável, onde vender(em minha cidade
    existe muitas industrias de cosméticos,materiais de limpeza,
    ind. químicas).
    agradeço desde já, um abraço

  14. Srs. Responsáveis!
    Faço especialização em Gestão Ambiental em Rio Grande/RS e gostaria de saber quais indústrias que utilizam o óleo de cozinha para a fabricação de sabões, de detergentes, ração animal, biodiesel ou graxas, de preferência perto da minha cidade.
    Agradeço a atenção

  15. Ola! Estou buscando mais informações quanto à venda e compra de óleo de cozinha, pois estou estudando o assunto para fim de montar uma empresa de coleta do produto na minha cidade (Sobradinho-RS).
    Gostaria de receber informações quanto ao preço de compra do óleo (litro) de oleo de cozinha usado, compradores, enfim, tudo o que puderem me passar de informação, e desde já, agradeço!
    Gostaria ainda de saber de alguma empresa ou usina que compre o óleo em Porto Alegre ou outra cidade do estado do RS.

    Lisane

  16. Boa tarde

    Gostaria de saber o valor atual ou a média que o litro de óleo
    de fritura possui no mercado.Quanto em média uma empresa
    paga receber este insumo? Qual a quantidade mínima para re-
    ceber? Quem compra?Qual empresa? Em que local? Onde po-

  17. Ola a minha mensagem e pra Osmar que pergunta sobre farinha de osso e calcinado
    meu e mail é … gostaria que entrassem em contato comigo que tenho informaçoes sobre esse assunto, pois ja trabalho nesse ramo
    abrigada.

  18. Ola, sou estudante de Administração da cidade de Joaçaba – SC, e fiquei muito interessado por este projeto. Estou pessando verificar a possibilidade de implementar algo semelhante em nossa região. Tenho uma pergunta, como que vocês fizeram para incentivar as pessoas a reciclar o óleo e qual é o volume recolhido diariamente ou mensalmente?
    Aguardo retorno.

  19. Juliano.

    Sou formado na área ambiental e temos um projeto similar ao que voce esta pensando. Já estamos coletando o óleo de fritura usado nos estabelcimentos de Joaçaba e região, com destino a fabricação de produtos de limpeza.

  20. Aqui na empresa estamos pensando em organizar um projeto semelhante.Porfavor me ajudem,como fizeram para incentivar as pessoas,empreas a doarem o óleo,como foi a campanha.

    Muito obrigada!!!

    Daniela

  21. Olá,

    Sou amigo do meio ambiente a estou coletando óleo de fritura no interior de São Paulo. Gostaria de saber a utilização de óleo de fritura na ração animal e se existe uma demanda por esse setor da indústria.

    Obrigado!

  22. Oi! Estou buscando mais informações quanto à venda e compra de óleo de cozinha, pois estou estudando o assunto para fim de montar uma empresa de coleta do produto na minha cidade (Ibirite-MG).
    Gostaria de receber informações quanto ao preço de compra do óleo (litro) de oleo de cozinha usado, compradores, enfim, tudo o que puderem me passar de informação, e desde já, agradeço!
    Gostaria ainda de saber de alguma empresa ou usina que compre o óleo na Grande BH ou outra cidade do estado do MG.

    Sérgio Antônio.

  23. prezados senhores
    tenho vontade de montar uma usina de reciclagem de biodisel sou morador de porto alegre quero saber a viabilidade do projeto na forma juridica, comercial,e area para logistica. possuo a capacitação DA PARCEIRIA FINANCEIRA.

  24. Boa Tarde!
    Gostaria de saber maiores informações quanto a documentações para se abrir uma empresa sobre recolhimento de óleo, qual o valor que se paga e se vende o produto,pois já tenho comprador certo ,mas ainda não tenho informaões sobre legislação.Se houver posibilidade de mandar-me informações agradeço.

  25. Olá,

    Estou fazendo uma pesquisa sobre produtos que utilizam o óleo de cozinha no seu processo de produção. Tive informações de alguns produtos como: Sabão em pó, sabão liquído, tinta, cola, gostaria de saber se tem as receitas para produção desses produtos, porém é necessário considerar os riscos que há, pois, serão com alunos de até ensino médio.

    Aguardo retorno.

    Grata

  26. sou encarregado de graxaria frigorifica onde fazíamos farinha de ossos e de carne mexia com óleo quanto custa o litro de óleo de cozinha para reciclar
    quero a montar uma 03491529308.obrigado.

  27. Gostaria de saber se qualquer pessoa pode montar uma fabrica de reciclagem? Se positivo, quanto seria o custo?
    Moro em BH, e aqui já tem alguma fábrica?
    Quais os passos?
    Fique muito impressionada quando vi a reportagem que fala do estrago que é feito no meio ambiente, e gostaria além de lucrar e ajudar a várias pessoas a ter um emprego digno, a colaborar com este planeta que tanto merece todo nosso carinho e dedicação.
    Muito Obrigada
    Rosana França

  28. Na minha casa faço separação de lixo para facilitar a coleta e quando fiquei sabendo o quanto o oleo de cozinha prejudica o meio ambiente iniciei a coleta, só que em minha cidade não temos local de arrecadação levo a cidade vizinha, mas faço um trabalho em minha paróquia e precisamos arrecadar fundos, então me lembrei que poderíamos fazer em nossa cidade um local de arrecadação, por isso gostaria de saber o que é preciso para poder fazer arrecadação, quanto é pago por kg, para onde podemos enviar para efetuar a venda, se existe alguma burocracia, como saberei da parte legal. Obrigado pela atenção e aguardo retorno.

  29. Nilton
    SP Capital

    Estou buscando informacoes quanto a venda e compra de oleo de cozinha, pois estou estudando o assunto a fim de montar uma empresa de coleta do produto em sao paulo capital.
    Gostaria de receber informacoes quanto ao preco de compra e venda do oleo de cozinha (litro), enfim tudo que me puderem passar de informacao , se tem empresas em SP capital comprando o produto.

    ATT. Nilton

  30. Na realidade, gostaria de saber como posso ter acesso a documentarios ou outros tipos de informações de como trabalhar com nossos alunos e a comunidade do entorno de algumas escolas Municipais de Porto Velho, já que temos que usar oleo de fritura e não saber o que fazer depois com este oleo.É difício trabalhar com a transformação deste oleo em sabão, detergentes glicerina e outros produtos que possamos estar utilizando o óleo de frituras?

  31. boa noite queria saber como faço para encontrar empresas que compram oleo de cozinha e qual o valor pago por litro espero resposta obrigado

  32. boa noite queria saber como faço para encontrar empresas que compram oleo de cozinha e qual o valor pago por litro espero resposta obrigado

  33. Gostaria de saber como montar um centro de coleta de oleo usado na minha cidade, legislacao, espaco minimo, pretendo montar uma usina pra fazer biodiesel, vcs tem contatos que possam me passar? Agradeco

    Cordialmente
    Adriano Reis

  34. Boa noite
    Gostaria saber como faço para encontrar empresas que compram oleo de cozinha e qual o valor pago por litro
    Que tipo de equipamento é necessário para o armazenamento
    espero resposta
    Agradeço a atenção.

  35. Parabéns pelo trabalho…Sou presidente da Orquestra Popular Livre em São João del Rei – MG, uma associação sem fins lucrativos e reconhecida como utilidade pública municipal. Gostaria de começar a fabricar sabão a partir do óleo saturado e gostaria de informações.
    Grato e tudo de bom sempre!

  36. tudo que fôr feito para a limpeza do meio ambiente, e sua reciclagem, ainda é pouco. Ricardo morresi, parabens pelo site esclarecedor e orientador.

  37. Olá, fiquei sabendo que fazer sabão com o óleo de cozinha acaba tendo o mesmo efeito prejudicial se largarmos pelo ralo. É verdade?

  38. Bom dia. Gostaria de saber sobre o processo de calcinação de ossos de bovinos, bem como informações de como montar uma indústria para produção de farinha de ossos calcinada. Desde já agradeço. Cuiabá – MT.

  39. Ola a todos!
    Estou precisando comprar osso para fazer farinha
    do mesmo!
    Estimo necessidade de 20tonl. dia
    Pagto a vista ou adiantamento de 300tonl.
    Agradeco atencao

  40. para recolhimento de oleo precisa ter alguma licença especial ou qualquer pessoa pode fazer coleta nos estabelecimento comerciais , colegios e outros lugares.
    aguardo retorno
    obrigado

  41. Prezados

    Sou jornalista e faço parte da Associação Jovem Vencedor, que vem trabalhando com a coleta de óleo de cozinha usado, no intuito de gerar receitas para os cursos profissionalizantes que são ministrados gratuitamente em nossa sede, além da conscientização da preservação do meio-ambiente, retirando de circulação, e dando um destino ecologicamente correto, a um agente altamente poluente.
    Ex: cada litro de óleo de cozinha usado jogado no ralo, contamina 1 milhão de litros d’agua.
    O óleo recolhido é destinado à Usina de BioDiesel.
    O objetivo é levar estes cursos para várias associações da periferia, gerando renda e inclusão de jovens no mercado de trabalho.
    Estamos com uma campanha junto à associações de bairros, clubes de mães, ONGS, e outras, visando a inclusão digital, além de levar renda às comunidades carentes.
    Nosso projeto intitula-se ‘PROJETO RECICLÓLEO”.

    Pedro Nastri
    jornalista

  42. trabalho com restaurante e quero reciclar o osso que desperdiçamos alguem sabe ou conhece algum lugar que compra este osso ….temos tambem gordura animal…..tudo elboa quantidade……fico no aguardo …

  43. ola! meu nome e jussara e eu gostaria de saber onde tem coleta seletiva de oleo de cozinha usado aqui no meu municipio pois estou preocupada com o destino do mesmo. mora em araraquara estado de sp

  44. estou a procura do progeto da estalaçao , coleta etc estou muito entereçado em abri uma fabrica de receclagem digo do oleo de cozinha e papelao etc porfavo vc poderiao me enviar o progeto completo dos macnarios etc …………..obrigado

  45. Sou o responsável pela implantação da coleta seletiva em minha cidade, para isto estou pesquisando sobre a reciclagem de osso e vidro, como, compradores destes produtos. Atualmente todo o mundo inteiro fala em reciclar os dejetos sólidos,mas na realidade, existe um grande direcionamento para o Plàstico e o Alumínio, e o restante dos sólidos que sobram?

    Norberto F. Azambuja

  46. Tenho uma quantidade enorme de oleo de cozinha ja penerado com minhas proprias mãos, gostaria de saber o valer que vcs pagam pelo litro.

    Dependendo doque vcs me oferecerem eu vendo tudo oq eu tenho aqui, so para vcs saberem tenho aqui comigo mais de 3.000 litros guardados.

    Abraço a todos

  47. estou em são José do Rio Preto, gostaria de abrir uma firma de coleta de oleo de cozinha usado? E se já tem alguma empresa aquí nesta cidade? E como abrir esta empresa?

  48. Oi, a minha madastra faz detergente que é um espetáculo, à base de óleo de soja que já foi utilizado em frituras. eu só sei que ela usa o óleo, a soda cáustica e álcool.

  49. Pessoal, Olá!
    Vejam só, nos EUA, Canadá e Inglaterra, tem muita gente (iniciativa privada) que produz para vender para o Bairro todo. E também centenas de ONGs que produzem biodiesel, assim gerando trabalho, renda e cidadania. Visitem meu site, sou Sociólogo e posso ajudar quem deseja maiores informações sobre o processo. Faço Projetos, assessoria, tenho uma fonte que Financia a compra das mini-usinas para fabricação, enfim, quem tiver interesse, fico à total disposição.
    Sem mais, agradeço pela positividade do contato.

  50. Boa tarde!!!
    Não sei se estou no lugar certo? mais estou procurando empresas que comprem ossos de animais, para fazer farinha de ossos e outros derivados (RECICLAGEM), se não for o caso da FUNVERDE, gostaria que vc’s me indica-sem alguém? aguardo retorno. MARCELO

  51. Boa tarde,
    O preço pago pelo litro de óleo saturado em sua primeira instancia é de R$ 0,30 a 0,40, quando em quantidades acima de 100 litros. Normalmente quando 1 ou 2 litros são entregues, entram como doação a entidades que armazenam para fazer a comercialização ou permuta.
    Aqui temos os vazilhames especiais para armazenar este óleo (500, 1000, 2200 e 5000 litros) que precisam ter cuidados especiais, principalmente quando colocados em escolas. Qualquer dúvida me consultem.

  52. Olá

    Moro em Porto Alegre em um condomínio com 98 apartamentos e gostaria de iniciar um projeto para coleta do óleo de cozinha. Gostaria de maiores informações e igualmente saber se há como o DMLU fazer a coleta destes resíduos.

    Obrigada!

  53. Moro em Porto Alegre em um condomínio com 25 apartamentos e gostaria de iniciar um projeto para coleta do óleo de cozinha. Gostaria de maiores informações e igualmente saber se há como o DMLU ou outra entidade fazer a coleta destes resíduos.

    Obrigado!
    Jefferson

  54. Gostaria de saber se realmente alguem trabalha no PGM/JAI,pois já faz mais de 3 meses que estamos esperando uma resposta que deveria ser de 15dias,o prometido , é sempre a mesma resposta ligue sexta feira ,como que só sexta teria alguém no departamento?Será que devo ir aos meio de comunicação(pode ser que alguém me escute) para obter uma resposta dentro do prazo prometido?Para pagarmos os impostos temos que ser pontuais ,senão levamos multa,acho isto um desrespeito ao comtribuinte.Lamento por chegarmos a este desabafo ,mas não tem explicação o que estão fazendo conosco. não sei mais a quem recorrer.

  55. Gostaria de saber porque ainda não há um posto de recolhimento no Rubem Berta. somos em torno de 60.000 habitantes frequentemente esquecidos. Sem falar no bairro Timbaúva, nosso vizinho, que contqaq com 90.000 habitantes….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top