skip to Main Content

Praias de Bali enterradas na maré de lixo plástico durante a temporada de monções

Por com Australian Associated Press  – Os cartões turísticos de Kuta e Legian estão sendo inundados por até 60 toneladas de lixo plástico todos os dias

As famosas praias de Bali estão sendo repletas de lixo plástico, o que os especialistas dizem que está se tornando um evento anual graças ao clima das monções, à má gestão de resíduos e à crise global de poluição marinha.

As famosas praias de Bali cobertas de lixo plástico – vídeo

As autoridades estão lutando para acompanhar a onda de lixo que chega às praias de Kuta, Legian e Seminyak, onde cerca de 90 toneladas de lixo foram coletadas na sexta e no sábado.

Wayan Puja, da agência de meio ambiente e saneamento da área de Badung, disse: “Temos trabalhado muito para limpar as praias, mas o lixo continua chegando. Todos os dias implantamos nosso pessoal, caminhões e carregadeiras. ”

Ele disse que mais de 30 toneladas de lixo foram removidas na sexta-feira das praias de Kuta, Legian e Seminyak e a quantidade dobrou para 60 toneladas no sábado.

O governo da Indonésia lançou uma estratégia nacional em abril de 2020 para combater a “crise iminente” de resíduos de plástico que estava afetando o meio ambiente marinho e a economia do país.

A Dra. Denise Hardesty, uma das principais pesquisadoras da agência científica CSIRO da Austrália e especialista em poluição global por plástico, disse que havia uma “quantidade enorme” de plástico sendo coletada nas praias e que estava piorando a cada ano.

“Não é novo e não é surpreendente e isso acontece todos os anos, e tem crescido na última década”, disse a Dra. Denise Hardesty, principal cientista pesquisadora da agência científica CSIRO da Austrália e especialista em poluição global por plástico.

Hardesty trabalhou com pesquisadores de poluição marinha na Indonésia e é um dos especialistas que trabalham com o governo da Indonésia em seu plano de ação.

O lixo provavelmente não viajou muito, disse ela, e haveria muitas outras praias no arquipélago da Indonésia sofrendo um destino semelhante.

As praias de Bali no sudoeste tendem a acumular lixo quando as chuvas das monções e os ventos sopram todos os anos de oeste para leste.

Mas Hardesty disse que o aumento da quantidade de plástico lavado está de acordo com o aumento global na produção de plástico.

Praias ao redor do mundo estavam vendo um aumento no desperdício, “mas nos países das monções, encontramos um efeito sazonal muito mais forte”.

Hardesty disse que grupos comunitários e indivíduos estão se tornando mais ativos na tentativa de reduzir o uso de plásticos e há um conjunto de abordagens sendo usado para resolver o problema.

A CSIRO também esperava lançar um novo método na Indonésia que usa câmeras remotas e inteligência artificial para rastrear o lixo e identificar pontos quentes.

Um surfista está diante de montes de lixo na famosa Praia de Kuta em Bali

 Surfista diante de montes de lixo na famosa praia de Kuta, em Bali. Fotografia: Komang Erviani / AAP

O Dr. Gede Hendrawan, chefe do centro de sensoriamento remoto e ciências oceânicas da Universidade Udayana de Bali, disse que um grande problema são os sistemas ineficazes de manuseio de lixo da Indonésia.

“O maior problema é que o manuseio do lixo não tem sido eficaz na Indonésia. Bali acaba de começar a reorganizá-lo, também o Java acaba de começar ”, disse ele.

O governador de Bali, Wayan Koster, pediu uma ação séria para limpar as praias, que são um grande atrativo para os turistas.

Mais de um milhão de australianos visitam Bali todos os anos, e a ilha também é popular entre os visitantes chineses.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top