skip to Main Content

Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero

No âmbito do movimento #ElesPorElas (HeForShe), o documentário procura aproximar os homens do debate em defesa dos direitos das mulheres

Confira na playlist ElesPorElas do Youtube da ONU Mulheres: Trailer | Doc na íntegra

Baixe as pesquisas: Pesquisa quali |

Assista ao doc na versão drops
| Drops 1 | Drops 2 | Drops 3 | Drops 4 | Drops 5 | Drops 6 | Drops 7 | Drops 8

Uma em cada três mulheres sofre violência de algum homem ao longo da vida. Entre as 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEOs mulheres. Dados como estes levaram a ONU Mulheres e o portal PapodeHomem, com viabilização do Grupo Boticário, a realizar uma pesquisa nacional para entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero.

O levantamento quer identificar também como as mulheres percebem o papel dos homens na sua vida e na sociedade hoje, apontando as principais tensões culturais que geram sofrimento e desigualdade entre os gêneros. Realizada em dois módulos, no primeiro semestre de 2016, a pesquisa começou com uma etapa qualitativa, que já passou por Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de histórias inspiradoras – e também aprofundando o tema com especialistas e pessoas comuns. A segunda etapa é quantitativa de âmbito nacional.

O resultado da pesquisa quantitativa e as entrevistas farão parte de um documentário sobre o tema, que será divulgado mundialmente ainda este ano. O trabalho faz parte do movimento global ElesPorElas (HeForShe), lançada pela ONU Mulheres em 2014 por meio de um vídeo de grande popularidade com a atriz Emma Watson. Uma das propostas centrais é investigar como se formam, se sustentam e de que modo é possível enfrentar os estereótipos masculinos nocivos, que perpetuam a desigualdade de gênero.

Documentário – No âmbito do movimento #ElesPorElas (HeForShe), o documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” procurará aproximar os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso.
A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.

Ficha técnica do projeto:
Uma iniciativa: ONU mulheres e PapodeHomem
Viabilização: Grupo Boticário
Concepção e implementação: PapodeHomem e Questto | Nó Research
Realização do documentário: Monstro Filmes e Questto | Nó Research
Direção audiovisual: Ian Leite e Luiza de Castro
Produção executiva: PapodeHomem
Pesquisa qualitativa: Questto | Nó Research
Pesquisa quantitativa: Zooma
Apoio especial: Heads Propaganda
Apoio institucional: ONU, ElesPorElas, Organização Pan-Americana de Saúde, O Valente Não É Violento, UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Fonte – ONU Mulheres de  18 de outubro de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top