skip to Main Content

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE – 12 de abril de 2008 – sábado

Hoje o dia está desanimador, uma chuva vem se avizinhando, os piromaníacos imbecis colocaram fogo no local roçado esta semana e por consequência queimaram as primeiras árvores que plantamos.

É por isso que sempre pedimos que a roçada ocorra antes de plantarmos, porque eu não sei o que se passa na cabeça destes idiotas, que não podem ver um local roçado logo vão botando fogo. Humanidade estúpida. Será que estes energúmenos não entendem que estamos plantando árvores perto da casa deles, que ELES é que irão usufruir das frutas, da sombra, da água limpa do rio que passa no seu bairro?

Ficamos todos tristes e nem vai dar para marcar mais buracos para a prefeitura fazer os buracos, porque não mexemos com ferramentas quando o tempo está deste jeito, não queremos ninguém sendo fulminado por um raio, queremos todos saudáveis para plantarmos por muitas décadas ainda.

Poucas pessoas vieram hoje, porque já estão adivinhando que a chuva irá chegar no horário do plantio, mas os poucos que vieram ficaram conversando sobre problemas e soluções para o planeta, é claro.

Olhe estas núvens, dá até medo, apesar do cinza do céu estar magnífico.

Agora olhe o estrago provocado pelo fogo e diga se não tenho razão ao visualizar uma chibata e as costas dos imbecis que colocaram fogo no local sendo açoitadas.

Enquanto estávamos tirando fotos da queimada, a tempestade chegou e fomos rapidamente para casa, mas … olhe a surpresa que nos aguardava ao chegarmos em casa.

Rua interditada pela queda de uma das dezenas de árvores que cairam na cidade este dia.

Mas também, em uma cidade com 350 mil habitantes e que tem 130 mil árvores somente nas praças e ruas, não se pode esperar nada diferente. É só conviver com a queda de galhos e árvores, porque os benefícios que estas árvores nos trazem superam a sujeira que fazem num dia de tempestade.

Maringá é muito quente, abafada e, sem a arborização urbana exuberante que nos fornece conforto térmico, os termômetros certamente marcariam uns 10 graus a mais.

Infelizmente, tivemos que dar a volta na quadra e transitar na contramão para podermos chegar em casa.

Mas o céu estava avisando que não seria uma simples chuva, seria uma baita de uma tempestade, nós é que fomos teimosos e resolvemos ir ao plantio.

Nós adoramos a chuva, porque sempre pensamos nas árvores que plantamos, que são aguadas sem precisarmos usar motobomba e balde.

This Post Has One Comment

  1. Sou professora da 3° série do ensino fundamental. nossa classe está fazendo um estudo sobre o desmatamento, destruição das matas ciliares, descobrimos a funverde e nos interessamos muito pelo seu belo trabalho e também nos envorgonhamos pela ação de alguns ( que são muitos) que sujam e destroem a natureza. Para melhor conhecer e divulgar este trabalho, gostaria que nos enviassem materiais como materias, artigos, folders…logo faremos uma exposição em nossa escola e queremos contar com sua ajuda.
    Grata Prof° Eliane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top