skip to Main Content

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE – 17 de maio de 2008

Hoje chegaram os bambus para estaqueamentos que adquirimos para estaquear as árvores plantadas em 2008.

 

Temos muito o que estaquear, todas as árvores plantadas desde o início do ano.

Estaquear e amarrar.

Como as estacas vem com sem ponta, temos que utilizar os delicados facõezinhos das fotos abaixo para fazer ponta e facilitar na hora de fincar na terra.

Quando a árvore é plantada e já estaqueada não tem problema, porque o buraco já está aberto, mas agora, depois da árvore plantada fica muito difícil enfiar as estacas na terra, tem que ser na base da marreta e de uma ponta bem afiada.

O pessoal levando as estacas já com ponta para o lado de cada árvore, onde serão enfiadas na terra e depois feito o amarrio com barbante de algodão.

Muito cuidado no manuseio do barbante, porque quando embola é um sacrifício soltar.

Força bruta senão a estaca cai.

Onde o solo está mais macio, dá para seguir a técnica do rapaz na esquerda da foto, se pendura na estaca usando o peso para afundar a estaca na terra.

Cuidado com as mãos, ela errou o alvo.

Faquinha sem vergonha, malemá corta o barbante, mas também não periga cortar as mãos. Esta faquinha minúscula é a única que ninguém perde, por isso acabamos usando sempre a mesma. Uma hora dessas levo uma tesoura, prometo, claro, se não esquecer.

A paisagem já está mudando, as estacas dão mais visibilidade para o local de plantio das árvores, o que é muito desejável na hora de fazer manutenção com poda, assim ninguém corta as árvores por engano.

Hoje não plantamos nada, mas como o tempo está seco, além de estaquear as árvores, aproveitamos para aguá-las.

Isso não vai dar certo.

Força demais destroi o trabalho, veja que ele está saltando – está literalmente no ar – para dar impulso e fixar a estaca, mas chegou a rachar o bambu.

Força Inez.

Guardando o equipamento.

Antes de ir embora, uma pausa para tomar água gelada e conversar sobre o que aconteceu na área ambiental na semana.

Como fica bonita a mata depois de estaqueada. Na foto não dá a noção de quão grande é o terreno que estamos revegetando, mas vou pedir para alguém medir, porque tem uma caída no terreno e não dá para ver o fim.

This Post Has One Comment

  1. gostaria de dar uma sujestão levar estes projetos para os vereadores de todos os municipios do brasil so gue entre prefeitura e escolas municipais e estaduais e federais porgue todos e obrigado a contribuir com o planeta .em Ituiutaba nâo e diferente so tem CANA nâo tem àrvores na região voce vai de BH a Barra do garça no MT e tudo limpo so ve falar na amasonia mais se fala gue foi desmatado e mais desmatamento niguem fais nada . os prefeitos egoverno estadual e federal tambem e OBRIGADO.. eu não sei como fazer para isso chegar nas mãos dessas pessoas para colocar isso em pratica. ass. edison del colle capel muito obrigado REFLORESTAMENTO URGENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top