skip to Main Content

Projeto mata ciliar FUNVERDE – 21 de junho de 2008

Hoje a tarde foi diferente, foi dia de reunião sobre o projeto condomínio sustentável, para juntar os grupos que irão converter os condomínios – Maringá tem mais de 1.100 condomínios, só contando os verticais – em locais de reciclagem, separação de óleo, lâmpadas e baterias, gerando renda para estes locais de grande concentração de pessoas e que não reciclam – a taxa de reciclagem em Maringá é ridícula, menos de 5% – , jogam material reciclável e orgânico no aterro da cidade, diminuindo o tempo de uso destes locais por descarte de material que não deve jamais ir para o aterro.

Se todos reciclarem, os aterros aumentarão seu tempo de uso em 95%, que é o que sobra entre reciclável e compostável, o chamado rejeito.

Entregamos anteriormente para todos material sobre reciclagem para que os grupos fizessem um folheto simples para ser utilizado no projeto, que atinja desde a empregada domésticas dos apartamentos até o patrão – o homem da casa é menos sensível a uma campanha dessas.

A FUNVERDE escolheu 2009 como o ano do lixo para resolvermos de vez o problema da preguiça generalizada em a população assumir sua a responsabilidade pelos rejeitos que gera.

Iniciamos com o plástico em 2005 e estamos evoluindo para atingir todos os tipos de resíduos, mas principalmente, é urgente parar de enviar o que pode ser reciclado e o que pode virar adubo para os lixões e aterros, isto não é uma conduta sustentável, até quando usaremos terra fértil para depositar lixo? Ninguém parece estar preocupado com o futuro, onde necessitaremos de terra fértil que terá virado terreno para lixões e aterros, recursos naturais para fazer novos materiais de consumo que poderiam ter sido economizados através da reciclagem, voltando uma lata, um plástico, um vidro para a cadeia de produção, enfim, o negócio é consumir até secar todos os recursos do planeta, e os que ainda não nasceram que se virem.

Então, até o final do ano estaremos fazendo testes em condomínios para deixar o projeto pronto para ser aplicado em toda a cidade em 2009 e posteriormente em todo o país.

Claro que a reunião tinha que ser no local do plantio, afinal é sábado, todos estão acostumados com o caminho da roça, nosso local de encontro.

Não podemos deixar de comentar, o clima está maravilhoso, frio para variar um pouco.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top