skip to Main Content

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE – 24 de novembro de 2007 – sábado

Hoje continuamos a demarcar – retirar o mato em um determinado local com enxada, neste caso, como o solo é plano, em quadrados de 3 metros por 3 metros – para o tratorista da prefeitura fazer mais buracos para plantio na próxima semana.

Aguamos as árvores já plantadas em semanas anteriores.

Estaqueamos as árvores plantadas em semanas anteriores.

A chegada.

Após pegar as ferramentas na carreta, caminho da roça.

Enquanto uns ficam com a trena determinando o local para demarcação, outros já vão retirando o mato para o tratorista ver onde fazer os buracos e para a grama não enroscar na perfuratriz.

Note as meninas fazendo festa, enquanto os meninos pegam no pesado.

Como a bomba dá um trabalho danado para ligar, quando o rio não tem uma ribanceira muito alta, o pessoal prefere pegar água sem bomba mesmo, fora que tem mais de 50 metros de mangueira para levar e dá um trabalho danado.

Note também que sempre tem um que sofre mais, porque se ele cair de cabeça, vai doer, e muito.

Essas meninas estão sempre de ótimo humor. Mas também, num ambiente sudável desses, no meio da natureza, sempre entre amigos, num sábado à tarde, tem mesmo é que se divertir.

Enquanto isso, os senhores ganham calos nas mãos demarcando.

Todo este local será plantado até a semana que vem. Provavelmente teremos que plantar mais de 500 árvores na próxima semana para complentar este grande espaço.

Enquanto a maioria ficou demarcando e aguando, alguns foram trazer bambu para o estaqueamento, que estava armazenado no último local de plantio.

Quando o cansaço chega, tem sempre uma sombra para descansar.

Este é nosso estaqueador chefe, tem quase 2 metros de altura então a função sobrou para ele.

Fazendo a amarração das árvores, sempre em dois pontos, o primeiro a 20 cm do chão, com o barbante em oito ou o símbolo do infinito, para não prender demais e acabar sufocando durante o crescimento e outro logo abaixo da primeira bifurcação, também em oito. É importante dar dois dedos de espaço entre a estaca e a árvore.

Se quiser saber porque, é só ver a árvore plantada ao lado do Hotel Deville, em frente ao MacDonalds, em que amarraram a árvore apertada na estaca e quando ela cresceu o barbante entrou dentro do tronco. Há algumas semanas fomos lá e desamarramos a pobre árvore, mas ficamos com uma vontade danada de chicotear o peão estúpido que fez este plantio, sem noção alguma.

Compramos o bambu sem ponta, daí é necessário apontar o bambu como se aponta um lápis, sendo que o apontador é o facão.

Viu porque tem que ser alto para bater estaca? Note o balde embaixo do nosso estaqueador.

No final, voltamos ao ponto de chegada para conversar sobre o que aconteceu de novo na semana, notícias ambientais, problemas ambientais …

Os pais trazem as crianças para ter contato com a natureza.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top