skip to Main Content

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE – 29 de setembro de 2007 – sábado

Depois de quase um ano sem postar as atividades do PROJETO MATA CILIAR FUNVERDE, voltamos – a postar, é claro, porque sempre estivemos plantando.

Continuamos as atividades como sempre, desde 2004, de março a novembro, todos os sábados, das 2 as 4 horas da tarde, onde plantamos árvores nativas, de tamanho mínimo de 1,5 metro, de 100 a 500 árvores por sábado, dependendo do número de buracos que a prefeitura – parceira nossa no projeto, que fica encarregada somente de fazer os buracos para plantarmos – fez na semana.

Plantamos somente em terreno público ou de pessoas carentes, que são indicadas pelo nosso querido promotor de meio ambiente, Doutor Manoel Ilecir Heckert.

Antes tínhamos menos projetos e tínhamos tempo para postar toda semana, mas agora, devido ao acúmulo de projetos e o número de pessoas desenvolvendo estes projetos não ter aumentado, temos que dedicar mais tempo e energia para divulgar os outros projetos que estão iniciando.

Afinal, o projeto mata ciliar está consolidado e para nós já virou rotina plantar todos os sábados, uma deliciosa rotina que nos faz esquecer do stress do dia a dia de nossos trabalhos.

Então, a partir de hoje, iniciamos a postagem desde o dia 29 de setembro de 2007 até chegar na atualidade.

Plantio no ínico do Córrego Maringá.

Neste dia estava uma chuva danada, mas como não tinha relâmpago – esse é nosso medo – plantamos mesmo assim, afinal, nada como um banho de chuva para nos relembrar nossa infância.

E o pessoal se diverte, faça chuva ou faça sol, só não se diverte muito quem lava a roupa depois de um dia de chuva desse.

Diga a verdade, isso é que é árvore, concorda?

Não sei como as prefeituras e o IAP – instituto ambiental do Paraná tem a coragem de vender ou dar árvores de 20 cm para quem quer plantar, a perda com uma árvore deste tamanho vergonhoso chega a 95%, dependendo das condições climáticas.

Está na hora destes órgãos do governo reverem o tamanho das árvores que plantam e vendem ou doam.

Com árvores deste tamanho, com um torrão de bom tamanho, temos uma perda de no máximo 1% das árvores plantadas, porque elas demoram a sofrer concorrência com o mato, o torrão lhes fornece nutrientes até que se adaptem ao local plantado.

 

 

 

Como tinha muita gente, o plantio acabou mais cedo e daí … caçar frutas nativas.

Esta cara de nojo lembra o velho ditado, o que é pior que encontrar um bicho na goiaba? Encontrar meio bicho na goiaba, eca.

Haja omo para lavar estas roupas.

Estaqueando.

Como não sabíamos se a chuva duraria o final de semana inteiro – choveu, perdemos tempo -, resolvemos ligar a motobomba e aguar as árvores.

Recolhendo o material.

O trabalho do dia acabado.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top