skip to Main Content

Projeto-piloto de Monitoramento da COVID-19 em Esgotos

Por Portal Tratamento de Água 

Objetivo da pesquisa é gerar dados regionalizados para apoiar medidas de combate e prevenção do COVID-19 e criar avisos para período pós-pandemia.

monitoramento do esgoto pode possibilitar a estimativa do número de pessoas infectadas com o novo coronavírus (COVID-19) em áreas urbanas específicas e no decorrer do tempo.

A partir desta conclusão de estudos realizados no exterior, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e o INCT ETEs Sustentáveis, sediado e coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançaram, na quinta-feira, 23 de abril de 2020, o projeto-piloto Monitoramento COVID-19 Esgotos.

A iniciativa nasce a partir da assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre ANA e UFMG para mapear a ocorrência do novo coronavírus no esgoto em diferentes pontos das sub-bacias sanitárias de Belo Horizonte e Contagem (MG). Com isso, a pesquisa, que deve durar dez meses, pretende entender como o esgoto pode trazer informações sobre a proliferação do COVID-19 em comunidades específicas.

“Saber como está a ocorrência de coronavirus por regiões pode permitir a adoção de medidas de relaxamento consciente do isolamento social e ainda pode possibilitar avisos precoces dos riscos de aumento de incidência da COVID-19 de forma regionalizada, embasando a tomada de decisões dos gestores públicos”, afirmou o professor Carlos Chernicaro, que é coordenador do INCT.

Não há evidências de transmissão feco-oral

O professor destaca que não há evidências da transmissão do vírus ainda com potencial de causar a infecção do COVID-19 através das fezes (transmissão feco-oral). Porém, como já foi identificada a presença do vírus nas fezes de indivíduos infectados, o mapeamento dos esgotos pode indicar áreas de maior incidência da transmissão, por exemplo.

detecção e quantificação do vírus subsidiará a elaboração de mapas dinâmicos georreferenciados para acompanhamento da evolução espacial e temporal da ocorrência do novo coronavírus. O trabalho também prevê a coleta de amostras de esgoto das regiões investigadas durante a pandemia do COVID-19.

“Esse estudo tem grande potencial para auxiliar no entendimento da circulação do novo coronavírus nas regiões investigadas, visto que há possibilidade de identificar áreas onde o vírus está mais ou menos presente. Assim, o estudo pode fornecer subsídios para as autoridades da área da saúde estabelecerem ações de redução dos níveis de transmissão da doença e de proteção da população”, avalia a diretora geral do IGAM, Marília Melo.

Sistema de avisos antecipará medidas sanitárias

A parceria criada dentro do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos também possibilitará a criação de um sistema de avisos, que poderá antecipar medidas sanitárias e auxiliar no diagnóstico regionalizado em populações ainda sem sintomas manifestos da infecção, já que há indícios de que as pessoas excretam o vírus até mesmo antes de apresentarem sintomas.

“Nas águas e nos esgotos podemos ter informações valiosas para salvar vidas, auxiliando os órgãos de Saúde a alocarem seus esforços para combate à pandemia e ainda para entender a dinâmica da movimentação do vírus nos municípios. Um diferencial da pesquisa que estamos apoiando é a regionalização dos dados e a perenização de seus resultados, mesmo após a entrega das conclusões, com a criação de avisos, que podem ser úteis para possíveis novas ondas de infecção e para o planejamento de medidas de retorno das atividades de forma embasada”, afirmou Christianne Dias, diretora-presidente da ANA.

Outras medidas serão estudadas dentro do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos. A intenção é que os resultados da pesquisa possam chegar a outros estados do País. A validação da metodologia possibilitará replicá-la em outras regiões e ser um instrumento de combate à pandemia. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) participam dos esforços da pesquisa.

O Comitê Gestor do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos será criado com integrantes das entidades participantes, o que acontecerá com a assinatura da portaria de criação do colegiado. O grupo será composto por especialistas que acompanharão o desenvolvimento dos trabalhos.

Etapas do projeto-piloto

Desde 14 de abril os pesquisadores do INCT ETEs Sustentáveis trabalham na definição do escopo do projeto-piloto para monitoramento dos esgotos. A iniciativa surge alinhada com outras como a da Associação Internacional da Água (IWA na sigla em inglês), que em 8 de abril de 2020 realizou o webinar COVID-19: A Water Professional Perspective.

Com a estruturação do projeto-piloto, a ANA e o IGAM se juntaram à iniciativa, que deve ser formalizada nesta segunda-feira, 27 de abril, em reunião da Diretoria Colegiada da ANA.

cronogramametodologia e metas da pesquisa serão divulgadas logo após a formalização da cooperação. Também está prevista a realização de comunicação continuada sobre o andamento do projeto, através de informações nas redes sociais dos parceiros, releases, informes, webinars e entrevistas.

Fonte: Agência Nacional de Águas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top