skip to Main Content

Promessas para 2020 – Evitar plásticos descartáveis

Eva Waite-Taylor – The Independent

Como a maioria das pessoas, estou consciente sobre os resíduos de plástico que produzo, mas não sou de forma alguma uma guerreira ecológico. Fiquei angustiada depois de assistir ao Blue Planet II e, mais recentemente, ao Nosso Planeta (Netflix), e ainda assim continuei consumindo meu café da manhã ainda com um copo para viagem e guardando inúmeras embalagens plásticas. Agora eu decidi que é hora de mudar.

A opinião dominante sugere que você precise de muito tempo e dinheiro para evitar o plástico ao fazer suas compras, comer e fazer a limpeza. Mas, com o meu salário não consigo comprar no Whole Foods e nos mercados de agricultores sofisticados, nem tenho tempo (ou desejo) de fazer meu próprio desodorante. Assim, ao longo de 2020, minha missão é descobrir como, ao fazer pequenas mudanças na vida, evitar o uso de plásticos de uso único.

As estatísticas são preocupantes – em 2050, poderá ter mais plástico, em peso, do que peixes em nossos mares. E com os cientistas estimando que oito milhões de toneladas métricas de plástico acabam em nossos oceanos todos os anos, estamos destruindo nosso planeta, quando consumimos uma garrafa da água Evian.

Apesar dos horrores conhecidos, o plástico está em toda parte: desde as pequenas quantidades, como saquinhos de chá e copos de papel para viagem até o mais óbvio empacotamento desnecessário de celofane de frutas e legumes. Não há como negar que o plástico é onipresente na vida no século XXI. 

O governo do Reino Unido se comprometeu a introduzir novos controles contra o plástico, mas precisa fazer mais. Então, está na hora de fazermos nossas escolha na redução no uso do plástico.

Quando ouvi pela primeira vez sobre o movimento Zero Waste (plástico zero), fiquei intrigada. O Plastic Free July – (julho sem plástico) uma iniciativa global para diminuir a poluição por plástico, incentivando as pessoas a viverem sem o uso de plástico por um mês – ganhou forte adesão desde o seu lançamento em 2011. Com milhões de pessoas em todo o mundo participando e muitas se comprometendo a reduzir seu consumo de plástico,  muito além de mês de julho, essa mudança de hábitos é certamente possível. 

Com esse desafio pela frente, estou apreensiva e animada. Desde a compra de alternativas mais ecológicas aos produtos de uso doméstico do dia a dia, até a compra de legumes em maiores quantidades, estarei aqui para documentar meus sucessos e meus inevitáveis ​​erros ao longo de 2020.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top