skip to Main Content

Qualidade do solo 'ameaça agricultura na Europa'

by Paul Linton

A agricultura na Europa está ameaçada por causa da deterioração da qualidade do solo, segundo estudo de um centro de pesquisa da União Européia (UE).


Mais de 16% das terras na UE estão afetadas pela degradação do solo. Nos países do leste europeu que entraram na UE, mais de um terço das terras estão afetadas.Medidas dispendiosas para melhorar a fertilidade do solo aumentam a pressão sobre a chamada Política Agrícola Comum (PAC), o sistema de subsídios para a agricultura da UE, segundo o documento Atlas do Solo da Europa.De acordo com esse estudo, urbanização, mudança de clima, poluição e práticas agrícolas insatisfatórias contribuem para a queda na qualidade do solo.

‘Chuva’

No sul da Europa, quase 75% do solo tem um conteúdo de matéria orgânica baixo o bastante para causar preocupação, de acordo com o Atlas.

“A agricultura depende de um solo saudável, mas mudanças nas práticas agrícolas, no uso da terra e de clima estão ameaçando a saúde do solo em muitas áreas”, disse ao Financial Times Arwyn Jones, pesquisador do Joint Research Centre da UE, centro de estudos que fez o Atlas.

“Como aponta o Atlas, devemos nossa existência a uma fina camada de terra e ao fato de que chove.”

As principais ameaças ao solo identificadas pelo Atlas são a erosão, uso excessivo de fertilizantes e pesticidas, perda de conteúdo orgânico, poluição da indústria, perda de biodiversidade, salinidade, compactação do solo por máquinas agrícolas, deslizamentos e enchentes. (BBC Brasil)

 

Este Post tem 13 Comentários

  1. Eu achei super legal, por que encontrei tudo o que eu queria pra minha pesquisa.
    Parabéns!
    Continuem assim.
    Beatriz Ribeiro
    10/12/2007
    Beberibe-CE

  2. Olá gostei muito , tem muitas coisas super importantes que me ajudaram muito na minha pesquisa , só acho que vocês deveriam colocar os tipos de solos encontrados na Europa . obg !

  3. Olá gostei muito , tem muitas coisas super importantes que me ajudaram muito na minha pesquisa , só acho que vocês deveriam colocar os tipos de solos encontrados na Europa . obg ! Por me ajudarem no meu trabalo** 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top