skip to Main Content

Quanto saco!

Do blog planeta sustentável

Já reparou em quantas sacolas plásticas você usa em sua rotina? São muitas! Uma para colocar a revista que você comprou na banca, outra para levar os pães da padaria [que, por acaso, já vêm dentro de uma sacola de papel], outras tantas para fazer compras no supermercado. Todas essas bolsas são péssimas para o meio ambiente.

Estima-se que em todo o planeta cerca de 1 milhão de sacolas plásticas são usadas por minuto! Por minuto! Só os consumidores britânicos utilizam 10 bilhões desse produto por ano. Na maior metrópole brasileira, São Paulo, 18% do lixo é feito desse material. E esse produto foi inventado há muito pouco tempo: em 1977!

As sacolas são compostas por polímeros derivados do petróleo, que demoram aproximadamente 500 anos para se decompor – ou seja, até agora nenhuma se desfez. Preocupados com isso, países como Bangladesh e Taiwan não usam sacos plásticos. Na Irlanda e na Dinamarca, eles cobram uma taxa do consumidor para usá-los.

E não pense que usar as sacolas para guardar o lixo é uma forma de reaproveitá-las. Aliás, isso acaba atrapalhando mais ainda o meio ambiente. Se elas demoram séculos para se dissolver, como os alimentos que estão dentro poderão se decompor? Eles ficarão estocados lá durante todo esse tempo.

Um site inglês chamado We Are What We Do (nós somos o que fazemos, em tradução livre) está fazendo uma campanha para que as pessoas comecem a falar não para as sacolas. É muito simples. Quando algum vendedor te oferecer uma, pense se você não consegue levar o produto nas mãos ou colocá-lo na bolsa; ou quando for ao mercado, leve uma sacola de pano. São algumas medidas simples como essas que poderão ajudar o Planeta.

Adquira nossas sacolas e ajude a plantar árvores no PROJETO MATA CILIAR FUNVERDE.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top