skip to Main Content

Rede Comper estimula uso de sacolas retornáveis

Marie Rose Ferron

O documento de 07 de março de 2008

A Rede de Supermercados Comper já está adotando o uso das sacolas retornáveis, como alternativas para substituir as sacolas plásticas, nas lojas de Cuiabá e Várzea Grande. São sacolas de TNT, material mais resistente que as sacolas tradicionais de plástico. Em função de sua durabilidade (prazo de até seis meses), a sacola retornável pode ser usada toda vez que o cliente for ao supermercado, o que dispensa a utilização das sacolas comuns descartáveis. Ao deixar de acumulá-las, o consumidor evita a degradação do Meio Ambiente.

A maior parte é de sacolas temáticas, sempre com o foco voltado para a preservação do Meio Ambiente. No início da campanha, no mês passado, foram distribuídas 20 mil sacolas e, agora, as lojas da rede passaram a comercializar o produto. Informações sobre como adquirir as sacolas podem ser obtidas nos balcões dos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) das lojas da Rede Comper.

“Você sabia que a sacola plástica que você usa todo dia leva cerca de 400 anos para desaparecer no meio ambiente?”. Apelos como esse fazem parte da ação de conscientização da rede pelo uso das sacolas retornáveis. “Preserve mais. Ajude mais” é o nome da ação, promovida pelo Comper, com criação da agência Neovox, de Florianópolis (SC).

De acordo com o gerente regional do Comper, Albanes Thiago, além da constante preocupação com a questão ambiental, a Rede Comper estabeleceu que 2008 é “o ano da Responsabilidade Sócio-Ambiental Comper”. “Nossa meta é buscar conscientizar o consumidor sobre a necessidade de usar alternativas menos prejudiciais ao Meio Ambiente para acondicionar e transportar suas compras. É uma mudança de hábito que vem sendo estimulada e que demonstra a nossa preocupação em mobilizar esforços para minimizar problemas criado para o Meio Ambiente, com a prática do consumo sustentável”, observa o gerente.

A iniciativa da Rede Comper de adotar o uso das “sacolas retornáveis” é uma atitude considerada ecologicamente correta e é comum não apenas no Brasil – grandes redes de supermercados já adotam o sistema -, mas em países como França e Alemanha, uma vez que uma sacola plástica demora até 400 anos para se desintegrar. As sacolas plásticas, conforme uma campanha do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvida no ano passado, são uma das principais vilãs da degradação ambiental.

This Post Has One Comment

  1. Olá pessoal gostei muito do seus projetos, de conscientização das sacolas retornavél. Nós do colégio elchday esta trabalhando com o tema Consumo :consciência e decisão, e esta pesquisa ajudou muito vlw obrigado..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top