skip to Main Content

Resíduos de tintas e de cosméticos são encontrados em golfinhos

(lemga/iStock)

70% de todos os golfinhos da Flórida estão contaminados por ftalatos, uma substância usada na fabricação de diversos produtos

Mais um dia, mais uma notícia triste vinda dos oceanos. Um estudo feito por cientistas americanos descobriu que produtos químicos vindos de materiais de limpeza, cosméticos e plásticos estão entrando no corpo de golfinhos-nariz-de-garrafa (ou golfinhos-roaz, a espécie mais comum) na Flórida.

Os pesquisadores descobriram evidências de exposição a compostos químicos chamados ftalatos em mais de 70% dos golfinhos da Flórida. Esta é a primeira vez que estes produtos químicos foram documentados na urina de mamíferos marinhos selvagens.

Os ftalatos são muito comuns. Eles são uma classe de substâncias químicas adicionadas aos produtos de plástico e embalagens para torná-los mais flexíveis ou duráveis, e também podem ser encontrados em tintas, esmaltes, spray de cabelo, xampu, sabonetes, perfumes etc.

Para o estudo, os pesquisadores testaram a urina de 17 golfinhos na Baía de Sarasota entre 2016 e 2017 para averiguar os níveis de ftalatos. Tipos de ftalato foram detectados na urina de pelo menos 12 dos golfinhos, incluindo dois ftalatos frequentemente usados ​​na fabricação comercial – dietilftalato (DEP) e di-2-etilhexil ftalato (DEHP).

Fonte – Ingrid Luisa, Super Interessante de 06 de setembro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top