skip to Main Content

Resposta para a plastivida – leia-se petroquímicas

Como estamos chegando a uma legislação federal que acarretará na mudança dos plásticos convencionais que demoram 500 anos para desaparecer para plásticos oxi-biodegradáveis que em aproximadamente 18 meses para se degradarem e posteormente se biodegradarem, as petroquímicas, para impedir este avanço ambiental no país realizaram no dia 06/07/2007, no Rio de Janeiro o 1º Simpósio Internacional sobre Plásticos Degradáveis / Biodegradáveis, com a presença de diversos palestrantes, inclusive do Prof. Emo Chiellini, uma das maiores autoridades mundiais no assunto.

Um dos demais palestrantes foi o Sr. Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida – onde você ler plastivida, troque por voz das petroquímicias.

Ele falou um monte de asneiras, contrariando diversos laudos de diversos países atestando o plástico oxi-biodegradável.

Tudo bem né, é pago – espero que muito bem – para isso, para detonar novas tecnologias para que as petroquímicas continuem deitadas em berço explêndido, só lucrando.

E o mundo que se dane.

Espero que esteja lucrando muito para falar estas baboseiras, porque está prestando um desserviço incalculável ao planeta, mas tudo bem, temos que nos conformar com a constatação de que todos tem um preço e o de alguns é bem baratinho, não sei como conseguem deitar a cabeça em um travesseiro e dormir bem à noite.

Abaixo está a carta de autoria do Prof. Chiellini dirigida ao Sr. Assis e que foi também encaminhada por ele a vários participantes do evento.

Abaixo segue tradução livre para o Português do conteúdo da carta do prof. Chiellini.

Caro Dr. De Assis Esmeraldo,

Foi um prazer conhecer você e vários Associados da Plastivida a semana passada na Conferência da Firjan no Rio.

Posso dizer que apreciei sua franca e muito emocionada apresentação, apesar de que como cientista trabalhando há mais de 40 anos no campo da ciência de polímeros e tecnologia (sintetizando, caracterizando e processando materiais poliméricos e itens plásticos), com quase 30 anos envolvido nesta especifica área de materiais polímeros para o ambiente e aplicações biomédicas. Eu reconheço que soou de uma forma ofensiva para cientistas e industriais que trabalham na área de plásticos e polímeros biodegradáveis, pelas seguintes razões:

Primeiro: Você associou de uma forma errada o conceito de “biodegradação” com “compostabilidade”. Realmente o que é compostável é necessariamente biodegradável, mas o que é biodegradável não é necessariamente compostável. Por isso sua visão pessoal deve ser revista (melhor esclarecida) para um correto entendimento.

Segundo: Você disse que as pessoas que acreditam em materiais oxi-biodegradáveis e plásticos são “mentirosos”. Esta posição não é justa e é ofensiva para associações de cientistas como a minha, eu e qualquer pessoa que esteja estudando degradação/ biodegradação  de cadeia de polímeros de carbono. Elas se decompõem primeiro e se bio-decompõem depois, num processo que pode ser classificado cientificamente como “oxi-biodegradacão”.

Foi uma pena você não ter assistido minha apresentação na qual indiscutíveis fatos experimentais e não “palavras” têm provado que oxi-biodegradacão não é uma “fantasia” mas é de fato uma “realidade”.

Sobre isto você deveria ser obrigado publicamente admitir suas deficiências cientificas em conhecimentos tecnológicos em relação aos Polímeros e Plásticos Biodegradáveis, qualquer que seja sua natureza, hidro-biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis, e expressar sua desculpas para todos os participantes da Conferência.

Finalmente, quero dizer-lhe que primeiro fui estudante na Universidade de Pisa e depois como professor – na terra de Galileu Galilei, o fundador da Metodologia Cientifica Moderna, que foi condenado como um herege por falar a verdade sobre o movimento das estrelas, sobre as montanhas da Lua e satélites de Júpiter e Vênus – não me surpreende ser chamado de “mentiroso” pois a verdade cedo ou tarde varrerá todo os maus entendimentos espalhados pelos, que eu identifico como, “terroristas do meio ambiente”.

Espero que você aprecie minha franqueza e você tem um convite em aberto  para visitar meu laboratório na Universidade de Pisa, onde você pode tocar com seus pés e mãos o que eu apresentei em minha apresentação na Conferência de Firjan que foi um genuína expressão da verdade.

Com toda minha pessoal atenção.

Prof. Emo CHIELLINI
Department of Chemistry & Industrial Chemistry
University of Pisa
via Risorgimento 35 – 56126 Pisa (Italy)
Tel: +39 050 2219299 / Fax: +39 050 28438

Laboratory of Bioactive Polymeric Materials for Biomedical & Environmental Applications
via Vecchia Livornese 1291
56122 Loc. San Piero a Grado (PI)
Tel: +39 050 2210301 (direct line)
Tel: +39 050 2210302/3 (Assistants)
Fax: +39 050 2210332

Abaixo, a carta original, clique para ficar em tamanho legível.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top