skip to Main Content

Rio do Sul – prefeitura vai implantar projeto de sacolas retornáveis

This Is Green

O Barriga Verde de 31 de maio de 2008

A distribuição de três mil sacolas retornáveis em alguns mercados de Rio do Sul é a primeira etapa de um projeto de conscientização ambiental criado pela Prefeitura de Rio do Sul, Instituto de Referência em Pesquisa Ambiental – Caapuã, e Serviço Nacional da Indústria (Senai). Cerca de três mil sacolas feitas com 100% algodão e sem a presença de materiais sintéticos serão distribuídas em pontos comerciais da cidade.

A idéia é criar uma conscientização para que os comerciantes substituam, aos poucos, as sacolas plásticas por retornáveis, feitas em material resistente e que pode ser utilizada por um período mais extenso. Isso diminuiria a emissão de plástico que tem como destino o lixo ou a reciclagem. O trabalho tem a parceria das secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.

O projeto de sacolas retornáveis foi apresentado na quinta-feira (29), às 19h30min, para os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Rio do Sul. Profissionais da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente vão demonstrar as vantagens para os comerciantes sobre a substituição de sacolas plásticas, pelas feitas em tecido. “O material é muito mais resistente e pode ser utilizado várias vezes, diminuindo a quantidade de lixo que diariamente é descartado”, explicou o Secretário de Planejamento, Mário Mattos. Ele ressalta ainda que a iniciativa dá condições para a formação de uma conscientização sobre a preservação ambiental e cuidado com a natureza.

Até a primeira quinzena de junho, alguns supermercados vão receber as novas sacolas. “Os mercadistas já aprovaram a idéia e querem colaborar”, destacou Mattos. Junto com a sacola, um folder irá orientar o comprador sobre a utilização do material e um guia contendo “10 motivos para deixar de utilizar sacolas plásticas”.

A Secretaria de Planejamento vai mobilizar uma equipe técnica para realizar palestras para estudantes em escolas do município sobre a utilização das sacolas retornáveis e preservação do meio ambiente. “As crianças também podem contribuir, pois podem alertar aos pais desta novidade que ajuda na limpeza de nossa cidade”, exclamou o secretário.

Este Post tem 2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top