skip to Main Content

Roubo de lixo reciclável

pixability

Quem poderia imaginar que isso poderia acontecer? Roubo de lixo. Lixo reciclável.

Muitos de nós tomamos medidas de segurança para proteger nossos imóveis, automóveis e conteúdos. Mas lixo?

Já comentamos aqui no site que o Brasil é um mercado bilionário em se tratando de lixo. Em News Jersey já há registros de roubos de lixo.

Com a economia ainda passando por dificuldades, um número cada vez maior de municípios, em New Jersey, estão recebendo reclamações sobre o roubo de latas de alumínio, papéis de escritório, jornais velhos, vidros, que são roubados por ladrões.

Lynn Rubinstein, diretora executiva do Conselho de Reciclagem do Nordeste, disse que os materiais recicláveis estão sendo roubados porque “eles estão em demanda e aumentaram consideravelmente de valor”. Caso você veja alguém roubar material reciclável em sua cidade, comunique imediatamente as autoridades, recomendou a diretora executiva.

Enquanto isso, deitados eternamente em berço explêndido, continuamos nos recusando a fazer a separação em nossas casas e empresas para reciclagem.

Essa é a cara do Brasil, todas as pesquisas dizem que “o brasileiro é o que mais se preocupa com o planeta, com a reciclagem, com a água …” mas na hora de agir, colocar a mão na massa, nada. E sabe por que? Porque falar é fácil, fazer é que é difícil, é o que as pessoas pensam, porque na verdade, é muito fácil e rápido reciclar, basta ter dois recipientes, um para reciclável e outro para não reciclável.

E quando chegar a pergunta, vale a pena sim lavar os recipientes para que eles não percam o valor na hora da venda.

Um passarinho – esse sim, verde – que compra toda a embalagem PET que vê pela frente para sua fábrica de … – opa, não posso contar senão denuncio o passarinho – disse que joga fora uma grande quantidade do que compra porque vem tão contaminado que não tem condição de reciclar.

Ele compra a PET, pica, lava e reaproveita, mas quando o grau de contaminação é muito grande não vale a pena utilizar o material pelo número de lavagens e outros processos de descontaminação que tem que passar esse material.

Isso poderia ser totalmente resolvido se as pessoas separassem e lavassem seu lixo reciclável.

Mas o brasileiro é preguiçoso e porco por natureza, quando se sente obrigado a separar por alguma pressão externa, pela lei do menor esforço ele vai fazer da pior forma possível, isto é, sem ao menos lavar o lixo que será separado, estragando assim um material valioso.

É o seguinte pessoal, antes de me xingar ouçam, não estou falando de nós, os cidadãos do Século XXI que já incutimos este hábito da reciclagem em nossas existências, até porque nós somos a minoria, bem menos do que 5% da população do país.

Digo bem menos porque a reciclagem no país está em torno de 3% e isto é o total das pessoas que separam em na fonte o material somado ao material reciclável que os catadores tem que se sujeitar a catar do lixo misturado, tendo que mexer com lixo de banheiro e outras nojeiras, algo desumano, porque os porcos não pensam que o lixo que eles não separam será garimpado do mesmo jeito no meio de todo o lixo orgânico e o rejeito.

Então posso dizer que somente 1% da população recicla na fonte. Isto é uma vergonha para uma nação que se diz tão ambientalmente correta.

Este Post tem 3 Comentários

  1. O engraçado é que não tem referência a doutrina e nem fundamentação da lei. Da próxima vez coloque aí as referências para ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top