skip to Main Content

5Rs – Saco para lixo seco feito de jornal usado

lembra dos 5 Rs? Este é o R de reutilizar. Faça uma dobradura em menos de um minuto e diminua o uso de sacos para acondicionamento de lixo. Use para o lixo seco.

Todos nos perguntam como acondicionar o lixo depois de banidas as sacolas plásticas. Reclamam que as sacolas são gratuitas mas terão que comprar sacos de lixo e pagar por isso. Primeiro, a sacola plástica de uso único nunca foi gratuita, seu custo sempre esteve embutido nos produtos adquiridos no supermercado ou qualquer varejo. Segundo, se as pessoas reciclarem irão economizar no mínino 75% em sacos para lixo e se utilizarem as sacolas de FLV, aqueles saquinhos de frutas, legumes e verduras – você já viu o tamanho de um saquinho para batata, laranja ou qualquer outra fruta, legume ou verdura? –  para o lixo de cozinha e banheiro, então, não precisará comprar sacos para lixo.

Se ainda achar necessário adquirir sacos para lixo, compre sempre sacos feitos de material reciclado, para incentivar o mercado de reciclagem e além de reciclado, procure adquirir os sacos de lixo oxibiodegradáveis, que em pouco tempo já terão voltado ao ambiente sem provocar poluição.

Para o lixo reciclável, use as caixas de mercado, aquelas em que os produtos vem acondicionados de fábrica e que os mercados deixam perto do caixa para o cliente utilizar para transporte de suas compras. Essa caixa pode ser utilizada várias vezes, é só depositar no local de coleta o material reciclável e voltar a caixa para casa até ela ficar velhinha, depois ela pode também ir para a reciclagem mas até lá você já terá outra caixa. Também pode ser um tambor de plástico grande, até mesmo um saco de lixo para 100 ou 200 litros mas que vai e volta e normalmente o lixo reciclável é disposto para coleta apenas uma vez por semana, então tem que ser um saco ou caixa grande.

Se você assina ao menos um jornal, sabe o tanto de papel que junta em uma semana e algumas páginas podem ser utilizadas para fazer práticos sacos de lixo para o escritório ou qualquer lugar em que você deposite lixo seco. Use duas folhas para deixar o saco mais resistente. Uma das vantagens é que o papel de jornal se decompõe mais rapidamente do que o plástico e você já pagou por ele ao comprar o jornal.

Cada pessoa usa mais de 1.000 sacolas plástica de uso único por ano, na farmácia, na banca de revista, no varejo em geral, no açougue, na quitanda, no supermercado … Ao final da vida cada pessoa terá gerado uma montanha de plástico consideravelmente alta e que ficará de herança para os habitantes do planeta limparem daqui há cinco séculos, por isso está na hora de banir esta invenção inútil que é a sacola plástica de uso único e voltar a utilizar sacolas retornáveis de qualquer material, embornais, picuás, carrinhos de feira, mochilas ou o que mais desejar, desde que seja permanente, reutilizavel, pois o planeta não aguenta mais tanto descartável, consumindo recursos naturais que deveriam ser poupados para as próximas gerações.

Fora que sacolas entopem bueiros, provocam enchentes, matam animais e a vida marinha e nos lixões e aterros impermeabilizam estes locais e não permitem a decomposição do lixo orgânico contido dentro delas.

Recebemos a dica por email do origami para lixo.

Use uma ou mais folhas de jornal, para que o saco para lixo fique resistente.

corte o jornal em forma de um quadrado: dobre em forma de triângulo e o que sobrar, corte fora e você terá um quadrado.

Dobre em forma de triângulo, deixando a base virada para seu lado.

dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda. A dobra na parte de cima fica na horizontal.

vire o papel do lado contrário – de costas – escondendo a dobradura que você fez.

Dobre novamente a ponta infeior direita até a lateral esquerda, deixando a margem superior reta.

Pegue uma das partes do triângulo de cima e enfie dentro da aba que você dobrou, como num envelope.

vire a dobradura do lado contrário – de costas – e repita o envelopamento da outra aba.

Pronto, seu lixo de jornal reutilizado está pronto para ser utilizado.

Veja se o seu ficou igual.

Coloque dentro de um cesto de lixo e comece a usar

Lembre-se sempre dos 5 Rs: REPENSAR a nossa relação com o planeta e e de como o nosso consumismo está afetando a viabilidade da continuação da raça humana, com o objetivo de nos tornarmos consumidores sustentáveis, RECUSAR o que faz mal ao planeta e às pessoas – caso das sacolas plásticas e de tantas outras besteiras inventadas -, REDUZIR nosso consumo somente para o necessário para que todos – inclusive os humanos que ainda não nasceram – tenham à sua disposição os recursos naturais, ar limpo, terra fértil e água potável para para viverem uma vida digna, REUTILIZAR todas as  embalagens antes de separar para a reciclagem e finalmente RECICLAR, isto é, separar todo o material para a reciclagem e compostagem.

Este Post tem 3 Comentários

  1. Nossa, muito boa a idéia! Vou levar para meu escritório!

    Vocês me permitem o uso de imagem no meu blog?
    Abraços!

    Bárbara Almeida
    chadebarbara.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top