skip to Main Content

Sacolas ecológicas protegem meio ambiente

O prefeito Silvio Barros assinou na manhã de ontem o decreto 122/2007 que determina o uso de sacolas e sacos de lixo oxi-biodegradáveis em todos os órgãos administrativos municipais. Com essa iniciativa a Prefeitura recebe o selo “Amiga do Planeta” e abre caminho para outras prefeituras e empresas aderirem o projeto.A atitude da Prefeitura em promover ações ambientais demonstra o compromisso da administração municipal com a responsabilidade social, política e ambiental. “Aderindo o uso de sacolas ecológicas nas repartições públicas municipais, Maringá mais uma vez se torna exemplo para outras cidades do Brasil e demonstra seu compromisso com a questão ambiental. O maior bem que Deus nos deu é a natureza e para preservar o meio ambiente temos que tomar atitudes, investir, mudar nosso comportamento e agir coletivamente. Com esse gesto a Prefeitura se compromete a ajudar na preservação do meio ambiente e demonstra ser uma organização que tem tanto compromisso com as questões ambientais como o Ministério Público”, diz o prefeito Silvio Barros.

O projeto para utilizar sacolas oxi-biodegradáveis é uma proposta da FUNVERDE, que já conta com mais de 20 empresas maringaenses participantes. Na assinatura do decreto municipal estiveram presentes os representantes dessas empresas, além de autoridades como o promotor do Meio Ambiente, Manuel Ilecyr Heckert, o presidente Associação Industrial e Empresarial de Maringá – Acim – Carlos Tavare, presidente da Funverde, Cláudio José Jorge, secretários municipais, feirantes, supermercadistas e outros.

Para o presidente da Funverde é uma honra a Prefeitura ter aderido o projeto. “O projeto das sacolas oxi-biodegradáveis surgiu da necessidade em resolver um problema crescente. Por mais falado e batido que seja o assunto de não jogar lixo nas ruas, o maior problema ocorre nos córregos que são as grandes vítimas de sacolas plásticas. Com a sacola ecológica reduzimos o tempo de degradação e contribuimos por um ambiente melhor. O prefeito

Silvio Barros está de parabéns e demonstra com essa atitude que o exemplo começa dentro de casa. Espero que outras empresas se conscientizem e comecem a utilizar essas sacolas”, comenta Jorge.

BENEFÍCIOS

Com as embalagens ecológicas, o tempo de deterioração do plástico especial beneficia o meio ambiente. O plástico tradicional demora cerca de 500 anos para se degradar. O oxi-biodegradável se deteriora em 18 meses, evitando a poluição nos fundos de vales, córregos, rios, lagos e finalmente nos oceanos. A degradação acontece mesmo que o plástico seja descartado indevidamente e abandonado ao ar livre.

De acordo com a integrante da Funverde, Ana Domingues, cerca de 20 empresas que já utilizam sacolas oxi-biodegradáveis receberão o selo de empresa amiga do meio ambiente. Durante a assinatura do decreto o futuro secretário do Meio Ambiente e Agricultura recebeu 20 mil sacolas ecológicas que serão entregues para feirantes. Segundo dados da Funverde, cada feira de Maringá gasta, em média, 100 mil sacolas mensais. Os supermercados da cidade utilizam, mensalmente, 15 milhões de sacolas plásticas. A Prefeitura utiliza cerca de 500 mil sacos de lixo por ano. No Brasil, cerca de 50 indústrias estão fabricando sacolas oxi-biodegradáveis, sendo uma delas em Maringá.

Para fabricar as sacolas oxi-biodegradáveis, além da matéria-prima já utilizada normalmente, é utilizada, também, uma pequena quantidade de um aditivo inglês que faz com que o plástico se deteriore em pouco tempo. As informações são da prefeitura. (Jornal hoje Maringá)

 

This Post Has One Comment

  1. Boa Tarde

    Gostaria de saber como posso fazer para adquirir o selo verde para colocar nas embalagens da minha grafica

    atenciosamente

    Andreia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top