skip to Main Content

Sacolas oxi-biodegradáveis

 

Maringá largou na frente no ecologicamente correto uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis pelos supermercados e, proximamente, pelo comércio em geral.

Numa parceria com entidades comerciais, prefeitura e a Funverde, o projeto aos poucos está sendo implantado na cidade e região visando à substituição total das sacolas plásticas comuns pelos oxi-biodegradáveis.

O que é oxi-biodegradável

Um aditivo químico acrescentado no plástico na proporção de 1,5 % a 3% faz com que a sacola plástica se degrade em apenas 18 meses em média se exposta a fatores como sol, calor, umidade e manuseio, sendo que a sacola comum leva em torno de 100 a 200 anos para se decompor.

Este aditivo químico inicialmente quebra as cadeias de carbono do plástico (polímero) transformando-o em unidades menores o que permite, a seguir, a decomposição rápida por parte de microorganismos (bactérias e fungos) liberando assim apenas água, carbono e biomassa na natureza, e isso tudo num prazo curtíssimo de alguns meses.

O produto também já está aprovado para o uso na fabricação de embalagens de alimentos, o plástico BOPP (polipropileno biorientado) e está em testes para uso em poliestireno expandido, ou isopor. Mas seu uso pode ser ampliado para inúmeros outros produtos tais como embalagens rígidas, talheres, pratos e copos descartáveis.

Em Maringá redes de grandes supermercados já estão usando as novas sacolas há cerca de dois meses, com vantagens para os dois lados: ganha o supermercado pois o custo de fabricação diminuiu de 10 a 15% (são aproveitadas as sobras dos recortes das sacolas) e ganha o consumidor, que terá seu custo menor repassado nos preços.

Considerando que a dona de casa reutiliza esta sacola como substituto dos sacos de lixo, futuramente ela será fabricada em duas cores diferentes: uma cor será destinada a colocar lixo comum e a outra cor para lixo seco ou reciclável, facilitando desta forma a coleta seletiva já implantada pela Prefeitura.

A meta final é substituir todas as sacolas comuns por oxi-biodegradáveis para toda a rede de supermercados do Paraná e, quem sabe, de todo país. A Natureza agradece.

Sueli Hitomi Hioka

Este Post tem 25 Comentários

  1. Pretendo enttrar no ramo de fabricação de embalagens plásticas e gostarua de saber o seguinte quanto a esse tipo de embalagem:

    1-Se o maquinário usado na fabricação é o mesmo utilizado para outro tipo, i é, as
    não degradáveis, atualmente fabricadas;
    2-matéria-prima utilizada;
    3-Custos tambem em relação as outras.

  2. Somos alunos da Escola Sebrae, este ano realizamos o projeto vitrine. Nosso objetivo é criar um plano de negocio de uma empresa. Observando as oportunidades no mercado percebemos que a melhor idéia é fazer o plano de negócio de uma fabrica de sacola Oxi-biodegradáveis.
    Para isso gostaríamos de saber qual o maquinário utilizado para a fabricação de sacolas oxi-biodegradáveis, qual o custo.
    Já nos informaram que é o mesmo utilizado em fabricas de sacolas convencionais. Mas se for possível gostaríamos de uma lista com todo o maquinário. Todas as informações que puderem nos passar serão validas para a realização desse projeto.

  3. Adorei a idéia de vocês, fantástica!O meio ambiente estava precisando desse tipo de produto que não o agride.
    Também estou fazendo um plano de negócios na faculdade, a matéria Oficina de Negócios exige que no final do semestre apresentemos isso sobre um produto de base tecnológica e me identifiquei com a idéia de vocês, será que é possível me mandarem por e-mail o maquinário utilizado para a produção e o custo.
    Atenciosamente
    Karla
    Aluna do 5° período de Administração

  4. Olá. Sou do Rio de Janeiro e não fazia idéia da existencia das sacolas oxi-biodegradáveis, até que ao comprar um produto numa loja cá do shopping, acabei por receber uma. Achei estranho e resolvi pesquisar…fiquei contente em saber do que se trata e espero que a idéia seja difundida. Um abração.

  5. Sou aluna do SENAC/MG estou fazendo um projeto sobre empresas que vendem produtos oxi-biodegradáveis.
    Meu objetivo é divulgar esse produto e mostrar as pessoas como ele é produzido, seu preço, a qualidade e a disponibilização no mercado.
    Qualquer informação vai ser bem vinda.

    Desde já, obrigada.

  6. Prezados,

    Adorei a matéria! Estou montando o plano de negócio da empresa que pretendo abrir. Agradeceria se me enviassem informações de fabricação, maquinário, fornecedores de matéria-prima, enfim, todas as informações pertinentes à fabricação das sacolas bio-degradáveis.
    Desde já, mui obrigada.

  7. Boa Tarde,
    sou aluna de administração, e estou montando um plano de negocio/planjeamento estratégico sobre sacolas oxibiodegradaveis. Também agradeceria se me enviassem informações sobre maquinário, máteria prima, e se pudessem o custo estimado +- desses itens para colocar nas informações.
    Att.

  8. gostaria de saber os custos das sacolas,
    também que aditivoque é adicionado.
    e se é em PEAD mesmo, ou outro tipo de polímero.

    grata pela atenção.

  9. Olá.
    Sou aluno da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), e estou desenvolvendo um projeto de viabilidade econômica, e o meu tema é “estudo da viabilidade econômica de uma fábrica de embalagens oxi-biodegradáveis”, e gostaria de saber qual o maquinário usado para o fábrico das sacolas oxi-biodegradáveis; onde encontro esta matéria prima pra a comercialização.
    Muito obrigado.
    Agradeço a atenção.

  10. Olá, estou cursando pós graduação no IBMEC e gostaria de saber qual o maquinário para a fabricação de sacolas oxi-biodegradáveis, qual o material utilizado na sacola e quais fábricas já produzem essa sacola. Obrigado

  11. Pretendo enttrar no ramo de fabricação de embalagens plásticas e gostarua de saber o seguinte quanto a esse tipo de embalagem:

    1-Se o maquinário usado na fabricação é o mesmo utilizado para outro tipo, i é, as
    não degradáveis, atualmente fabricadas;
    2-matéria-prima utilizada;
    3-Custos tambem em relação as outras.
    Gostaria de saber o que é o aditivo quimico utilizado na sacola oxi-biodegradavel.

  12. Estamos fazendo um trabalho universitário e preciso de informações sobre máquinário, custo médio, empresas que já fábricam as sacolas.

  13. Fabrico sacolas plásticas e gostaria de saber onde consigo fornecedores de bobinas de sacolas oxibiodegradaveis

    Por favor gostaria de receber também, toda informação a respeito do assunto, junto com lista de fornecedores de materias primas e de produto final.

    Acredito que a busca do lucro tem o dever de respeitar as barreiras ecologicas, portanto, acredito na iportancia do trabalho que realizam e conto com sua ajuda para me adequar a formas menos agressivas de produção.

    Obrigado

  14. Gostaria de ser representante deste produto (sacolas) em Brasília,já tenho clientes enteresados.

    Atenc. Cleison (Representante comercial)

  15. Olá,
    Adorei esta matéria e tenho interesse de fabricar tais sacolas, poderia por gentileza me passar mais informações sobre o maquinário necessário, matéria prima, e os custos deste processo.
    Desde ja agradeço.

  16. Gostaria de saber qual o maquinário utilizado para a fabricação de sacolas oxi-biodegradáveis, qual o custo.
    Se for possível gostaríamos de uma lista com todo o maquinário. Todas as informações que puderem nos passar serão validas para a realização.

  17. oa noite Adorei esta matéria e tenho interesse de fabricar tais sacolas, poderia por gentileza me passar mais informações sobre o maquinário necessário, matéria prima, e os custos deste processo.Qual o nome da maquina recomendada
    Desde ja agradeço.

  18. Ola ,estou querendo fabricar sacolas de plastico oxibiodegradavel,hoje eu trabalho com sacolas de papel e pretendo aumentar meu leque de produtos .poderiam me dar mais informacoes sobre as maquinas e fornecedores
    Obrigada

    Caroline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top