skip to Main Content

Sacolas Plásticas de uso único

Sacola plástica é uma das invenções mais interessantes do século XX. É leve, suporta um peso enorme para a dimensão dela e pode ser reusada e reciclada muitas vezes.

Mas, tem um problema, o ser humano. Ele é o responsável por transformar esta maravilha em um instrumento de morte para nossos animais.

Quando o humano joga fora esta sacola em qualquer local, temos a chamada poluição ambiental.

Algumas pessoas pode até entrar no mérito da composição da sacola, mas isso, na verdade, não importa.

Quando a sacola é descartada corretamente, não temos muito o que fazer. O nosso maior problema sempre foi o descarte irregular das sacolas plásticas de mercado.

Quando ela é jogada no meio ambiente, temos uma poluição que vai ficar por muito tempo, gerando um passivo ambiental grande nos rios, lagos e mares.

Foto: Cerca de arame farpado ao lado do Córrego Mandacaru, onde iniciou o projeto em 2005.

Para tentar resolver isso, no inicio deste século, procuramos alguma tecnologia que pudesse evitar que esta sacola ficasse tanto tempo poluindo nosso ambiente.

Em nossa procura, a saudosa Dona Ana Domingues, encontrou uma tecnologia que resolvia este problema, fazendo com que a sacola plástica se transformasse em bio-degradável. A tecnologia chama-se D2W da Symphony que no Brasil é representada pelo Eduardo da RES Brasil.

Foto: Eduardo fazendo sua primeira apresentação da tecnologia D2W para Associação Comercial e Industrial de Maringá em 2006

Nós da FUNVERDE sempre colocamos como sendo o ideal para se transportar suas compras do mercado para sua casa/empresa é o uso de sacolas retornáveis, aquelas que podemos usar muitas vezes. Pode ser de plástico mesmo ou de tecido, como estas aqui.

A alguns dias, fui ao mercado e lá estava a logo da RES Brasil bem grande estampada na sacola do supermercado o que me chamou atenção. Peguei uma, já que só uso sacolas retornáveis, para poder ver com o Eduardo da RES se estão seguindo corretamente o processo de fabricação das sacolas plásticas de supermercado com tempo de vida útil programado.

Passei algumas fotos para ele e pelas fotos, ele já autenticou a sacola. Pelo que ele passou, as sacolas da Altaplast são certificadas e podemos confiar no produto.

Estou fazendo este post para dizer que ainda precisamos evoluir muito para que o ser humano mereça este planeta. Toda hora estamos vendo alguém fazendo alguma ação que prejudica os outros seres vivos ou o próprio ser humano, aquele que ainda nem nasceu.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top