skip to Main Content

Saiba onde conseguir mudas nativas gratuitas em 4 estados brasileiros

Além de conseguir a árvore, também é possível receber orientações sobre os cuidados e manutenção de cada espécie.

Saiba onde conseguir mudas nativas gratuitas em 4 estados brasileiros

Nos postos de doação é possível conseguir mudas de diversas espécies. | Foto: Prefeitura de Sorocaba

O primeiro passo para quem quer plantar uma árvore, seja ela dentro de casa, em um terreno vazio ou na própria calçada, é conseguir uma muda de espécie nativa. Diversos órgãos governamentais e não governamentais oferecem serviços de doação de mudas das mais diferentes espécies.

O CicloVivo separou uma lista com viveiros que disponibilizam sementes e mudas.  Em alguns destes pontos, além de conseguir a árvore, também é possível receber orientações sobre os cuidados com o plantio e manutenção de cada espécie.

Veja abaixo se tem algum perto de você.

São Paulo – SP

Na capital paulista, a Prefeitura mantém um projeto de fornecimento de mudas para plantios em parques, escolas, praças, canteiros e demais áreas verdes. Os postos estão localizados em viveiros especializados ou em parques municipais. Clique aqui para acessar a lista completa.

Sorocaba – SP

O Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba é um dos pontos de doação de mudas na cidade do interior paulista. O local disponibiliza seis espécies de árvores nativas e frutíferas e cada morador tem direito a obter até duas mudas. Clique aqui para mais informações.

Outro ponto é o viveiro do Parque Chico Mendes, que oferece dez mudas por munícipe. Saiba mais aqui.

Paraná

No estado do Paraná, um dos principais projetos de doação de mudas nativas é coordenado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). As mudas nativas podem ser solicitadas através do site do órgão. Clique aqui para mais informações.

Minas Gerais

Em Minas Gerais o principal trabalho de doação de mudas é gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas, em parceria com as prefeituras locais. Clique aqui para acessar a lista dos viveiros municipais espalhados por todo o estado.

Campo Grande – MS

As doações na capital sul-mato-grossense são feitas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Os interessados podem fazer a solicitação por telefone, na divisão de Áreas Verdes: (67) 3314-3152.

Outros locais

Se o seu estado ou cidade não está nesta lista, entre em contato com a Secretária de Verde e Meio Ambiente de seu município ou com a subprefeitura mais próxima de você.

Fonte – CicloVivo

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top