skip to Main Content

Sem coleta seletiva, reciclagem pode fazer mais mal do que bem

lumaxart

Portal G1

É difícil encontrar alguém hoje que ignore os benefícios da reciclagem para a preservação do planeta. O que poucos parecem saber, no entanto, é que se o lixo não for separado na fonte (ou seja, em casa) e levado separado até a hora de reciclar, os benefícios na prática podem se perder.

A grande vantagem de reciclar é poupar a produção de um novo material. Cada vez que se reutiliza um papel, se evita a derrubada de árvores. Cada vez que se reutiliza um plástico, se evita o uso de petróleo. Isso não quer dizer, no entanto, que a poluição do processo de reciclagem seja zero. Ela simplesmente, na ponta do lápis, polui menos

Segundo os especialistas, até 90% de todos os materiais usados pela indústria podem ser reciclados. As exceções existem porque alguns produtos não compensam ou financeiramente ou ambientalmente. Fraldas descartáveis, por exemplo, causam mais poluição quando são recicladas do que quando são produzidas.

O mesmo é verdade se o material original não estiver muito danificado. O que se garante, com a separação do lixo na fonte. “Quando o resíduo é separado e isolado, a contaminação é reduzida e isso torna tudo mais fácil na hora de reciclar. É por isso que na reciclagem o resíduo de mais valor é o industrial, que é separado com rigor”, explicou ao G1 o engenheiro ambiental Sandro Donnini Mancini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Por isso criticamos o biopuster em Maringá, que foi implantado sem intensificar a coleta seletiva, sem um programa que exija do cidadão que separe seu lixo em 3 partes – reciclável, compostável e rejeito – e se este cidadão não separar, que seja multado pesadamente.

O biopuster é maravilhoso, desde que seja usado para o fim que foi criado. Do jeito que está sendo feito é perda de tempo.

Ele deve ser utilizado para recuperar o lixo velho que já está no aterro desde sua criação e não temos nada contra também compostar o lixo orgânico, que é coletado à taxa de 150 toneladas por dia, mas daí a pegar todo o lixo como é feito hoje, o lixo reciclável, – 150 toneladas por dia – nos opomos totalmente.

Se o lixo não é separado adequadamente, a contaminação dificulta a reciclagem e pode deixar ela cara demais ou poluente demais. Papéis sujos, por exemplo, precisam de muito alvejante para ficarem brancos. Alvejante que é um poluente. Dependendo do estado do material original, reciclar pode fazer mais mal do que bem

Para comprovar isso na prática, Mancini realizou uma pesquisa onde retirou sacolinhas plásticas de um aterro sanitário e as separou para reciclagem. Já na pesagem o problema se mostrou: 40% do peso das sacolinhas não era plástico, mas sujeira. “Antes de reciclar, é preciso limpar. Isso vai gastar detergente. Dependendo do estado, não compensa”, diz ele.

O engenheiro recomenda que todas as cidades procurem ter coleta seletiva de lixo para reciclagem obrigatória. Mas entende porque isso não é uma prioridade em muitos municípios. “O Brasil é um país cheio de problemas sociais, então é justificável que os prefeitos prefiram se concentrar em outros problemas, como saúde e educação”, afirma. “Mas é preciso tomar consciência também que o lixo é um problema sério, que também afeta a saúde. Reciclar faz bem para o meio ambiente e para a saúde da população”.

Este Post tem 11 Comentários

  1. É preciso mudar o discurso. Em vez de “separe o lixo”, nós deveríamos pensar “não misture o lixo”. Não sei como nenhuma das empresas que produzem cestos de lixo para uso doméstico mobilizou-se até agora para produzir cestos diferenciados como os que facilmente se encontra na Alemanha e provavelmente por toda Europa.

  2. Vou apresentar um tarabalho sobre a [coleta seletiva]
    E esse site me ajudou muito sobre o comentário do lixo..
    MuitoO OBRIGADA;;
    BjS;

  3. Boa tarde.
    gostaria de receber material de coleta seletiva e educação para funcionários de uma empresa, estou fazendo um projeto de coleta seletiva, se puderem me ajudar eu agradeço GRATO.

  4. Bom dia!!
    gostaria de receber material de coleta seletiva e educação para funcionários de uma empresa, estou fazendo um projeto de coleta seletiva, se puderem me ajudar eu agradeço GRATO.

  5. Oi, estou fazendo um trabalho sobre uma empresa.
    Estou querendo algumas dicas como são criados os lápis, desmatando, mas depois ajeiteu.
    Isso, eu sei, mas que me aprofundar mais.

    Vlw GENTE
    Até mais

  6. oi pessoal, estou fazeno uma pesquisa de oque é reciclagem eu men ligava pra isso ams agora é bem deferente sempre que eu possso jogos os lixos nas lixeira é atc espero vcs fação isso tbm fuiii 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top