skip to Main Content

Semusp entrega sacos biodegradáveis e orienta comunidade para reciclagem

Foto: Cary Bertazzo

A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) iniciou a entrega de sacos plásticos biodegradáveis para o acondicionamento de materiais recicláveis. Os sacos serão entregues semanalmente para cada morador durante a coleta seletiva. A comunidade pode separar os recicláveis também em outros sacos mas devem acondicioná-los em lixeiras das ruas apenas nos dias em que a coleta seletiva passa pelo bairro (lista com dias da coleta pelo site www2.maringa.pr.gov.br.

A coleta seletiva é realizada de segunda a sábado (bairros e distritos) e de segunda a sexta (centro) entre as 7h30 e 16h30. Podem ser destinados papel, papelão, plástico, metal, vidro e isopor. Não devem ir para a coleta pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes que precisam ser entregues aos revendedores.

O estado dos produtos influencia no valor de comercialização dos produtos. É importante, portanto, separar os recicláveis e não deixar que produtos como alimentos contaminem e inviabilizem a reciclagem. O objetivo da Semusp é triplicar a coleta seletiva que atualmente gira em torno de 260 toneladas por mês. Embora o reforço de novos caminhões contribua com a coleta, a comunidade terá papel decisivo para o sucesso da coleta.

Os reciclados coletados serão triados por seis cooperativas de reciclagem do município que contam o trabalho de famílias de baixa renda. Papel, papelão e plásticos coletados serão destinados às centrais de valorização de materiais recicláveis para beneficiamento e comercialização com indústrias que fabricam produtos a partir de recicláveis. Outros materiais como metais e vidros não passam pelas centrais de valorização e serão comercializados pelas próprias cooperativa

Fonte – O Diário do Norte do Paraná 04 de abril de 2018

Agora, vamos esperar que a prefeitura continue entregando esses sacos ad aeternum, caso contrário, a população será deseducada, porque irá se acostumar a receber os sacos e quando não receber mais, deixará de separar.

Atenção! Embalagens de medicamentos não podem ser colocadas para reciclagem nem no lixo comum. Entregue as embalagens de medicamentos na farmácia mais próxima.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top