skip to Main Content

Soja transgênica causa prejuízo no RS

O que ja vínhamos dizendo desde o final do século passado aconteceu – estava demorando.

Mas as pessoas só acordam quando o bolso reclama.

Enquanto a europa paga a mais por soja convencional – não precisa nem ser orgânica, essa sim vale muito mais – as cooperativas, certamente pagas pela Monsanto, Bayer e outras poucas detentoras de patentes de transgênicos, incentivam o plantio da soja transgênica – claro, vendem a semente, o veneno – que no terceiro ano já tem que se usar tanto que fica mais caro que a soja convencional – ganham os royalties pela soja produzida, se o produtor usar a semente colhida é processado, tem que comprar semente todo ano, não podendo mais recorrer a práticas milenares, quando se colhia a semente e as melhores eram plantadas nos anos seguintes, fazendo melhoramento genético sem transgenia.

Tenho que recuperar a informação, mas lembro que foi mudada a taxa do quanto se pode usar glifosato – taxa de tolerância – para mais de 8.000 vezes, porque os bandidos, calhordas, sabem que ano a ano as pragas ficam tolerantes ao roundup.

Mas a mídia é poderosa, acena com lucros astronômicos, o governo está ganhando $$$ para fazer cara de paisagem, principalmente esse governinho de merda que não trabalha e precisa ganhar esse tipo de dinheiro sujo, porque se o universo permitir, nunca mais estarão no poder novamente – dando essa bolsa esmola para aumentar ainda mais a superpopulação mundial.

Pensando bem a Monsanto está certa, vender transgênico é melhor do que vender cocaína, porque um viciado não gasta nada comparado com os produtores, que, mesmo que desistam de plantar o transgênico ainda terão durante anos contaminação porque as sementes colhidas quando se plantava transgênico continuam a nascer e esse produtor não poderá exportar a soja como convencional.

Quando o interesse de poucos se sobrepõe ao interesse da humanidade, todos sofrem. Mas eles estão tendo uma segunda chance. Será que vão aproveitar e voltar à plantar cultura convencional?

Respeito muito os produtores porque comida é essencial, Então, desculpem, mas … hahaha. Avisados foram desde o começo pelos ecochatos, biodesagradáveis, abraçadores de árvores.

Produtores de soja transgênica do Rio Grande do Sul estão enfrentando um grave problema: algumas plantas invasoras se tornaram resistentes ao glifosato, princípio ativo dos herbicidas usados no manejo da lavoura. A necessidade de utilizar outros produtos para acabar com as invasoras está elevando os custos de produção, acima do que o produtor esperava.O problema foi abordado em reportagem realizada em lavouras de soja transgênica, no município de Vacaria (RS) pelo programa Globo Rural. A reportagem mostrou o drama enfrentado pelo agricultor Guido Schneider que planta soja transgênica, desde 2002.

O agricultor disse que optou por esse cultivo porque o manejo é mais fácil. Ele utilizava apenas o glifosato para o controle das invasoras. O pressuposto é que o herbicida mata todas as invasoras, menos a soja transgênica, devido a um gene introduzido no grão, que lhe confere resistência ao glifosato.

Segundo o agricultor, foi aplicado 1,5 litrode glifosato por hectare. Ele constatou a formação de uma mancha na lavoura, o herbicida foi reaplicado, e mesmo assim não adiantou. O produtor contou à reportagem que teve de trocar o produto. Com isso, o custo de produção de sua lavoura aumentou em cerca de R$ 40,00 por hectare.

A reportagem convidou o agrônomo Leandro Vargas, da Embrapa, e o agrônomo da Universidade de Passo Fundo, Mauro Rizzardi para visitar a fazendo do agricultor. “Eles constataram no campo o que já era sabido nas pesquisas: algumas ervas invasoras estavam resistentes ao glifosato”, mostrou o programa.

Rizzardi alertou, na reportagem, que o agricultor terá que fazer uma análise da relação entre custo e benefício antes de optar pelo plantio da soja transgênica. Segundo ele, o plantio da soja modificada geneticamente que vinha sendo feito até agora tinha custo mais baixo, porque não se contava com resistência de ervas daninhas.

Agora, o custo da aplicação de novos herbicidas deve ser introduzido no cálculo que certamente será maior, quando forem adicionados os custos com royalties. O agrônomo recomenda ao agricultor uma avaliação mais criteriosa e decidir se não vale à pena retornar ao plantio da soja convencional.

A reportagem entrou em contato com a Monsanto, principal fabricante de herbicida utilizado no plantio de soja transgênica, que atribuiu a resistência de plantas daninhas ao glifosato ou a qualquer outro herbicida a um fenômeno natural. (Jornal hoje Maringá) 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top