skip to Main Content

Surprise, surprise, sacolas plásticas representam 90% do lixo recolhido no dia mundial de limpeza de praias

Heal the Bay

Nooossa, alguém constatou o óbvio, é só olhar para fora e para cima num dia de ventania para constatar que a maioria do que está voando não é passarinho e sim as famigeradas sacolas plásticas.

Na verdade, surpresa nenhuma, claro, apenas uma constatação dolorosa e triste da encrenca que os humanos criaram para si mesmos, a plastificação do planeta. Tudo por causa da comodidade, preguiça e acomodação do ato de se usar sacola de uso único.

Jornal Dimensão

A Secretaria de Planejamento Urbano de Imbé (Seplan) participou do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento ecológico contou com a participação efetiva do secretário Osmar Junior que se uniu aos 100 voluntários que percorreram, aproximadamente, 2 km nas praias de Imbé e Tramandaí e margem da Lagoa de Tramandaí recolhendo lixo.

A ação totalizou aproximadamente 600 Kg de lixo, classificados em 7.164 itens. A grande maioria do lixo (90%) era composta por plásticos. Entre os itens encontrados, destaque para as sacolas plásticas (1700 unidades), bitucas de cigarro (1242), embalagens de alimento (677), canudinhos de refrigerante (644) e tampinhas de refrigerante (509). Na margem da lagoa, também chamou a atenção o grande número de garrafas PET (303).

Segundo professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e biólogo do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), entidade organizadora do evento, Paulo Ott, a quantidade de plástico perto e dentro do mar é preocupante. Segundo ele, muitas espécies de animais marinhos confundem o plástico com seus itens alimentares. O plástico pode obstruir o trato digestivo desses animais causando-lhes vários problemas, inclusive a morte. “A idéia da realização desta ação não é simplesmente limpar as praias e rios, mas despertar a atenção das pessoas para esse crescente problema mundial e incentivá-las a buscar soluções localmente”, ressaltou Ott.

This Post Has One Comment

  1. É lamentável observar o descaso das pessoas, o pouco caso das instituições estaduais e federais, e…dos políticos, sem comentários. Acredito verdadeiramente, que somente com palestras, ações efetivas todos os dias, nas escolas, nos rádios e TV, alertando todas a população para a importância da educação e cuidados no uso e eliminação do nosso lixo, é que poderemos ver resultados mais eficazes e rápidos. Jane Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top