skip to Main Content

Todas escolas públicas de NY terão “Segunda Sem Carne”

Deixar a carne fora, um dia por semana, é uma forma de ajudar o planeta, a saúde e os animais.

O prefeito de Nova York Bill de Blasio anunciou que todas as escolas públicas da cidade vão implantar a “Segunda Sem Carne”. Este é um movimento mundial que pede para as pessoas deixarem a carne fora de seus pratos apenas um dia por semana, às segundas-feiras, como forma de ajudar o planeta, a saúde e os animais.

No país norte-americano, que está entre os maiores consumidores de carne do mundo, o programa foi testado em 15 escolas no Brooklyn em 2018. Já a partir deste ano, o programa se estende para todos os colégios. “Cortar um pouco a carne vai melhorar a saúde dos nova-iorquinos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse o prefeito Blasio. “Estamos expandindo as segundas-feiras sem carne para manter nosso almoço e o planeta ‘verde’ para as próximas gerações”.

“Para aqueles que zombam dessa noção, tenho alguns conselhos simples: olhe para a ciência. Veja os dados. Olhe para a obesidade infantil. Olhe para diagnósticos pré-diabetes. Veja o fato de que 65% das crianças americanas entre 12 e 14 anos apresentam sinais de doença precoce do colesterol. Então, talvez você aceite o fato de que não podemos continuar fazendo as coisas da mesma maneira, inclusive dando boas-vindas à ideia das segundas-feiras sem carne”, disse James Oddo, que é presidente do Condado de Staten Island, um distrito de Nova York.

Outras ações

A cidade de Nova York já incluiu pratos compostáveis ​​em vez de bandejas de poliestireno e colocou Estações de Reciclagem nos refeitórios das escolas. Desde o ano letivo de 2011-2012, 761 escolas participam do programa de coleta orgânica da cidade. Há inclusive treinamento para alunos e funcionários sobre a triagem adequada de resíduos orgânicos. Das 761 escolas, 108 são “Resíduos Zero”, uma parceria com o Departamento de Saneamento que busca desviar todos os resíduos recicláveis ​​e compostáveis. Desde o lançamento, 144 toneladas de resíduos orgânicos compostáveis ​​e recicláveis ​​foram desviados de aterros sanitários.

E no Brasil?

Também no Brasil algumas escolas públicas estão aderindo ao movimento, confira abaixo as que já contamos no CicloVivo:

Prefeitura de São Pedro (SP) adota Segunda Sem Carne nas escolas municipais 

Bom Prato SP terá cardápio vegetariano às segundas-feiras

Prefeitura do Rio anuncia inclusão de merenda orgânica em escolas públicas

Escolas em SP vão aumentar oferta de merendas vegetarianas

Câmara de Florianópolis aprova merenda escolar vegetariana

Restaurante da USP tem cardápio sem carne um dia por semana

Paulicéia (SP) adota Segunda Sem Carne nas escolas

Fonte – CicloVivo de 21 de março de 2019

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top