skip to Main Content

Transição energética continuará avançando no mundo

Por Redação  – Além da Energia – 05 de Janeiro de 2021

Para especialistas, transição energética continuará sendo um dos motores do processo de modernização do setor elétrico no Brasil.

Para especialistas consultados pelo Além da Energia na série Perspectivas 2021, a transição energética no Brasil continuará na pauta da indústria, empresas e governos, sendo um dos motores do processo de modernização do setor elétrico no Brasil.

“A transição energética vai continuar em 2021, ela nunca para. A pandemia chamou atenção para outros meios de trabalhar, de se locomover, portanto a transição não é meramente uma questão de tecnologia, mas é também comportamental”, afirma o especialista em Descarbonização da Área de Transição Energética da ENGIE, David Costa David Costa. “Hoje mais do que nunca se fala da transição energética”, reforça.

transicao energetica no brasil

Para Costa, em nível global, a eficiência energética e uso consciente de energia, com preferência para renováveis, vai ganhar importância. Segundo ele, mais empresas vão buscar reduzir sua pegada de carbono, sobretudo porque investidores de peso estão exigindo essa transição.

“Eles [os investidores] farão pressão para as empresas usarem fontes de energia na qual é possível rastrear a origem, a fonte da energia”, avalia. “A transição vai ocorrer tanto naturalmente quando pelas pressões dos stakeholders, vai ser uma mescla das duas coisas”, conclui.

Transição energética em 2021 tem janela de oportunidades

“Estamos falando de crescimento da representatividade das fontes de geração renovável, de foco na modernização do setor, da implementação de um novo modelo de preços que reflita melhor a realidade operacional da geração e do consumo, e de continuidade da abertura gradual, constante e organizada do mercado”, enumera Rui Altieri, presidente do conselho de Administração da CCEE.

“Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em 2020, o setor elétrico se manteve resiliente e vem apresentando recuperação em velocidade surpreendente. Isso é mais uma prova da maturidade do nosso mercado e da capacidade que temos de criar um futuro de desenvolvimento equilibrado”, avalia.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top