skip to Main Content

UE quer acabar com plástico não reciclável

China Importstopp für Plastikmüll (picture-alliance/dpa)Menos de 30% do plástico produzido na União Europeia é reciclado.

Comissão Europeia apresenta projeto para reduzir o desperdício de embalagens a partir da reciclagem e do reuso. Proposta seria a fundação de uma nova economia do plástico.

A Comissão Europeia, poder executivo da União Europeia (UE), apresentou nesta terça-feira (16/01) um projeto que prevê que, até 2030, todas as embalagens plásticas do bloco sejam recicláveis.

Anualmente a Europa produz 25 milhões de toneladas de plástico, mas menos de 30% desse montante é reciclado.

Outro problema são os microplásticos, que contaminam o ar, a água e as cadeias alimentares e cujas consequências para a saúde humana e dos animais ainda são desconhecidas.

“Se não mudarmos a forma com que produzimos e usamos plástico, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano”, afirmou o primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans. “A única solução a longo prazo é reduzir o desperdício de plástico a partir da reciclagem e do reuso.”

Segundo a proposta da Comissão Europeia, até 2030 todas as embalagens plásticas em circulação no mercado da UE teriam que ser recicláveis. O uso de plásticos descartáveis também seria reduzido.

Microplásticos, que são encontrados em produtos como cosméticos e roupas, seriam severamente restringidos.

Além disso, o plano também impulsionaria o financiamento e investimento na produção de plásticos recicláveis mais amigáveis ao meio ambiente e na melhoria dos processos de reciclagem.

Agora o projeto da Comissão precisa ser aprovado tanto pelos governos dos países que compõem a UE quanto pelo Parlamento Europeu.

O objetivo da Comissão Europeia é fundar as bases para uma “nova economia do plástico” que, além de ser mais sustentável, geraria inovação, crescimento de empregos e ainda faria da Europa líder mundial de uma política de transição de plásticos.

Fonte – Chase Winter, DW de 17 de janeiro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top