skip to Main Content

USP Lectures aborda importância da qualidade da água na agricultura

Especialista falará sobre o manejo das bacias hidrográficas em condições de mudanças climáticas

No próximo dia 10, às 15h30, o professor Raghavan Srinivasan, da Texas A&M University (Estados Unidos) falará no campus da USP, em São Carlos, sobre a importância da qualidade da água, nosso ouro azul, para o cultivo de alimentos.

O evento The Blue Gold Under Change: International Experiences on the Security of the Water-Food Energy Nexus faz parte da série USP Lectures e é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

O professor discutirá diversos sucessos e fracassos da utilização de modelos de manejo de bacias hidrográficas para abordar a complexidade de aplicações sob mudanças climáticas no Iraque, no sudeste da Ásia, na África e na América do Sul, conhecimento compartilhado entre fronteiras internacionais para vivermos em harmonia. A segurança da água é uma grande preocupação iminente, sendo que nos últimos 50 anos estivemos focados na segurança alimentar, porém agora é preciso haver segurança da água para cultivar os alimentos necessários para atender à população mundial, bem como a energia demandada que abastece todo o sistema.

O encadeamento de água, alimentos e energia nas aplicações, aliado ao atendimento do ecossistema, será a principal preocupação do próximo século e é muito importante termos uma ferramenta confiável para analisar e compreender essas complexidades. O USP Lectures tem por objetivo trazer renomados pesquisadores internacionais e nacionais a fim de promover o intercâmbio de ideias e ampliar o acesso a discussões científicas atuais.

O evento acontece na sala da Seção Técnica de Informática do campus da USP, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, Centro, São Carlos. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificado aos presentes. O evento terá transmissão ao vivo pelo IPTV da USP. Outras informações podem ser obtidas na página do encontro no Facebook.

Fonte – Jornal da USP de 08 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top