skip to Main Content

Vacas ajudam a aquecer castelo na Suécia

rwfreund

Estadão online de 21 de março de 2008

Um castelo da Suécia começou a aproveitar o processamento de leite de para aquecer suas instalações.

As mais de mil vacas do Castelo de Wapnö se transformaram em fonte dobrada de lucro: o leite, vendido no mercado local, passa agora a fazer parte, ainda que indiretamente, do fornecimento de calor para a construção do século 18, situada no sudoeste do país.

A idéia é simples, segundo o gerente técnico do Castelo de Wapnö, JanTornbjörnsson. O leite é normalmente retirado das vacas a uma temperatura de 37 graus e, em seguida, é rapidamente resfriado para uma temperatura de três graus, a fim de mantê-lo fresco.

“Tudo o que precisamos fazer, portanto, é aproveitar este excedente de energia criado no processo de resfriamento do leite e direcioná-lo para o sistema de aquecimento”, disse Jan Tornbjörnsson à BBC Brasil.

O processo funciona da seguinte maneira: o equipamento de resfriamento do leite produz calor. Através de um trocador de calor, este “ar quente” produzido no processo de resfriamento é transformado em água quente. A água quente é então bombeada para as tubulacões dos sistemas de aquecimento e de abastecimento de água quente do castelo.

Ou seja, o sistema implantado no Castelo de Wapnö simplesmente aproveita a energia usada naturalmente no processo de resfriamento e a transforma em fonte de alimentacao do sistema de aquecimento. Imagine uma geladeira: quando está ligada, ela produz calor na parte de trás. O que o trocador de calor faz é transformar aquele ar quente em água quente.

As 1,1 mil vacas do castelo produzem 30 mil litros de leite por dia. A sobra de energia gerada é suficiente para ativar todo o sistema de aquecimento central para os 50 cômodos do castelo e instalações adjacentes, incluindo o abastecimento de água quente, segundo o gerente técnico.

Anteriormente, 17 metros cúbicos de combustível eram necessários para aquecer o castelo. Na semana passada, o antigo boiler foi definitivamente aposentado.

O diretor da empresa que opera a produção de leite e derivados no castelo, Lennart Bengtsson, disse que a idéia de usar o leite de vaca surgiu há três anos.

“Produzimos muito leite, e de repente percebemos que a energia produzida no processo de resfriamento do leite estava sendo desperdiçada”, disse Bengtsson à BBC Brasil. “Pode soar bizarro, mas na verdade não há nada de tão genial na idéia.”

O novo esquema é uma iniciativa pioneira na Suécia. Segundo Bengtsson, já existem planos para a construção de um hotel próximo ao castelo, com aquecimento totalmente produzido a partir de leite de vaca.

De acordo com o diretor da empresa, os benefícios do sistema não se restringem à proteção do meio ambiente.

“Para o novo hotel, o esquema vai significar uma economia de cerca de 300 mil coroas suecas por ano (cerca de R$ 790 mil)”, afirmou Bengtsson.

Para o castelo, a nova operação vai representar uma redução de custos equivalente a mais de R$ 400 mil por ano.

Segundo Jan Tornbjörnsson, para um país com as dimensões do Brasil os benefícios podem ser significativamente maiores.

“No Brasil, com suas grandes fazendas, o aproveitamento do leite de vaca pode ser um sistema fantástico”, disse ele. “A energia excedente pode tanto ser aproveitada no suprimento de água quente como na refrigeração de instalações.”

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top