skip to Main Content

Veneno da abelha mata rapidamente as células agressivas do câncer de mama

Por Nicolas Perpitch – ABC News

Em pesquisa australiana publicada recentemente foi descoberto que o veneno das abelhas mata rapidamente as células agressivas e difíceis de tratar do câncer de mama.

O estudo também descobriu que, quando o principal componente do veneno foi combinado com as drogas quimioterápicas existentes, foi extremamente eficiente na redução do crescimento do tumor em camundongos.

Publicada na revista Nature Precision Oncology, a pesquisa foi conduzida no Instituto de Pesquisa Médica Harry Perkins de Perth pela Dra. Ciara Duffy como parte dos seus estudos de seu doutorado.

O Dr. Duffy espera que a descoberta possa levar ao desenvolvimento de um tratamento para o câncer de mama triplo-negativo, que é responsável por 10 a 15 por cento de todos os cânceres de mama e para o qual não há atualmente terapias clinicamente eficazes.

Ela disse que o veneno da abelha se provou ser extremamente potente.

Um retrato de Ciara Duffy em um laboratório vestindo um jaleco branco e sorrindo para a câmera.

A Dra. Ciara Duffy, do Instituto de Pesquisa Médica Harry Perkins da Austrália Ocidental, que está realizando o estudo.

“Descobrimos que o veneno das abelhas é notavelmente eficaz em matar algumas células mais agressivas do câncer de mama em concentrações que não são tão prejudiciais às células normais”, disse Duffy.

A pesquisa mostrou que uma concentração específica do veneno matou 100 por cento do câncer de mama triplo-negativo e células de câncer de mama enriquecidas com HER2 em 60 minutos, tendo efeitos mínimos efeitos sobre as células normais.

Veneno de abelha colhido em Perth

O Dr. Duffy colheu veneno de colmeias de abelhas na Universidade da Austrália Ocidental, bem como na Irlanda e na Inglaterra.

“As abelhas de Perth são uma das mais saudáveis ​​do mundo”, disse ela.

As abelhas foram colocadas para dormir com dióxido de carbono e mantidas no gelo antes que o veneno fosse extraído e injetado nos tumores.

Dr Ciara Duffy looking through a microscope in a medical lab, wearing blue latex gloves and a white lab coat.

A Dra. Ciara Duffy disse que as abelhas de Perth são as mais saudáveis ​​do mundo.

Ela disse que um componente do veneno chamado melitina tinha o efeito mortal nas células cancerígenas.

Os pesquisadores reproduziram a melitina sinteticamente e descobriram que ela refletia a maioria dos efeitos anticâncer do veneno da abelha.

“O que a melitina faz é entrar na superfície, ou na membrana plasmática, e formar buracos ou poros e causa a morte da célula”, disse Duffy.

Os pesquisadores também descobriram em 20 minutos que a melitina tinha outro efeito poderoso.

 

A beekeeper wearing a protective suit tends to a hive full of honey bees.

Acredita-se que o componente melitina do veneno tenha o efeito matador. (ABC News)

“Descobrimos que ele estava interferindo nas principais mensagens ou vias de informação do câncer que são fundamentais para o crescimento e a replicação das células cancerosas”, disse ela.

Ele efetivamente desligou as vias de informação para a reprodução de células cancerosas triplo-negativas e HER2.

‘Descoberta muito emocionante’, diz o cientista-chefe

O Dr. Duffy também examinou o efeito da melitina usada em combinação com drogas quimioterápicas existentes, como docetaxel.

Ela descobriu que os buracos nas membranas do câncer de mama causados ​​pela melitina permitiram que a quimioterapia entrasse na célula e funcionou de forma extremamente eficiente na redução do crescimento do tumor em camundongos.

Peter Klinken smiling, wearing a dark suit and white shirt while standing in front of an Indigenous wall painting.

O cientista-chefe da WA, Peter Klinken, disse que a descoberta foi “muito emocionante”. (ABC News: Nicolas Perpitch)

O cientista-chefe da Universidade da Austrália Ocidental, Professor Peter Klinken, disse que foi um desenvolvimento significativo, que forneceu outro exemplo de como os compostos da natureza podem ser usados ​​para tratar doenças humanas.

“Acho que é empolgante que eles tenham feito esta observação de que a molécula melitina pode realmente afetar as células cancerosas, mas que pode funcionar em combinação com outras drogas que vêm de produtos naturais também, e também combinando”, disse o professor Klinken.

O Dr. Duffy não queria usar palavras como descoberta ou cura, enfatizando que isso é apenas o começo, e que será preciso de muita pesquisa.

“Há um longo caminho a percorrer em termos de como reagiria no corpo e, você sabe, observando as toxicidades e as doses máximas toleradas antes de continuarmos à frente”, disse ela.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top