skip to Main Content

Wal Mart, Mercadorama, Big, Carrefour, Pão de Açúcar, Extra não respeitam o planeta nem os clientes

Zoe Brookes

 

Jornale Curitiba de 19 de junho de 2008

 

As redes WMS Supermercados do Brasil o Carrefour e a Companhia Brasileira de Distribuição ainda não apresentaram soluções de substituição.

A Companhia Brasileira de Distribuição – que inclui os supermercados Extra e Pão de Açúcar – foram multadas por não encontrar soluções para a substituição das sacolas plásticas. A liminar que isentava o pagamento de multa foi derrubada pela juíza Vanessa de Souza Camargo, da 4ª Vara da Fazenda Pública, Falências, Concordatas de Curitiba.

 

O Ministério Público e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos havia estipulado um prazo no ano passado para que os supermercados buscassem formas de diminuir os impactos causados pelos passivos ambientais.

 

Entretanto, em fevereiro deste ano, as redes WMS Supermercados do Brasil, da qual fazem parte Wal Mart, Mercadorama e Big, o Carrefour e a Companhia Brasileira de Distribuição receberam multa de R$ 70 mil ao dia por não apresentar soluções para substituir as sacolas. Até esta quarta-feira, a multa chega a quase R$ 5 milhões a cada uma delas.

 

A Companhia Brasileira de Distribuição pediu na Justiça a isenção do pagamento da multa, mas a juíza Vanessa Camargo considerou a ação improcedente no dia 17 de abril. A decisão foi publicada no diário oficial no último dia 4.

 

Em nota, o Grupo Pão de Açúcar afirma que está preocupado com as questões ambientais e que “acredita que a racionalização do uso de sacolas plásticas é a melhor forma de contribuir com a natureza”. O Grupo Pão de Açúcar ainda declara que “nos últimos anos , a empresa tem criado diversas alternativas, como a implantação das Estações de Reciclagem, a comercialização de sacolas retornáveis e a reutilização de caixas de papelão para transportes de compras”.

 

Isso é uma vergonha, essas redes internacionais vem para o Brasil só para faturar milhões, sem ter a responsabilidade de cumprir as leis ambientais.

 

Claro, não é o país deles. Eles estão pouco se importando com o Brasil.

 

O melhor caminho para eles assumirem a responsabilidade com a plastificação que provocam é simplesmente o boicote.

 

Não pise nestes supermercados, tem supermercado em qualquer esquina, prestigie aqueles que estão fazendo sua parte para deixar nosso planeta um lugar melhor para se viver.

 

É assim que você pode fazer a diferença, é assim que você pode fazer sua parte pelo planeta.

 

Em relação à suspensão da liminar, a empresa esclarece que pauta suas ações no respeito às leis e que aguardará a decisão de recurso para que possam ser tomadas as medidas cabíveis.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top