skip to Main Content

YOP faz sacolas oxi-biodegradáveis para o projeto viva o verão do governo do Paraná

O Projeto viva o verão – nossa praia é limpeza, distribui sacolas para os turistas não poluirem nosso litoral.

Em 2006 apresentamos ao Dudas, da SEMA o PROJETO SACOLAS ECOLÓGICAS da FUNVERDE explicando que pretendemos que o estado inteiro adote essa idéia, inicialmente em supermercados, feiras livres, padarias, farmácias e videolocadoras.

Não esquecendo as prefeituras, que dentro de postos de saúde, escolas, varrição e das próprias prefeituras utilizam centenas de milhares de sacos de lixo por ano, que vão para os lixões – com poucas exceções para os aterros – e ficam lá criando chorume por centenas de anos.

Este ano o Governo do Paraná, através da SEMA – secretaria de estado do meio ambiente e recursos hídricos, IAP – instituto ambiental do Paraná, SUDERSHA – superintendência de desenvolvimento de recursos hídricos e saneamento ambiental, aplicando o programa DESPERDÍCIO ZERO, através de parceria com a FUNVERDE – claro, o projeto é nosso – mudou, mandou fazer as sacolas oxi-biodegradáveis, que em um ano e meio desapareceram, não deixando essa herança detestável para nossos descendentes.

A SANEPAR, que faz parte do projeto viva o verão também fará algumas dezenas de milhares destas sacolas, mas cada parceiro fará com uma cara diferente, ficando igual só a tarja na parte inferior com os participantes. Quando ficarem prontas as sacolas da SANEPAR eu coloco uma foto – melhor que esta, espero, porque a iluminação estava horrível.

Então, quando for para o litoral, pegue estas sacolinhas com carinho, jogue seu palito de sorvete, latinha de cerveja – claro – papel de bala e qualquer outra coisa que você gerar, coloque nesta sacolinha e deposite em uma lata de lixo, com a consciência limpa, porque demos mais um passo para um planeta melhor.

E não se esqueça, na hora da compra dê prefêrencia para estabelecimentos – inicialmente em Maringá, mas o projeto está se expandindo – que utilizem estas sacolas que, se não são o ideal, são um passo adiante para modo de consumo ideal. Claro que o ideal para o planeta seria a extinção do ser humano, mas … não vamos ser radicais.

Por enquanto só a rede de Supermercados Canção está utilizando as sacolas de compra oxi-biodegradáveis. Eles apostaram no projeto, então aposte neles, compre no Canção para mostrar que ser ambiental não significa prejuizo.

A VIAPAR também trocou seus sacos de lixo por oxi-biodegradáveis,  além de terem trocado seu papel por papel não branqueado e terem implantado um projeto de separação de lixo com palestras e conscientização dos funcionários.

Se cada um fizer sua parte teremos a solução do problema.

A cada empresa que aderir ao projeto aviso no fotolog.

Vou criar uma subpágina para colocar os participantes do projeto, talvez com data de entrada, vou ver ainda.

Este Post tem 5 Comentários

  1. Bom dia!

    gostaria de saber se eu posso ser uma revendedora dessas sacolas ecologicas na minha cidade, pois acho esta ideia muito interessante.

  2. Gostaria se saber onde posso comprar em grande quantidade este tipo de sacola a um preço mais acessivel ???? necessito com urgencia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top