Porque plantar árvores nativas

Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!

Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas!

Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.

Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça. A camada de folhas que se formam a baixo das árvores servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:

Em rios – a erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.

Para o Solo – a erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.

Para os animais – a erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimentá-los, eles vão embora ou morrem de fome.

Para os lençóis freáticos – os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixá-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.

A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

Uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar!

Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e florestas que tem seu clima mais fresco.

Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).

Em um bosque frondoso, a copa das árvores acumula a maior parte da radiação solar, o que significa que o chão, permanecendo quase todo o dia na penumbra, é bem mais fresco.

Assim se define um microclima – ou seja, um local restrito, ou isolado da região em torno. Desta forma, a temperatura na região de um bosque, no verão, pode ser 5 graus centígrados mais alta que a do próprio bosque.

As metrópoles são outro tipo de microclima – nesse caso porque geralmente estão cobertas por massas de ar quente, situadas a cerca de 120 metros de altura, criadas pela poluição.

O resultado é a criação de ilhas de calor: assim, a temperatura no centro de uma cidade, por exemplo, pode estar 6 graus centígrados acima daquela de bairros distantes (ou mais arborizados) e da zona rural.

Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores espere para saber mais…

Sombra – ah que delícia uma boa sombra! Não é? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar!

Madeira – se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madeireiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando?

Papel – não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala! Preocupante? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel!

Oxigênio – você respira? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo!

E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!

Frutas – quem não gosta de uma boa fruta? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.

Fauna – que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã! Pois então! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.

Primeiro vamos à nomenclatura

Nativa – ocorre naturalmente na região que se está tratando.

Exótica – não ocorre naturalmente na região que se está tratando.

Endêmica – espécie que ocorre exclusivamente na região que se está tratando. Uma espécie que é nativa da Austrália é considerada exótica no Brasil, como é o caso do Eucalipto. Uma espécie pode ser Nativa do Brasil, porém endêmica da Bahia, como é o caso da piaçava. Isso quer dizer que em São Paulo, ou em Amazonas, esta espécie é considerada Exótica.

Os benefícios de se plantar árvores nativas de sua região, além de não ter os problemas das exóticas, estão descritos a baixo:

– O alimento é exatamente os que os animais nativos precisam.

– Fazem parte de uma determinada floresta onde uma espécie ajuda a outra, de diversas formas.

– Dificilmente espécies nativas são exterminadas por pragas, pois já desenvolveram muito bem uma defesa para cada praga da região.

– Muito indicadas em plantios orgânicos, que desejam não utilizar agrotóxicos.

– A relação entre os nutrientes disponíveis, e os nutrientes necessários para a árvore, é harmoniosa.

– São as árvores nativas que os pássaros nativos procuram para fazer seus ninhos. Você já reparou que em matas de Eucalipto ou Pinus houve-se muito pouco ou quase nenhum som de pássaros e outros animas?

– E por último, se existem mais de 500 espécies só na Mata Atlântica, das mais variadas formas, das mais lindas flores das mais cobiçadas madeiras do mundo …

Porque NÃO plantar árvores exóticas?

– Por não terem predadores naturais, essas espécies podem se multiplicar sem controle, tornando-se assim uma praga, como é o caso do Eucalipto.

– Por não terem uma boa relação com a floresta nativa, podem competir desigualmente pelo espaço, chegando até matar as espécies nativas, como é o caso da Leucena, que em seu habitat natural com pouca água, desenvolveu uma substância que impede o crescimento de outras espécies ao seu redor, para evitar a competição pela água escassa.

– A proliferação pode ser descontrolada. Como é o exemplo também da Leucena. Em seu habitat nativo desenvolveu uma estratégia de produzir milhares de sementes. Isso porque a semente que encontrar apenas um pouco de água já irá germinar. Mas aonde o solo é seco só algumas sementes conseguem sobreviver. Aqui no Brasil, por ser um país tropical úmido, todas as sementes encontrar condições ideais para germinar. O que temos é uma disseminação tão intensa deste espécie que hoje é considerada uma verdadeira praga em nosso ambiente.

– Algumas espécies exóticas tem as raízes muito bem preparadas para absorver toda a água que conseguirem. Como é o caso do Eucalipto, que absorve tanta água do solo, que este chega a ficar seco. Muitos locais estão com o solo pobre por terem sido invadidos por esta espécie, que muitas vezes é plantada por pessoas que desconhecem este problema.

– O maior erro em se plantar exóticas como Eucalipto e Pinheiros, é que estas espécies crescem muito rápido. Pessoas e empresas que são obrigadas judicialmente a reflorestar, utilizam estas espécies para mostrar o resultado o mais rápido possível. O que muita gente não sabe é que com espécies pioneiras brasileiras, consegue-se este resultado ou mesmo um melhor, tanto em termos de tempo quanto obviamente de qualidade, como é o caso da Embaúba, Monjoleiro e tantas outras mais.

Não seja você mais um plantador de espécies não brasileiras

Fonte – www.arvoresbrasil.com.br

172 pensamentos em “Porque plantar árvores nativas”

  1. . ACHO SUPER IMPORTANTE AS PESSOAS TEREM CONSIENCIA DO QUE PODE ACONTECER COM AS MATAS A ALGUNS ANOS , E SABER O QUE PODE SER FEITO PARA PRESERVAR ESSE PATRIMONIO RICO QUE É DE TODOS NÓS , E ALGUMAS PESSOAS NÃO COLABORAM NEM UM POUCO ,SÓ PREJUDICANDO ,COMO JOGANDO LIXO NAS RUAS, ENTULHOS EM CORREGOS E OUTROS. COMO A IMPORTANCIA DE RECICLAR.
    .GOSTARIA DE RECEBER UM E-MAIL SOBRE QUE ARVORES DEVO PLANTAR QUE QUAL A IMPORTANCIA DESSAS ARVORES ,AGUARDO A RESPOSTA .
    OBRIGADO! JESSICA…

  2. . ACHO SUPER IMPORTANTE AS PESSOAS TEREM CONSIENCIA DO QUE PODE ACONTECER COM AS MATAS A ALGUNS ANOS , E SABER O QUE PODE SER FEITO PARA PRESERVAR ESSE PATRIMONIO RICO QUE É DE TODOS NÓS , E ALGUMAS PESSOAS NÃO COLABORAM NEM UM POUCO ,SÓ PREJUDICANDO ,COMO JOGANDO LIXO NAS RUAS, ENTULHOS EM CORREGOS E OUTROS. COMO A IMPORTANCIA DE RECICLAR.
    .GOSTARIA DE RECEBER UM E-MAIL SOBRE QUE ARVORES DEVO PLANTAR QUE QUAL A IMPORTANCIA DESSAS ARVORES ,AGUARDO A RESPOSTA .
    OBRIGADO! JESSICA…

  3. Achei legal a enfase e explicação dadas ao plantio de nativas.
    Ainda nos dias de hoje, com a grande velocidade e quantidade de informação, 3º milênio, século XXI, Ecologia Global na ordem do dia, etc. e etc., ainda vemos a maioria esmagadora da Arborização Urbana das cidades brasileiras se pautando com prioridade na estética, no plantio monoespecífico (ruas, avenidas, quarteirões e até bosques de uma única espécie), árvores exóticas, árvores sem frutos para pássaros, etc., esquecendo-se quase que por completo o real significado da arborização (vegetação para melhorar a qualidade de vida no Meio Ambiente, NA MAIS PROFUNDA ACEPÇÃO DO TERMO).

  4. Bom,eu gosto muito desse trabalho da ONU.Presevar o ambiente é muito importante,por isso devemos ter muita conciência e pensar que quem nos ajuda a sobreviver são as árvores.E então ,nós devemos respeita-las como um tesouro.É uma pena que a maioria das pessoas não respeitem isso,né?Muita gente diz que elas não servem de nada pra gente.Mas servem sim.

    Esse site tambem é muito legal e eu consegui fazer uma pesquisa com ele.
    Eu gostaria de agradercer muito quem preserva o meio ambiente

  5. ola primeiramente gostaria de parabenilza-los pelo otimo papel que a funverde vem desempenhando junto a sociedade, gostaria de saber como eu faço para poder começar um trabalho de consiencia social com relação ao plantio de arvores na cidade, moro em itajai – santa catarina, gostaria que se possivel fosse me enviassem materias sobre as principais arvores para plantio em regioes urbanas, recuperação de mata ciliar e outras materias mais que me possam ser uteis.

  6. Eu acho muito interessante essa idéia de plantar árvores porque eu faço Engenharia Ambiental. e gosto muito dessa área.
    Mas a questão é que eu quero plantar algumas árvores na horta da minha fazenda,mas eu não acho nenhuma fonte que me fale qual plantar>
    Por isso quero que vocês me mandão alguns nomes de árvores com suas fotos.
    Obrigado!!!

  7. Eu acho muito interessante essa idéia de plantar árvores porque eu faço Engenharia Ambiental. e gosto muito dessa área.
    Mas a questão é que eu quero plantar algumas árvores na horta da minha fazenda,mas eu não acho nenhuma fonte que me fale qual plantar!
    Por isso quero que vocês me mandão alguns nomes de árvores com suas fotos.
    Obrigado!!!

  8. Venho,primeiramente parabenizar a FUNVERDE por esse excelente trabalho que está sendo realizado em prol da educação com relação ao meio ambiente,acho que já deveria ser lei educacional nas escolas ter uma matéria na grade curricular somente para abordar e ensinar e com a responsabilidade que o ser humano tem de preservar o meio ambiente em que vive.Pois ensinando apartir da escola que se consegue quebrar os conceitos mais antigos que criam resistência e julgam o meio ambiente uma verdade inconveniente.
    Fiz uma experiência em uma nascente de água no sítio a quatro anos atrás a mesma estava quase seca em tempos de seca com alguma vegetação ao redor,plantei ao redor da fonte com espaçamento de 2x2m cerca de 10 mudas da espécie uva japonesa,para minha surpresa depois da ultima seca no ano de 2006 com a falta de chuvas esta fonte não diminui e sim manteve uma mangueira de agua de 1/2″ correndo continuamente.Moacir O.Michaut-Joaçaba-SC

    1. estou tendo dificuldades para controlar a invazão de mudas de uva japonesa, as que corto rebrotam e a cada dia nascem mais mudinhas.

    1. Caro amigo, Renan;

      Em primeiro, lugar eu gostei muito do seu entusiasmo. Mostra muito interesse as arvores nativas, parabéns.
      Eu comprei um livro manual das arvores brasileiras.
      Esse livro, são dois volume: vol 01 vl 02. Esse livros é muito bom e faz com que as pessoas tenham te um ótimo, conhecimento sobre élas. E como planta las tudo passo-a-passo, voce vai gostar.

  9. Eu primeiramente gostaria de parabenisar os idealisadores desse site porque alem de ser muito interessante ,me ajudou a fazer uma pesquisa que eu não conseguia coompriender

  10. Na minha concepção é muito importante este tipo de texto informativo,pois não á divulgação pertinente para estes assuntos, relacionados as grandes finalidades que as arvores proporcionam para o equilibrio do meio natural, como também do meio social.Meus parabéns pelo ato de solidariedade com a natureza, ela agradece!!!

  11. Quero parabenisa-los pelo trabalho em desenvolvimento. acho que o mundo está muito voltado para a economia e o problema começa pela educação. Vejamos nossas universidades, os cursos que elas oferecem são, em maioria, voltados à área de economia. Enquanto isso nossa flora nativa precisa de renovação, não podemos pensar somente na lucratividade da das árvores exóticas, as árvores nativas precisam de voluntários. Afinal, não podemos comer ou respirar dinheiro !

  12. Moro em uberlandia – minas gerais, cerrado brasileiro, gostaria que vcs me ajudassem a escolher uma arvore para plantar em frente de minha casa, tinha duas e a cemig a arrancou para colocar um poste.
    Plantei no meu quintal no inicio do ano laranja, limao, pitanga, acerola, coco da bahia, jabuticaba e carambola, fiz isto depois que li uma reportagem para criar um restaurante para passaros, agora estou procurando uma arvore para v colocar em frente de casa, primeiro tinha pensado em uma frutifera mais desisti pq seu que quem vai comer sao os visinhos, entao quero uma arvore de de um fruto que so os passaros da regiao gostem de comer.
    Nao quero ter apenas uma arvore que de sombra.

    obrigada e aguardo uma resposta.

  13. Bom Dia amigos do Planeta
    sou funcionaria da Secretaria Municipal de Educação de Lontras pequena e linda cidade do interior de SC, e estamos desenvolvendo um projetop nas nossas escolas de 1 a 4 serie e tambem na Educação Infantil com o tema “cuidando e valorizando o espaço em que vivemos” e gostaria de estar rebendo sugestoes de como melhor desenvolver esse trabalho ja que temos como objetivo geral Despertar as crianças para que investiguem as causas e efeitos acarretados pela poluição e destuição do muio social em que vivem… esperando que se posicionem com atitudes positivas, quanto a preservação do meio ambiente, desenvolvendo desta forma seus papeis de verdadeiros cidadaos.

    aguardo respostas
    abraços
    Luciane

  14. Olá, tenho um sítio e temos 03 nascente de água mas estou notando que duas delas estão ficando fraca, desconfio que foi depois que querendo melhorar um ambiente plantei uns pés de coqueiros, será que foi isso? devo plantar mas arvores? quais as árvores ideal que devo plantar, por favor ajude-me, adoro verde, e preservo as arvores nativas, mas não sei qual a árvore que devo plantar para que minha nascente não acabe.
    conto com ajuda de vcs, e responda-me o mais rápido possivel, se possivel envie um e-mail para o meu.

    obrigada,

    Raquel

  15. EU GOSTARIA DE SABER DE UMA COISA , SOU DE TABOAO DA SERRA E GOSTARIA DE SABER QUAIS SAO AS ARVORES NATIVAS DE MINHA REGIAO , TABOAO É GRUDADO DA CAPITAL DE SAO PAULO, QUERO SABER QUAIS ARVORES FRUTIFERAS EU POSSO PLANTAR EM MINHA REGIAO.ABRAÇO E AGRADEÇO DESDE JA.

    1. Parabéns pela matéria, achei muito importante polis estou reflorestando uma área de 9000 metros quadrados , tenho a preocupação de colocar ali as árvores que os próprios pássaros semeiam para mim. Se eles semeiam é porque comem os frutos, para minha surpresa nasceu nessa área uma embauba perto de uma árvore seca tenho certeza que os pássaros semearam. Mas não contente plantei jatobá, Cabreúva, araucárias, cedro,guarantan e pretendo plantar arvores frutíferas da Mata AtlÂntica.

  16. Boa tarde!
    Por gentileza, eu gostaria de saber quais são as ÁRVORES NATIVAS DO LITORAL DA BAHIA.
    Aguardo retorno,

    Grata,

    Soraia Britto Guimarães

  17. Sou aluno do segundo semestre de administração da UNOPAR. Ontem eu e meus colegas de curso realizamos um plantio de espécies nativas na margem direita do nosso lago IGAPÓ 3. Plantamos 98 mudas nativas, seguindo orientação da SEMA muncipal de Londrina e do IAP (Paraná), entre elas o Tucaneiros, Capixinguis, Canafístulas, Guaritás, Paus d’alho, Cedros, Guanandis, Angicos vermelhos, Perobas e outras árvores. Na próxima quinta-feira completaremos o plantio com mais 33 mudas
    Iniciamos nosso projeto “ADMINISTRANDO O FUTURO” em Janeiro de 2007 para dar nossa resposta positiva para o enfrentamento do aquecimento global. E pelo ânimo da turma o negócio não vai parar por aí. É necessário que o mundo acadêmico, principalmente, se engaje nessa bela festa que é o plantio de árvores nativas. Nossos netos agradecerão. Woody Allen disse uma vez que “Me interessa o futuro, porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida”. ABRAÇOS.

  18. Excelente o trabalho; pena que infelizmente o poder público não vê dessa forma. O próprio presidente da República incentiva e quer fazer de nosso belo país uma verdaderia flresta de cana de açucar. Estão destruíndo o resto de pequenas reservas que ainda nos resta e ninguém faz nada. É lastimável. Eu faço a minha parte.

  19. Vçs podem me enviar bibliografias que ensina como plantar árvores nativas da região do Triângulo mineiro? (serrado e meia cultura). Tenho um sítio de dois alqueires e gostaria de reflorestá-lo.

  20. O Centro de Internamento Provisório para adolescentes em São José do Cedro SC, está implantando um viveiro de mudas nativas com o seguintes objetivos:

    Manter os adolescentes internos atividade ocupacional, oferecendo-lhes uma atividade alternativa e contribuindo para melhoria da renda pessoal e renda para a instituição.

    Comercializar as mudas, revertendo parte do lucro em materiais para manutenção do projeto, para necessidades da instituição e entre os internos que participarem do projeto, incentivando-os na produção.

    Explorar datas comemorativas para a comercialização das mudas.

    Oferecer a produção para as Transações Penais que houver determinação de reflorestamento;

    Colaborar com a política compensatória à empresas que necessitem ou tenham interesse em reflorestar;

    Fornecer a comunidade mudas para reflorestamento.

    Porém estamos nos deparando com inumeras dificuldades em relação as sementes, por isso estamos pedindo vossa colaboração no sentido de realizarmos uma parceria em relação as sementes, pois não possuimos recursos financeiros para adquirir as mesmas.

    Atenciosamente

    Luciane Tomasini
    Assistente Social

  21. Olá, eu sou professora do municipio e gostaria de receber um e-mail com os nomes das árvores nativas do municipio de Maringá para trabalho com alunos da 3ª série do ensino fundamental. Desde já agradeço pela atenção.

  22. preciso de informações sobre uma plantação que quero fazer com 10 arvores frutiferas de porte pequeno e que faça sombra para um mini sitio que adquiri

  23. Gostei muito desta materia, realmente o eucalipto resceca muito o solo e as arvores nativas não. nos ultimos anos a plantação de eucalipto aumentou muito, acho que os produtores ruais não estão bem informado sobre este tema, infelizmente as autoridade governamentais abandonaram a agricultura e incentiva a plantação desta praga, isto será num futuro muito próximo um grande problema.

  24. Preciso saber qual árvore ou planta posso plantar ao redor da perto de minha casa para evitar que ela seque, pois já diminuio pela metade o seu nivel normal…
    Obrigado

    meu e-mail é …

  25. Olá,

    Parabéns pela matéria!
    Gostaria de saber quais as árvores nativas da região de Blumenau – SC. Estou desenvolvendo um projeto lá e preciso muito desta informação.

    Obrigada pela atenção.

    Caroline

  26. Tão importante quanto respirar, é plantar uma árvores, ou melhor, várias. Dependemos delas e elas dependem de nós para crescerem, darem frutos. Não há quem não goste da sombra de uma, naqueles dias quentes de verão. Preserve-as e desfrute de sua beleza.

  27. Achei muito interesante essa pagina,pois eu n tinha muito conhecimento sobre a importancia de se cultivar arvores nativas….eu faço engenharia florestal, e quaqse só escuto comentarios sobre exoticas…e pouco sobre nativas…

  28. OLÁ. SOU DE ARARAS-SP, tenho uma pequenina chácara de 1 alqueire e pretendo construir uma casa e morar lá. a terra é bem vermelha e lá tem plantado cana-de-açúcar no komento. Mas estou prestes a tirar a cana p/ a construção e reflorestamento de árvores frutíferas e árvores com flores. Vocês podem me dar dicas e indicar uma relação das árvores que eu poderei plantar lá? OBRIGADO… Jean CArlo

    1. Meu caro amigo;
      Eu não sou engenheiro agrônomo, mas posso de dar uma opnião! Mesmo que a terra seja vermelha, não tem problema porque tenha plantado cana. O importante é voce em primeiro lugar, plantar a mudas de embaúba, por ser pioneira é a mas indicada, em cada espaço de três metros, plante um pé de embaúba ao meio e éla vai dar sustento as outras. Evite o uso de adubo químico, porque senão voce tem que sempre corrigir o solo deixando a planta sensível. Sem pre que for plantar as mudas, coloque uma parte de carvão vegetal com o esterco compsto, desde que esteja de boa procedencia. No momento é o que posso lhe indicar, boa sorte! Paulo

  29. por favor sou do vale do paraiba-sp e quero saber quais arvores devo plantar em uma pequena mina de agua em meu sitio para seu aumento e principalmente para sua presrvaçao
    Obrigado.

  30. Amigos Ambientalistas,

    Tenho uma pequena propriedade no estado de São Paulo,e já há vários anos venho plantando árvores de madeira de lei brasileiras para preservar minhas nascentes de água e melhorar o solo e o clima.Os resultados foram surpreendentes; a vazão e a qualidade da água melhoraram e onde estava com solo desgastado e cansado hoje existe uma camada vegetal e microorganismos que ajudam a arejar e reter umidade ao solo.As árvore plantadas são muitas,porém passo a relacionar algumas,para que os amigos saibam das espécies mais frequentes.São elas:Ipê Amarelo da Mata,Ipê Amarelo da Casca Lisa,Ipê rôxo de Bola,Ipê rôxo da mata,Ipê amarelo do Brejo,Ipê Branco,Ipê rôxo de cinco folhas,Ipê roxo de sete folhas,Angico Vermelho,Angico da Mata,Aroeira Verdadeira,Canela,Jatobá,Jequitibá Rosa e Branco,Guarantã,Cumbaru,Peroba Rosa e peroba poca,Jacarandá da Bahia,Jacarandá de Minas, Jacarandá Paulista,Cabreúva Vermelha,Pau Marfim,Braúna Parda,Cedro,Guaiuvira,Canafístula,Vinhático,Gonçalo Alves,Canela,Maminha de Porca,Embaúba,Jangada,Amendoim Bravo,Amendoim do Campo,e outras árvores nativas da região.Necessito conseguir mudas da Braúna Preta do sul da Bahia,Sucupira Preta e Sucupira Amarela.Caso saibam da existencia destas mudas avisar-me.Os brasileiros devem falar menos e fazer mais…

  31. oi, caros amigos eu adiquirir umas sementes de jequitibá-branco só que não sei como fazer o plantiu porfavor, pode me dar dicas de como planta-los a natureza e eu agradecemos………
    Morpará-Ba

  32. Gostaria de saber se a Mangueira e arvore nativa e se o plantio dela em minha casa e a dequado, pos moro em um condominio no Estado do Rio de Janeiroe tenho um pé de mangueira plantado em frente de minha casa mas na area em comum no condominio, o sindico quer que eu arranque.
    Por favor se existe uma forma de eu mant-ela ali me ajudem.

  33. Sou Paranaense, hoje mora aqui em Suzano /SP..temos uma chácara pequena e cortada por um córrego no fundo do terreno…..não entendo nada poré adoro plantas arvores enfim…temos alguns pés de frutas novos , que já existiam aqui…mas estão se desenvolvendo agora com o pouco cuidado que tenho disposto em termos de adubação….são mexericas , limão, polcas…..caqui…gostaria de saber que tipos de adubagem , devem ser feitas e controle de pragas , pois tem alguns pés que secam , parcialmente…suas galhas, dão fungos no caule , eas formigas são incontroláveis, mato um ninho vem dois , gostaria de ser melhor atendida, sobre o assunto , e confiei em vc s para sso ao uma melhor indicação.Outra coisa,,, que arvores me sugerem plantar na beira do rio, aqui plantei um pé de jaca ou abacate , não sei pois ate hoje ele nem vingou…achou que não gostou so solo….1 m, já da agua.Aguardo resposta.Obrigada, Marcia.

  34. Olá gostaria de saber que tipo de árvores posso ter em volta de um olho d!água.Nasce muito inhame., mas não tenho certeza de ele vai sugar toda a água, quero plantar novas espécies e preciso de uma indicação correta.Obrigada.

  35. Caros,

    Há um trabalho de um sujeito na região e Campinas que acho que deveria ser mais divulgado: Ele planta árvores em rodovias, estradas vicinais, etc por hobby !!! Nos fins de semana ele vai com seu carro e planta algumas por aí. Que tal plantar árvores nativas?
    Já observaram quantas rodovias “carecas” há por aí? Quem já andou de avião já observou. Quantas e quantas “estradinhas” completamente descampadas? Um bom começo seria a arborização destas vias !!!
    Quem já foi à Brotas/SP? As estradas são maravilhosamente arborizadas. É uma coisa linda observar as copas das árvores se tocando lá no alto, no meio da rodovia. Quase não se vê o céu em alguns pontos.
    E o conforto térmico/visual do viajante nestas rodovias?
    Vale lembrar que isto também há grandes rodovias, como a Dutra, que nas proximidades de Resende/RJ há aprox. 6km de arborização. É o trecho que mais gosto naquela estrada.
    Acho que a conscientização da população é o mais importante. Se todos plantarem, teremos um mundo melhor !!!
    Abaços a todos.

  36. Prezados amaigos,

    Estou com um projeto aqui em Campo Grande (ms), de viveiro de mudas de árvores nativas. Pretendo plantar cerca de 60 espécies( madeira/frutíferas).

    A minha maior dificuldade é encontrar as sementes de boa procedência.
    Voces podem de alguma forma me ajudar? se puderem agradeço desde já.

    um abraço

    Luiz Eduardo

  37. Prezados amigos,

    Estou com um projeto aqui em Campo Grande (ms), de viveiro de mudas de árvores nativas. Pretendo plantar cerca de 60 espécies( madeira/frutíferas).

    A minha maior dificuldade é encontrar as sementes de boa procedência.
    Voces podem de alguma forma me ajudar? se puderem, agradeço desde já.

    um abraço

    Luiz Eduardo

  38. Prezados amigos gostaria de saber quais sao as arvores frutiferas mais procuradas e as mais exoticas se por gentileza mandar fotos e os nomes cientificos de cada especie.
    Obrigada .

  39. Jessica,por favor me ajude nesta busca,procuro por
    Marcia Marani, filha de Rubens Marani e FRANcisca Avelar de
    SOUza ou Santos, sobrinha desaparecida ha 43 anos.
    grata Sonia Maragna

    .

  40. Parabéns pelo excelente site.
    Estou fazendo um projeto para retirada de algumas árvores um total de 10 que morreram , estão totalmente secas e colocando em perigo pessoas e automóveis.
    A retirada será realizada pela Prefeitura.
    No mesmo local iremos plantar novas árvores. e mais 20 em outros espaços.
    Adotamos o espaço, um canteiro entre duas pistas com um grande numero de auómoveis, ônibus e caminhões por dia.
    Preciso de uma orientação pois gostaria de árvores que fiquem floridas.
    Num determinado lugar no Rio de Janeiro, no Bairro da Taquara , bem na praça tem duas árvores belissímas carregads de flores cor de rosa.
    Tenho consiência sobre a preservação da natureza, porem nada entendo de árvores.
    Que tipo de árvores poderemos plantar? Qual a distância entre elas, levando-se em consideração que pessoas ao atravessarem as pistas aguardam no canteiro?
    Em nosso projeto haverá ao redor das árvoes um canteiro de flores. Margaridas se adaptam bem em canteiros entre duas estrada?
    Que tipo de flores vocês sugerem.
    Desejando muito sucesso aguardo noticias.
    Deyse Cruz

  41. Pingback: Sobre a preservação das Matas Ciliares « Tarja Verde
  42. Amo a natureza!Tenho uma grande admiração pelas árvores e sempre que posso me empenho em plantar e de preferencia árvores nativas.Moro na perifiria de S.Paulo, e aqui não tem uma praça.com ajuda de amigos e meu marido ja plantei muitas árvores.O Carrefour a nosso pedido plantou 40 árvores .Não conheço muito as árvores , mas sempre que posso andar nas matas descubro coisas lindas.Trago sementes e faço mudas.As crianças tem direito de ver e sintir a natureza.

  43. Estou construindo uma empresa no litoral do Paraná e pretendo plantar arvores nativas, se tiverem em pesquisa nomes dessas arvores, agradeceria,. Adorei o site, adiquiri conhecimento; e muito mais responssabilidade ecológica.

    Grato

    Altevir

  44. Tenho procurado porém não encontrado tempo que se leva para a semente do JATOBÁ germinar,por gentileza passe para mim !!! abraços MINAÇU- GO

  45. Gosteimuito da iniciativa de terem divulgado esse tema. Sou Bióloga e procuro orientações sobre como plantar mudas nativas, qual distância uma da outra.Abraços. Divinópolis-MG.

  46. Gostaria de informação para plantar ipês como reflorestamento para uso da madeira. Qua a variedade a escolher, o ciclo do cultivo, e onde conseguir mudas. Abraços. Estrela – RS

  47. Oi, eu sou tecnico em agropecuaria e ganhei umas sementes de um agricultou, ele diz ser sementes de Basteão e afirma ser arvore de lei, bom para uma reserva florestão que pretendo fazer.
    Mas até agora eu não conceguir descobrir nada sobre estas sementes.
    Que tipo de arvore é esta?
    Quanto tempo ela leva para sua floração?
    Quanto tempo ela deve passar no viveiro?
    Que saquinhos eu devo usar para que ela passe tempo o necessario no viveiro sem que a sua raiz seja presudicada?
    Eu Alex Silvio desde já agradeço a posição de vcs que mem ajudarem nesta descoberta irei aguardar respostas um grande abraço e tudo de bom.

  48. parabéns por este belo trabalho e que através dele cada vez mais pessoas, principalmente crianças e jovens aprendam a preservar o nosso meio ambiente.

  49. QUAL ESPECIE DE ARVORE EU DEVO PLANTAR PROXIMO A NASCENTES DE AGUA NO SITIO ?
    ISSO FARA ALMENTAR A AGUA, OU SOMENTE MANTE-LA ?

    FAVOR ME RESPONDER EM MEU E-MAIL

  50. Adquirire um propriedade no pé de serra e gostaria de fazer plantações de fruteiras, legumes e criar alguns animais pequeno porte. Qual fruteiras devo planta e legumeiras?
    Agradeço desde já.

  51. adorei todas as informacoes mais ainda gostaria de saber como tirar uma muda de uma arvore nativa? para replantar em meu sitio? gostaria muito de obter uma resposta

  52. Gostaria de saber como conseguir sementes das varidades de Canela, principalmente a Sassafras e a Preta. Também como melhor fazer para germinar as sementes das mesmas, para melhor aproveitamento.

    Desde já agradeço a atenção

  53. Estou montando um projeto na empresa na qual trabalho de conscientização ambiental e gostaria de saber quais saõ as arvores nativas principalmente frutiferas da cidade de MACAÉ estado do RIO DE JANEIRO.

    Aguardo retorno..
    Grata!

  54. Olá, parabéns pelo site.
    Gostaria de saber quais são as árvores nativas do litoral próximo à Paraty, Rio de janeiro. Aonde posso comprar estas mudas? E quanto ás frutíferas? Obrigada, Regina

  55. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas!

  56. Gostaria de saber quais são as árvores nativas que posso plantar, na região centro-oeste, precisamente na cidade de Palmeiras de Goiás, próximo a Capital – Goiânia.
    Gostei muito da matéria e que reflorestar a margem do córrego que esta prejudicada.
    Grata,
    Mônica Padoan

  57. Esdamos trabalhando no Projeto Patrulheiro Ambintal Mirim, no municipio de Osório, onde cada palestra na escola e plantado cinco ou mais mudas de arvores nativas…
    Para isso, solicito o envio d folters ou material
    deste…
    Um abraço

  58. Fico feliz de saber que tem um site de árvores
    nativas. Parabens a quem criou.Mais fico triste em saber que tem gente que nem que saber desse site e se preucupar de não desmatar.

    Para
    Bens

  59. Por favor sou do vale do paraiba-sp e quero saber quais arvores devo plantar em uma pequena mina de agua em meu sitio para sua preservaçao
    Obrigado.

  60. Boa tarde,
    Gostaria de plantar um ipê no quintal de minha casa. A distância entre a parede da casa e o muro de divisa com o vizinho é de aprox. 5 mestros. O piso é de cerâmica de 43×43 cm2. Quero arrancar um destes pisos e plantar um ipê no centro desta área. Plantarei o ipê no piso que fica rente ao muro.
    Estou fazendo a coisa certa ou existe outro tipo de árvore que posso plantar, mas que suas raizes não entrem debaixo de minha casa.
    Obrigado
    Reynaldo – Santo Antônio do Monte – MG

  61. Gostaria de saber quais arvores da mata ciliar devo plantar proximas ao rio batalha, de preferencia arvores que crescam rápidas pois o local onde estou comprando está muito carente de árvores… gostaria que no meio delas pudesse ser incluidas também algumas frutíferas tanto para os animais como par nós humanos… se possível enviarem o nome das árvores(com características:porte, tempo de crescimento… e fotos das mesmas). Bauru-sp.

  62. quero reflorestar o sitio que comprei em Itapecerica da Serra mas não estou conseguindo encontrar mudas de árvores nativas gratuitas. Pode indicar um local na grande São Paulo e região?
    Grata, Alexandra

  63. parabens pelos trabalhos da equipe funverde, graças a Deus que existem pessoas que ainda estão preocupadas com a preservação do meio ambiente
    GOSTARIA DE SABER SE SERIA POSSIVEL SER UM PARCEIRO DOS TRABALHOS DA FUNDAÇÃO, POIS GOSTARIA MUITO DE CRIAR UM GRUPO DE VOCÊS EM MINHA CIDADE, ITAPORANGA SP OBRIGADO .

  64. Parabéns, pelo seu trabalho gostei muinto, pelo seu desafio que e um pobrema te toda umanidade mas infelismente a pessoas que não esta preocupda com isso mas não vai demorar muinto a sociedade vai pedir socorro. Eu sou estudante de agronomia tenho que fazer um trabalho sobre recuperação de matas ciliar degradada e preciso de imformações dos tipos de arvores devo plantar e como preparar as mudas desde as sementes ate o plantio, se vc estiver alguma referencia bibliografica mande pra mim, sou da cidade de caceres MT. região do cerrado brasileiro.

  65. Olá amigos,
    o nosso Planeta Terra, é uma das maiores maravilha da nossa via láctia,
    e o Homem ainda não acordou para ver isso, se vocé olhar para cima, veras
    que este lindo azul avistado apartir do verão nada mais é do que
    o nosso oxigenio, grande parte dele produzido pela as plantas, que muitas veses
    desrespetadas por muitos e que bastava um poquinho de amor as coisas de Deus,para
    comessar a mudar seus abitos, e respeitar o circulo da vida, pos imagine
    um lugar sem arvore, posso apontar algus dos lugares sem vida para que possa
    fazer uma reflexção, o Planeta Venus não tem sombra e sua temperatura e mais ou
    nmenos quatrocentos graus, Marte um grande deserto, e então vamos plantar verde, VIDA
    att Deijacy Rego COMISSÃO PRO-CHAPADA DAS MESAS

  66. gostaria de saber onde conseguir mudas de arvores nativas gratuítas para ajudar a reflorestar as margens do Rio do Sono e do Rio negro em Aparecida do Rio negro/TO, ‘não tenho dinheiro para adquirir as mudas, mas tenho como planta-las em conjunto com outros agricultores ou estudantes, basta ter as mudas, gostaria muito de ajudar a reflorestar a minha região. Se tiver como informar-me onde conseguir as mudas gratuitas, eu agradeço muito . obrigada zila

  67. Parabéns e agradecimentos à Funverde pelo artigo ” Por que plantar árvores Nativas?”.
    Gostaria de receber orientação sobre o plantio de árvores nativas, a ser especificado no projeto para um bairro na região mais alta de juiz de Fora (MG), junto ao aeroporto da cidade. Alguns fatores têm que ser levados em consideração: altura das espécies, enraizamento que não prejudiquem dutos de água e esgoto, beleza…
    Há algum livro sobre o assunto e que possam me indicar? A única exigência é que queremos árvores da Flora Mineira.
    Atenciosamente,
    Zélia Chediak

  68. Gostaria que me relacionassem as espécies de arvores nativas do Rio Grande do Sul, para que eu possa adquiri-las para o plantio em minha propriedade. Muito Obrigado.

  69. Peço que me informe o tipo de árvores nativas da região do Noroeste Fluminense do Rio de Janeiro, para reflorestar trecho das margens do Rio Paraíba do Sul que banha os municípios de Itaocara, Aperibé, Cambuci e São Fidélis. Informar também o espaçamento entre cada muda a ser plantada.
    A largura do rio oscila entre 500 a 1000 metros.
    Parabenizo a todos que se interessam pelo assunto e que possam colocá-lo em prática.
    Aguardo resposta o mais breve possível.
    Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  70. Quero fazer reflorestamento na margem de um rio na cidade de Taubaté, preciso do nome das espécies nativas desta região. Poderiam me fornecer estes nomes?

    Grato

    Chico

  71. Parabenizo pelo trabalho de vcs. Gostaria de saber onde encontrar mudas nativas gratuitas em São Paulo e região .
    Agradeço a atenção

    Vera

  72. Boa noite!!!!

    Moro em Itabuna-Ba., tenho uma nascente no meio do pasto da minha propriedade rural, e ela está totalmente desprotegida, vou protegê-la, plantando árvores nativas num raio de 50 m da nascente, conforme legislação. Gostaria de saber a distância do plantio de uma árvores para outra, e qual a distância mínima do plantio próximo a nascente?
    Poderiam me fornecer nomes de algumas espécies nativas aqui da Bahia, espécies mais adequadas para a proteção da nascente?

    Aguardo resposta o mais breve possível.

    Grata, Roberta Lopes.

  73. Quero montar um viveiro de árvores nativas e depois comercializá-las. Gostaria que vocês me explicassem quais são os procedimentos, desde a compra do terreno, os procedimentos de plantio até a comercialização. Grato.

  74. quero saber oq posso fazer em redor de uma mina nascente para a agua ser captada para uso, sem atrapalhar a saida da água pelos poros da terra?? arvores como bambu bananeira inhame la ja tem mis oq devo plantar para ela nao secar a agua?

  75. olha minha duvida é a mesma da Sr. Maria de Lourdes Maciel que fais a seguinte pergunta “quero saber oq posso fazer em redor de uma mina nascente para a agua ser captada para uso, sem atrapalhar a saida da água pelos poros da terra? o que devo plantar para ela nao secar a agua?” aguardo resposta obrigado

  76. queria saber aonde voces arrumam tantas mudas de arvores,como falar pra prefeitura aplicar o mesmo projeto em uma area de alguem que não tenha dinheiro para comprar mudas nativas do brasil,obrigado pela atenção.
    tenho 13 anos

  77. Olá a todos!!!
    Pessoal sou Engenheiro Agrônomo e com certeza absoluta concordo com tudo o que foi escrito na texto acima.
    É impossível imaginar um futuro sem as Matas e Florestas e o Homem só vai se dar conta da impotância delas, quando elas não exitirem mais.
    PARA AS PESSOAS QUE ESTIVEREM INTERESSADAS EM ADQUIRIR MUDAS NA REGIÃO DE SÃO PAULO E VALE DO PARAÍBA, ENTREM EM CONTATO COMIGO, TALVEZ POSSA AJUDAR.

  78. gostaria de saber quais plantas devo plantar perto de uma mina pra preserva a nascente mande nomes e como plantar moro em rondonia agradeso se for atendida

  79. Olá a todos!!!
    Pessoal sou Engenheiro Agrônomo e com certeza absoluta concordo com tudo o que foi escrito na texto acima.
    É impossível imaginar um futuro sem as Matas e Florestas e o Homem só vai se dar conta da impotância delas, quando elas não exitirem mais.
    PARA AS PESSOAS QUE ESTIVEREM INTERESSADAS EM ADQUIRIR MUDAS NA REGIÃO DE SÃO PAULO E VALE DO PARAÍBA, ENTREM EM CONTATO COMIGO, TALVEZ POSSA AJUDAR

  80. / XANXERÊ 1º CIDADE DO BRASIL A ABOLIR AS SACOLAS PLASTICAS GRATUITAS EM SUPERMERCADOS .
    A idéia é que a partir de 01/04/09 todos os supermercados de Xanxerê não forneçam mais sacolas plásticas gratuitas , vai ter sacolas dentro das empresas , mas as mesmas serão cobradas , elas já estão sendo vendidas em embalagens de 5 unidades a um custo de R$ 0,50 .Queremos ser o :
    ” PRIMEIRO MUNICIPIO DO BRASIL A ABOLIR AS SACOLAS PLASTICAS GRATUITAS EM SUPERMERCADOS ”
    A idéia surgiu de um grupo de supermercadistas aqui de Xanxerê em outubro de 2008 e colocamos a data limite para fornecer sacolas plasticas gratuitas até o dia 31/03/2009.
    Lançamos a sacola ecológica idêntica para todos os supermercados e através de reuniões conseguimos a adesão de praticamente 100% dos supermercados daqui .
    Temos uma população de aproximadamente 40 mil habitantes e já vendemos aproximadamente 5 mil sacolas .
    Disponibilizamos 2 tipos de sacolas retornaveis 1 normal a um custo de 5,99 e sentimos a necessidade de fazermos uma com uma divisão interna que o custo é de 6,99 .
    A partir do início do mes de março de 2009 começamos a veincular propagandas em rádio , TV e jornais tudo pago pelos supermercados envolvidos. Estamos tendo uma ótima aceitação , tanto é que a Prefeitura Municipal através da secretaria do meio ambiente e educação bancou a nossa idéia e vai fazer um trabalho junto aos alunos da rede municipal de ensino , tambem a secretaria do estado abraçou a idéia e vai fazer um trabalho junto aos alunos da rede estadual . Para nossa surpresa a idéia tomou um tamanho muito maior que o esperado , agora algumas locadoras , livrarias , lojas , farmacias querem tambem participar do projeto .
    Sabemos que não iria ser nada fácil , mas estamos satisfeitos com a repercussão positiva da idéia , muita gente já utilizando as sacolas e elogiando a iniciativa .
    Gostaria se possivel que vcs divulgassem a nossa campanha .
    Obrigado pela atenção.
    Alessandro Marcus Badotti
    Xanxerê , Santa e Bela Catarina

  81. eu to presizando na verdade e d orientasois de como refloresta um ploblema serio,uma aria na fazenda de meu pai que foi desmatada e o pior e que e na beira d um rio.
    eu quero aproveita que ele me deu carta branca para resolver o ploblema.
    quero saber onde conciguir mudas,e claro arvores que pode ser plantada na breira de rios.

  82. Gostaria de saber quais plantas devo plantar perto de uma nascente para preserva-la. Mande nomes e como plantar.
    Moro em Capivari de baixo SC

  83. gostaria de saber quais são as arvores que podemos utilizar para fazerrmos reflorestamento no estado de pernambuco.
    Estamos criando um grupo para reflorestarmos as áres que precisam e por isso estamos procurando mais informações.
    Muito obrigado

  84. Oi moro em Piritiba-Ba e parabenizo tds aqueles que defendem o meio ambiente.Sou uma delas e gostaria de saber como adiquirir mudas gratuitas para ajudar no reflorestamento do meu município. Gostaria que vcs me ajudassem e descobrisssem quais as mudas próprias para a minha região. Um forte abraço.

  85. Encontrei este link no site dos ”arautos do evangelho”, sociedade catolica que ocupa uma vasta região da serra da cantareira, apo´s logicamente te-la desmatado. Agora no site eles divulgam que até o fim de 2009 irão replantar quase 50 mil arvores. Será ???? Era preciso desmatar tanto assim para construir um ‘templo’ e agora bancar de ecologicamente correto replantando arvores?? Ministério publico edemais autoridades devem ficar de olho nestes ecologistas que destroem areas que deveriam estar intocadas.

  86. Gostaria de saber se vocês têm, ou onde posso encontrar, mudas, ou sementes, de canela sassafrás (ocotea odorifera), o preço das mudas, e se podem enviar para Minas Gerais.
    Atenciosamente, e no aguaro de uma resposta
    Carlos Antonio Arduini

  87. perfeita essa materia .eu gostaria de saber se tem algum banco ou ong que seja que possa me ajudar a reflorestar as margens de corregos na fazenda de meu pai em piracanjuba goias, tenho sonhado com isso mais sozinhos nao temos condicoes.desde ja agradeco

  88. TENHO PEQUENE PROPRIEDADE E ESTOU PRECISANDO PLANTAR ARVORES NATIVAS SERA QUE VOCES ME AJUDARIAM A REFLORESTAR UMA AREA DE 3O MIL METROS E SALVAR UMA NASCENTE DESDE JÃ MUITO OBRIGADO. RIO DE JANEIRO

  89. Por favor gostaria de saber se vocês podem me enviar qual é a arvore nativa da regíão do vale do paraiba ,mas precisamente da cidade de são josé dos campos,,,desde já agradeço a atenção e parabéns por esse trabalho de vocês.

  90. Eu acho que o negócio é plantar, não importa se é nativa ou exótica. Eu já plantei e planto várias árvores e sinceramente nunca me preocupei com isso. Abraços.

  91. Olá !! para vocês donos desse site mediocre!! quero dizer que é por causa de gente burra como vocês !! que hoje temos um presidente analfabeto , se achando um heroi !!
    não fez nada ! o Brasil hoje está mais pior do que 8 anos
    atráz !!! vocês se acham porque sempre tem um idiota que
    escreve elogiando mas na realidade , são só tranqueiras
    que querem se promover , ou achando um meio facil de ganha dinheiro !!! ou sinplesmente aparecer na midia querem um conselho de graça !!!! vão trabalhar tropa de desocupados !!!!! enquanto isso o meio anbiente está sendo destruido e vocês querendo ganhar dinheiro com isso
    vão trabalhar como eu trabalho!!!!!!!!!!!!!!!! parem de inventar historias dramaticas !! vou investigar isso me aguardem!!!!!! Gentaia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  92. Tenho um quintal grade, e tinha plantado muitos pinheiros e arvrores mas crecerão muito e precisei cortar,quero platar outas que não compromete a estrutura da casa com suas raizes. pode me ajudar.
    Aten Conceição.

  93. por favor podem me ajudar?
    comprei um sítio e nele tem varias nascentes nos meses de muita chuva e tem uma que quando passa a epoca de chuva a terra fica so escorrendo um pouquinho de agua formando um brejinho, e fica em um pasto,como faço para essa nascente continuar e quais arvores frutiferas é propria para nascente.
    obs:tem duas nascente no sitio que não seca nasce no alto de uma pedra alta com uma matinha mas o problema é que na época de chuva ela fica muito amarela e a nascente que nasce perto da minha casa e transparente mesmo na época de chuva.

  94. Moro em guapimirim-RJ., tenho uma nascente na minha propriedade rural, e ela está totalmente desprotegida, gostaria de saber a distância do plantio de uma árvores para outra, e qual a distância mínima do plantio próximo a nascente?
    Poderiam me fornecer nomes de algumas espécies nativas que eu poderia plantar ao redor ,espécies mais adequadas para a proteção da nascente?

    Aguardo resposta o mais breve possível.

  95. Boa tarde, sou diretor de parques e jardins no meu município, Silva Jardim RJ e estou ainda leigo em saber diferenciar árvores nativas e exóticas de pequeno, médio e grande porte, até porque a minha formação é de biologia. Por favor, poderia me ajudar mandando uma lista?Pois preciso plantar nos logradouros e ruas, perto de rede elétrica. Ficarei muito agradecido.

  96. Boa tarde. tenho um terreno de montanha e morro, la nao tem nascente de agua nenhuma, gostaria de aproveitar toda a area, gostaria de saber que tipo de arvore posso plantar no local sao mais de 180 hactare, e gostaria de saber tambem se essas arvores podem reativar alguma nascente de agua.Meu sonho que que venha aparecer nascente dagua no local. A regiao fica 25 km de unai Mg

  97. Bom dia.
    Gostaria de saber onde consigo doação de mudas de mata atlântica para realizar um reflorestamento devido ter retirado 04 arvores frutiferas do meu terreno?A prefeitura de Diadema vistoriou o local e solicitou que eu doe 24 mudas nativas de mata atlantica mas não tenho condiçoes financeiras para isso.
    Grato a todos

  98. Ola! Acabei de comprar um citio e la existe um corrego ou o que restou dele e uma mina tbm no mesmo estado de abandono, se eu proceder do jeito vc ensina ou seja plantando arvores nativas ao redor da area, a agua volta a minar no local, eu posso jogar agua da pia, do chuveiro da cozinha escoar nesse local? o sabão da pia é prejudicial para o solo por causa de produto quimico?nesse local tem um bambuzal tenho q acabar com ele?ele compacta o solo?

  99. tenho duas nascente uma esta parcialmente protegida a outra desprotegida quais arvores, plantas frutíferas ou vegetação que devo plantar? em uma das minas tem sapê, samambaia, capim e arvore guatambu são plantas ideais para nascente ou devo elimina-lãs, outra pergunta preciso furar um buraco para colher agua mas não quero prejudicar a mina qual distancia devo furar abaixo ou de lado.

  100. Por favor, minha mãe esta a procura de uma muda de arvore, preferencia Ipe ou Bouganville, já temos o local na rua em que moramos Vila Isabel ( RJ), se alguem puder dizer onde conseguimos, ficaria muito grata.
    Cristina Barreto

  101. Para quem tem o desejo de plantar e reflorestar, mas não possui terras – nem sequer um quintal- existe alguma alternativa amparada por editais ou algo parecido?

  102. meu no é Aparecida quero saber os nomes das espécies de arvores que devo plantar na margem de um rio poluído e dedado para preservar

  103. tenho acesso a arvores nativas só não sei como colher as sementes e cultiva-las, tbm não tenho conhecimento das espécies, se puderem me ajudar?

  104. Boa Noite! Gente vocês tem fazer muitas arvores frutíferas para volta águas e chuvas! Não importar reclamar rouba frutas deixar eles rouba mais importante proteger o mundo lindo volta a floresta tem que vocês cuidar. Aviso muito importante desejo fala de vocês tem que plantar colocar qualquer lugar e entrada e roça muita frutíferas os animais amando comer de frutas para ajudar! É simplesmente tem que cuidar. Principalmente arvores frutíferas! Se não cuidar pode acabar o mundo a falta de águas infelizmente vocês não cuidar!

  105. Amei esta matéria, me fez reforçar o trabalho da inserção da Educação Ambiental nas escolas que trabalho.
    Adoro plantar árvores.
    Parasbéns pela matéria.

  106. achei muito interessante essa pagina, pois demostra a importância de se preservar uma arvore, uma mata, uma planta, portanto se quisermos deixar nossas futuras gerações viverem teremos que começar desde de agora, com atitudes simples por exemplo reduza as suas saídas de carro no dia a dia, feche a torneira enquanto escova os dentes, se alimente de menas carne, que hoje é um dos grandes causadores de desmatamento no mundo, enfim temos que mudar !!!plante uma árvore !!!grato por sua compreensão

    1. Pablo,

      Indicamos o livro Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas, Harri Lorenzi, Editora Plantarum. Lá você encontrará as frutas que podem ser cultivadas.

  107. Parabens pela matéria, temos que dar prioridade a vida saudável e sustentável . Isso passa pela preservação das florestas, caso contrário não teremos água, implicando no fim dos seres vivos. Apesar de Deus ter nos dado tudo de graça , muitos como agradecimento defecam no rosto da mãe natureza.

  108. Texto muito bunitinho, pena que foi ocultado o lado ruim de plantar árvores nativas: se você plantá-las, elas serão do GOVERNO. Já não bastam os impostos, teremos que trabalhar de graça para o governo?

    As exóticas tem menos restrições, tornando o plantio mais fácil.

    Eu queria plantar algumas nativas, mas é inviável, não posso plantar misturado com outras (para controle de pragas) porque será como se fosse reflorestamento e não poderei cortar no futuro.

    Infelizmente no capitalismo é assim, ou você trabalha de graça?

    Mas se não fosse por restrições governamentais de nativas, haveria mais plantio das mesmas, mais pesquisa, e mais árvores planadas que ajudariam o meio ambiente………….. mas governo daqui é osso duro!

    1. Que ignorância!
      Plantamos árvores nativas para termos água limpa, ar puro, proteção do solo.
      Plantamos árvores nativas para atração da avifauna.
      Plantamos árvores nativas para os seres do amanhã, humanos que ainda não nasceram.
      Se você quiser plantar árvore para cortar, compre um terreno e faça uma monocultura.
      O egoísmo e a ignorância em pleno Século XXI são assustadores.

      1. Por favor, note que eu não falo através do lado pessoal.
        Eu sei dos benefícios de plantio e manutenção de árvores, se não fosse o desmatamento indiscriminado desde a colonização do Brasil, não haveria seca no nordeste por exemplo. Eu mantenho preservados os recursos hídricos e o solo do meu terreno pois se eles se degradarem eu e a sociedade só tem a perder.
        O governo, já que restringe o corte, poderia dar estímulos para o plantio de árvores nativas. Se o governo enviasse subsídios para o plantio, por exemplo, o processo de reflorestamento seria acelerado.

    2. Árvores nativas não são do governo, são do proprietário, mas claro, possuem algumas restrições de corte que as exóticas não têm. Se você quer garantia de aproveitamento futuro da madeira, o ideal é plantá-las em linha, assim você prova que efetuou o plantio, configurando um cultivo florestal como qualquer outro.

  109. Olá. Moro defronte a uma área de preservação permanente, na cidade de Araraquara. A questão é que , tem uma parte de uns 3 metros de largura (que deveria ser para trânsito de pedestres) que a prefeitura mantinha roçado, mas por problemas de má gestão não ocorre essa roçada há mais de uma ano. E com o mato alto vizinhos jogam lixo, óleo usado, atraindo insetos, roedores, cobras, além de poluir o aquífero. Gostaria de saber que árvore posso plantar, para beneficiar a captação de água, evitar insetos e roedores e evitar que o mato cresça novamente e ao mesmo tempo permita o trânsito de pedestres. Acho que é a solução ideal ao invés de calçar o espaço. Obrigada!

  110. Muito interessante, como uma árvore pode ter uma função de levar chuva para todo o planeta, e manter vida a todos os cantos desse hemisfério, através da água….

  111. Adorei o site. Gostaria de receber relação de plantas nativas e exóticas do Nordeste. E uma reportagem sobre raízes das arvores.

  112. Um dos problemas graves quando se cultiva exóticas é que a fauna fica prejudicada, pois essas espécies não oferece aos animais os elementos de que elas necessitam p/a sua sobrevivência.
    Outro absurdo é o próprio Código Florestal Brasileiro considerar as exóticas como eucalipto e pinus como espécies de reflorestamento, quando se deveria tê-las como CULTURA, de fins comerciais.

  113. Venho lutando com a Prefeitura de Curitiba contra o corte das Tipuanas de 40 anos, da minha rua, que poderiam ser apenas rebaixadas p/ formar novas copas. No lugar das Tipuanas, estão colocando Extremosas. Primeiro que as Extremosas não são plantas nativas, segundo, que não representam nada em termos paisagísticos e, terceiro, que ficam logo muito praguejas por erva-de-passarinho e bromélias.e, acabam sendo totalmente tomadas.
    Não sei mais o que fazer, pois embora eu continue insistindo, o estrago continua.
    Para não gerarem muito protesto, a prefeitura não corta tudo de uma vez – ela vem, de vez em quanbdo, sem aviso prévio, e quando a gente se dá conta, mais uma árvore perfeita e sã, se foi.
    Essa é uma das desgraças da praga chamada TERCEIRIZAÇÃO, que está acabando com o Brasil.

  114. TRABALHO COM REFLORESTAMENTO, E DEPARO COM A FALTA DE ZELO COM AS ARVORES. POR TODAS PARTES DO BRASIL. ESTA FALTANDO, ESCLARECIMENTO E MAIS INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE. PARA COM A NATUREZA, POIS SÃO ELAS QUE PURIFICA O AR QUE RESPIRAMOS, MELHORA O CLIMA..
    MORO EM CAMPO GRANDE MS. TEM UM CORGO PERTO DE MINHA CASA, VEMOS OS PEIXES MORRENDO COM DEJETOS QUE ESCORRE DOS ESGOTOS. E NINGUÉM FAS NADA. AFIM SALVA-LOS. DA PENA DOS COITADOS,

  115. Porque os legisladores e ambientalistas ainda não criaram um projeto simples que começa em nossa casa (Calçada) “Brasil verde, cada calçada uma arvore”. (É lógico que em alguns casos não pode ser possível por conta do tamanho da calçada, fiação, outros que devem ser analizadas com bom senso e análise técnica); (Atenção! Não esquecer o incentivo e apoio aos moradores que a possuem, atravéz de orgão expecífico para manutenção, plantio, poda, pestes e outros cuidados.)

  116. Quando mais jovem gostava de bonsai agora na chamada 3ª idade a disposição já não é tanta e resolvi plantar em vasos maiores pra melhorar a vida delas (plantas).
    Em 2010 durante uma greve na escola do meu neto chamei Ele e levamos uma arvore Pau Brasil que era bonsai e plantamos num canteiro publico, e me disseram que teria que pedir permição pra plantar arvores mas como já tava plantada ficou, sempre que posso vou ve-la e já encontrei gente pegando semente, que me deixou contente.
    Tenho outras mudas e não sei se posso plantar e a quem pedir permição ou se não tem que comunicar com ninguém que seria mais pratico; Todas nativa e entre elas algumas frutíferas.
    No aguardo de uma dica; O meu muito obrigado!

  117. ACHEI MUITO BOM A MATÉRIA MAS COMO SABER QUAIS SÃO AS MATA NATIVAS DA MINHA REGIÃO SE NÃO SEI O NOMES DA ARVORES QUE EXISTEM LA MONTE SANTO DE MINAS QUE ARVORES EU DEVERIA PLANTAR LA ?

  118. É importante a matéria, sou da amazônia e estou com dificuldade para encontrar semente do acapúzeiro, gostaria de plantar essa espece (sei que é da região).

  119. boa tarde,parabens pela materia,gosto muito da preservação,estou comprando uma propriedade,fiquei encantado como a quantidade de agua que nasce no local,pretendo almentar a quantidade de arvores no corredor onde passa a agua para almentar a quantidade de agua da propriedade

  120. Moro em um condomínio. A rua que moramos fica no fundo do condomínio e não tem acesso a carros. É um barranco onde plantei várias primaveras, pé de laranja, jabuticaba, rosas, azaleias, alecrim, louro…etc…Acontece que acabaram de votar o regimento interno e decidiram que terei que arrancar todas as árvores e flores. O condomínio só ficará com grama. Fiquei muito triste com isso. Busco apoio na lei para não fazê-lo. Podem me orientar e ajudar? Gratidão, Airô

Deixe uma resposta